DPC
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Histórico
Área de VIOLÃO
Turíbio Santos foi o primeiro professor de Violão Clássico da UNIRIO, estabelecendo este vínculo em 1981 e atuando conjuntamente como docente da UFRJ até deixar a UNIRIO em 1989. No ano seguinte, Nicolas de Souza Barros passou a ser o responsável por esta disciplina. No mesmo ano, Maria Haro, e posteriormente, Clayton Vetromilla tornaram-se docentes da área. Ricardo Ventura lecionou Violão Popular e Prática de Conjunto até seu falecimento prematuro, sendo seguido por Luiz Otávio Braga que também se aposentou recentemente.
Área de CORDAS
Os primeiros professores de instrumentos de cordas no Instituto Villa-Lobos foram Erich Lehninger (Violino), Juan Carlos Sarudiansky (Viola), Watson Clis (Violoncelo) e Sandrino Santoro (Contrabaixo). Após uma breve atuação do violinista Michel Bessler, a disciplina Violino passou a ficar sob a responsabilidade de Paulo Bosisio. Atua também na disciplina Mariana Isdebski Salles. Depois de Sarudiansky, e uma breve atuação de Maria Christine Springuel, Marco Antonio Lavigne assumiu a disciplina Viola. Após a saída de Watson Clis, a disciplina Violoncelo passou a ser ministrada por Alceu Reis e posteriormente com a sua saída, Hugo Vargas Pilger assumiu a disciplina em caráter efetivo. Atualmente o departamento conta ainda com o professores Dhyan Toffolo, responsável pela área de Viola e Antonio Arzolla, responsável pelo curso de contrabaixo.
Área de PERCUSSÃO
A habilitação em Percussão foi criada em 2009, estando a mesma sob a responsabilidade do professor Rodolfo Cardoso de Oliveira, já efetivo da universidade antes mesmo da criação do bacharelado, sendo que a partir de 2013 passou a contar também, em caráter efetivo, com a professora Ana Letícia de Barros Santoro.
Fonte: Projeto Pedagógico dos Cursos de Instrumento
Programas de disciplinas
História e Literatura do Violão I e II
Literatura dos Instrumentos I a IV
Contrabaixo Complementar I a IV
Violoncelo Complementar I a IV
Acompanhamento ao Piano I a IV
Acompanhamento ao Violão I a III
Arranjo e transcrição para violão
Tópicos Especiais: Piano – Improvisação I, II e III
Tópicos Especiais: Técnica e Interpretação Pianística I a IV
Tópicos Especiais: Laboratório de Piano Preparado
Tópicos Especiais: o violoncelo: abordagens técnicas e interpretativas I a IV
Cursos de Extensão
Técnica e Interpretação Pianística
O projeto de extensão “Técnica e Interpretação Pianística” foi concebido para funcionar como um laboratório onde é possível discutir e refletir sobre o fazer musical no piano. Ao receber alunos da comunidade em geral para participar desse projeto, espera-se promover um intercâmbio entre alunos de piano de nível médio com alunos dos cursos de graduação em música da UNIRIO e docentes da área, possibilitando uma rica troca de experiências.
Integrantes: Lucia Silva Barrenechea (coordenadora); Erika Ribeiro (vice-coordenadora); Marina Spoladore.
Professores colaboradores: Maria Teresa Madeira; Claudio Dauelsberg
A Camerata de Cordas Villa-Lobos, situada no Instituto Villa-Lobos - UNIRIO, nasceu do desejo de alguns jovens que se uniram em torno de ideal de fazerem música para seu próprio prazer e crescerem com ela, além de oferecerem novas possibilidades para vida cultural da cidade do Rio de Janeiro.
Criada originalmente em 2011 com 13 instrumentistas , tem como principal característica realizar concertos sem regência de maestro. A Camerata já se apresentou em diversos centros musicais, ao qual se destacam : Sala Villa-Lobos – Unirio / Rio de Janeiro – RJ , Salão Leopoldo Miguez – UFRJ / Rio de Janeiro – RJ , Centro Cultural Justiça Federal / Rio de Janeiro – RJ , Igreja da Candelária / Rio de Janeiro – RJ, Teatro do Instituto Tocando em Você – Tijuca / Rio de Janeiro – RJ , Teatro da UFF / Niterói – RJ , Teatro Municipal de Niterói / Niterói – RJ , Solar do Jambeiro / Niterói – RJ e Teatro da Pró-Música / Juiz de Fora – MG.
Professor responsável pelo projeto: Paulo Bosísio (coordenador).
Música de Câmara para Percussão
O presente projeto tem por objetivo propiciar a alunos já musicalizados e iniciados no instrumento o acesso ao repertório escrito para percussão, tanto de autores brasileiros quanto internacionais. Pretende-se que os alunos desenvolvam atividades em ambiente que se aproxima ao profissional, proporcionando assim o aperfeiçoamento musical e a capacidade de reflexão.
Professor responsável pelo projeto: Rodolfo Cardoso (coordenador).
Percussão Sinfônica Para Todos - UNIRIO
Aulas de percussão sinfônica em grupo ministradas a alunos da comunidade externa com o objetivo de promover o acesso e o aprendizado desta família de instrumentos.
Professor responsável pelo projeto: Ana Leticia Barros (coordenador).
Ensino do violão: iniciação à técnica e ao repertório brasileiro
O projeto visa apresentar e executar repertório temático para utilização em sala de aula nos ensinos fundamental e básico. Além das músicas folclóricas e canções populares, serão abordados fundamentos da técnica violonística, repertório para iniciantes, noções de cifra e acompanhamento.
Professor responsável: Clayton Vetromilla
O grupo é um projeto de extensão que ocorre na UNIRIO, aberto para alunos de outros cursos além do Piano Bacharelado, ouvintes músicos de outras áreas como licenciatura, composição e interessados de outras comunidades.
Professores responsáveis: Claudio Dauelsberg (coordenador) e Marina Spoladore (vice-coordenadora)
Projetos de Pesquisa
Processos de Intertextualidade na Música brasileira para piano
Coordenadora: Lucia Barrenechea
O objetivo desta pesquisa é verificar a ocorrência de processos de intertextualidade em obras para piano selecionadas de Heitor Villa-Lobos e Mozart Camargo Guarnieri, tomando como fundamentação teórica os estudos de Michael L. Klein, Joseph Straus e Kevin Korsyn. Uma vez que estudos sobre a ocorrência da intertextualidade na obra para piano desses dois compositores brasileiros ainda são poucos, acredita-se na necessidade do aprofundamento dessa área de investigação, no intuito de ampliar o espectro de possibilidades interpretativas dessas obras. Este projeto se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa de teor predominantemente analítico. A análise intertextual realizada em obras de Villa-Lobos e Guarnieri selecionadas previamente será ponto de partida para a discussão de possíveis sugestões de interpretação das obras selecionadas, levando-se em conta que os processos de intertextualidade nas obras analisadas apontam a presença de textos musicais de outros compositores através de inúmeros procedimentos característicos de seus estilos.
Guerra-Peixe e o violão: música de câmara
Coordenador: Clayton Vetromilla
O presente projeto faz parte do grupo “A música de câmara brasileira e seus aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos”. A obra do compositor, professor, musicólogo, arranjador, regente e violinista César Guerra-Peixe tem sido objeto de estudos que buscam redimensionar sua importância no cenário nacional da música de concerto. Por outro lado, grande parte dessa produção que inclui o violão combinado com outro(s) instrumento(s) necessita de maior divulgação entre os músicos, em particular, e um público mais amplo de pessoas culturalmente interessadas.
Música Latino-Americana para sopros, violão e percussão: arranjos e obras originais
Coordenador: Clayton Vetromilla
As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música para sopros, violão e percussão, no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, envolvendo a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, revelando a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, no que diz respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance, estabelecendo-se uma inter-relação entre essas abordagens.
Técnicas e Estudos do Violão
Coordenador: Nicolas de Souza Barros
A presente pesquisa se propõe a produzir um material didático com o intuito de permitir aos estudantes e professores de música o acesso às principais fórmulas rítmicas encontradas na música popular brasileira, dividindo-as inicialmente em duas categorias relacionadas ao samba carioca e à sua percussão: bateria de escola de samba e roda de samba. Circunscrito em uma primeira etapa ao universo das escolas de samba, a pesquisa pretende selecionar, transcrever e ainda criar padrões rítmicos didaticamente elaborados e apresentados através do uso da notação musical tradicional.
Violoncelo Complementar.docx
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Tópicos - violoncelo.docx
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Orquestra de Violões.docx
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violão complementar 2015.docx
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Violão.docx
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Piano.docx
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TÉCNICAS E ESTUDOS DO VIOLÃO - 04-2015.docx
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HISTÓRIA E LITERATURA DO VIOLÃO - 04-2015.docx
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Acompanhamento ao violão.docx
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ARRANJO E TRANSCRIÇÃO - 04-2015 .docx
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Cravo complementar.docx
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Prática de Orquestra 2015.docx
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Oficina de Performance.docx
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Concurso de Música de Câmara da Unirio
O Concurso de Música de Câmara da UNIRIO tem como objetivo incentivar a formação de grupos de música de câmara dentro do Instituto Villa-Lobos, valorizando e destacando o talento de jovens músicos que se dedicam ao estudo desta especialidade.
O certame é coordenado anualmente pelos professores Erika Ribeiro, Ana Leticia Barros Santoro e Dhyan Toffolo.