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Departamento de Piano e Instrumentos de Cordas

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O Departamento de Piano e Instrumentos de Corda (DPC) é responsável pelos Bacharelados em Piano, Violino, Violoncelo, Viola, Contrabaixo, Percussão e Violão. Nele estão alocadas disciplinas que fazem parte da Grade Curricular do Eixo de Práticas Interpretativas relativas às diversas habilitações dos Bacharelados e Licenciatura em Música.

Histórico

 

Área de PIANO

Os primeiros professores de Piano a atuar no curso de Bacharelado foram Silvio Augusto Merhy, Nereida Rangel e Salomea Gandelman. Armida Valery Teixeira atuou na área de Teclado Básico. Por um curto período, Fani Lovenkron também atuou da área de Piano. Em seguida, Estela Caldi também passou a integrar o quadro de docentes de Piano.
Com a aposentadoria de Nereida Rangel, Salomea Gandelman e Estela Caldi, assumiram a disciplina: Ruth Serrão, Maria Alice Mendonça (também já aposentadas) e Ingrid Barancoski. Ronal Silveira também atuou por um curto período. Atualmente, além de Ingrid Barancoski, a área de Piano conta com Claudio Dauelsberg, Lúcia Barrenechea, Maria Teresa Madeira, Erika Ribeiro e Marina Spoladore.

Área de VIOLÃO

Turíbio Santos foi o primeiro professor de Violão Clássico da UNIRIO, estabelecendo este vínculo em 1981 e atuando conjuntamente como docente da UFRJ até deixar a UNIRIO em 1989. No ano seguinte, Nicolas de Souza Barros passou a ser o responsável por esta disciplina. No mesmo ano, Maria Haro, e posteriormente, Clayton Vetromilla tornaram-se docentes da área. Ricardo Ventura lecionou Violão Popular e Prática de Conjunto até seu falecimento prematuro, sendo seguido por Luiz Otávio Braga que também se aposentou recentemente.

Área de CORDAS

Os primeiros professores de instrumentos de cordas no Instituto Villa-Lobos foram Erich Lehninger (Violino), Juan Carlos Sarudiansky (Viola), Watson Clis (Violoncelo) e Sandrino Santoro (Contrabaixo). Após uma breve atuação do violinista Michel Bessler, a disciplina Violino passou a ficar sob a responsabilidade de Paulo Bosisio. Atua também na disciplina Mariana Isdebski Salles. Depois de Sarudiansky, e uma breve atuação de Maria Christine Springuel, Marco Antonio Lavigne assumiu a disciplina Viola. Após a saída de Watson Clis, a disciplina Violoncelo passou a ser ministrada por Alceu Reis e posteriormente com a sua saída, Hugo Vargas Pilger assumiu a disciplina em caráter efetivo. Atualmente o departamento conta ainda com o professores Dhyan Toffolo, responsável pela área de Viola e Antonio Arzolla, responsável pelo curso de contrabaixo.

Área de PERCUSSÃO

A habilitação em Percussão foi criada em 2009, estando a mesma sob a responsabilidade do professor Rodolfo Cardoso de Oliveira, já efetivo da universidade antes mesmo da criação do bacharelado, sendo que a partir de 2013 passou a contar também, em caráter efetivo, com a professora Ana Letícia de Barros Santoro.

 

Fonte: Projeto Pedagógico dos Cursos de Instrumento

Cursos de Extensão

 

Técnica e Interpretação Pianística

O projeto de extensão “Técnica e Interpretação Pianística” foi concebido para funcionar como um laboratório onde é possível discutir e refletir sobre o fazer musical no piano. Ao receber alunos da comunidade em geral para participar desse projeto, espera-se promover um intercâmbio entre alunos de piano de nível médio com alunos dos cursos de graduação em música da UNIRIO e docentes da área, possibilitando uma rica troca de experiências.

Integrantes: Lucia Silva Barrenechea (coordenadora); Erika Ribeiro (vice-coordenadora); Marina Spoladore.

Professores colaboradores: Maria Teresa Madeira; Claudio Dauelsberg

Camerata de Cordas do IVL

A Camerata de Cordas Villa-Lobos, situada no Instituto Villa-Lobos - UNIRIO, nasceu do desejo de alguns jovens que se uniram em torno de ideal de fazerem música para seu próprio prazer e crescerem com ela, além de oferecerem novas possibilidades para vida cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Criada originalmente em 2011 com 13 instrumentistas , tem como principal característica realizar concertos sem regência de maestro. A Camerata já se apresentou em diversos centros musicais, ao qual se destacam : Sala Villa-Lobos – Unirio / Rio de Janeiro – RJ , Salão Leopoldo Miguez – UFRJ / Rio de Janeiro – RJ , Centro Cultural Justiça Federal / Rio de Janeiro – RJ , Igreja da Candelária / Rio de Janeiro – RJ, Teatro do Instituto Tocando em Você – Tijuca / Rio de Janeiro – RJ , Teatro da UFF / Niterói – RJ , Teatro Municipal de Niterói / Niterói – RJ , Solar do Jambeiro / Niterói – RJ e Teatro da Pró-Música / Juiz de Fora – MG.

Professor responsável pelo projeto: Paulo Bosísio (coordenador).

Música de Câmara para Percussão

O presente projeto tem por objetivo propiciar a alunos já musicalizados e iniciados no instrumento o acesso ao repertório escrito para percussão, tanto de autores brasileiros quanto internacionais. Pretende-se que os alunos desenvolvam atividades em ambiente que se aproxima ao profissional, proporcionando assim o aperfeiçoamento musical e a capacidade de reflexão.

Professor responsável pelo projeto: Rodolfo Cardoso (coordenador).

Percussão Sinfônica Para Todos - UNIRIO

Aulas de percussão sinfônica em grupo ministradas a alunos da comunidade externa com o objetivo de promover o acesso e o aprendizado desta família de instrumentos.

Professor responsável pelo projeto: Ana Leticia Barros (coordenador).

Ensino do violão: iniciação à técnica e ao repertório brasileiro

O projeto visa apresentar e executar repertório temático para utilização em sala de aula nos ensinos fundamental e básico. Além das músicas folclóricas e canções populares, serão abordados fundamentos da técnica violonística, repertório para iniciantes, noções de cifra e acompanhamento.

Professor responsável: Clayton Vetromilla


Pianofonia é um projeto sobre prática, teoria e processos de criação que explorarm técnicas de piano preparado e expandido, idealizado pelos professores da UNIRIO Claudio Dauelsberg e Marina Spoladore, que trazem suas experiências do grupo PianOrquestra. 
O grupo é um projeto de extensão que ocorre na UNIRIO, aberto para alunos de outros cursos além do Piano Bacharelado,
ouvintes músicos de outras áreas como licenciatura, composição e interessados de outras comunidades.
O curso tem como objetivo, pesquisar e criar novas formas e formatos de apresentação explorando os elementos do piano preparado em práticas de contextos musicais diversos, abrindo novas possibilidades de timbres e caminhos para o uso do piano na música contemporânea atual. Conta com 2 bolsistas na área de acessibilidade e prevê apresentações e interação com alunos de outras comunidades, como o Instituto Benjamin Constant (IBC).

Professores responsáveis: Claudio Dauelsberg (coordenador) e Marina Spoladore (vice-coordenadora)

 


Projetos de Pesquisa

Processos de Intertextualidade na Música brasileira para piano

Coordenadora: Lucia Barrenechea

O objetivo desta pesquisa é verificar a ocorrência de processos de intertextualidade em obras para piano selecionadas de Heitor Villa-Lobos e Mozart Camargo Guarnieri, tomando como fundamentação teórica os estudos de Michael L. Klein, Joseph Straus e Kevin Korsyn. Uma vez que estudos sobre a ocorrência da intertextualidade na obra para piano desses dois compositores brasileiros ainda são poucos, acredita-se na necessidade do aprofundamento dessa área de investigação, no intuito de ampliar o espectro de possibilidades interpretativas dessas obras. Este projeto se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa de teor predominantemente analítico. A análise intertextual realizada em obras de Villa-Lobos e Guarnieri selecionadas previamente será ponto de partida para a discussão de possíveis sugestões de interpretação das obras selecionadas, levando-se em conta que os processos de intertextualidade nas obras analisadas apontam a presença de textos musicais de outros compositores através de inúmeros procedimentos característicos de seus estilos.

Guerra-Peixe e o violão: música de câmara

Coordenador: Clayton Vetromilla

O presente projeto faz parte do grupo “A música de câmara brasileira e seus aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos”. A obra do compositor, professor, musicólogo, arranjador, regente e violinista César Guerra-Peixe tem sido objeto de estudos que buscam redimensionar sua importância no cenário nacional da música de concerto. Por outro lado, grande parte dessa produção que inclui o violão combinado com outro(s) instrumento(s) necessita de maior divulgação entre os músicos, em particular, e um público mais amplo de pessoas culturalmente interessadas.

Música Latino-Americana para sopros, violão e percussão: arranjos e obras originais

Coordenador: Clayton Vetromilla

As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música para sopros, violão e percussão, no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, envolvendo a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, revelando a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, no que diz respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance, estabelecendo-se uma inter-relação entre essas abordagens.

Técnicas e Estudos do Violão

Coordenador: Nicolas de Souza Barros

Este projeto visa a elaboração de materiais didáticos ligados ao aprimoramento técnico-instrumental no violão clássico, que  podem ser divididos em três categorias principais: a) textos teóricos abrangendo os princípios técnicos da execução; b) exercícios “puros” de técnica, que integram uma tradição secular de treinamento instrumental, e; c) pequenas obras musicais voltadas à aprendizagem de elementos específicos da técnica, que são denominadas de “estudos”.
Arranjo para violão: repertórios para instrumento solo, grupos violonísticos e grupos mistos

Englobando obras de variadas linhas estéticas, compostas originalmente para outros meios instrumentais - MPB, Barroco, Renascença, Classicismo, Romantismo, século XX, entre outros - os repertórios compreendidos neste projeto de pesquisa podem ser divididos em três categorias gerais. 1) Arranjos para violão solo de 6, 7, 8, 10 ou mais cordas, de obras de variadas linhas estéticas e compostas originalmente para outros meios instrumentais (MPB, Barroco, Renascença, Classicismo, Romantismo, século XX, entre outros). 2) Arranjos para grupos violonísticos: duo, trio, quarteto ou qualquer número de integrantes, podendo incluir todas as possíveis variantes do instrumento (terz-guitar, violão baixo, 6, 7, 8 cordas etc.) e englobando obras de variadas linhas estéticas (como no “a”). 3) Arranjos para conjuntos mistos de instrumentos incluindo violões de qualquer natureza e obras de variadas linhas estéticas.

ARQUIVO ALOYSIO DE ALENCAR PINTO - partituras raras de piano solo, piano a quatro mãos e dois pianos

Este projeto tem a proposta de investigar obras raras de música brasileira do repertório pianístico (piano solo, piano a 4 mãos e dois pianos) que fazem parte do arquivo do professor, compositor, pesquisador e pianista Aloysio de Alencar Pinto, com cerca de seis mil partituras, doado em 2009 para a Biblioteca da UNIRIO. O projeto envolve primeiramente, numa primeira etapa, um orientador, um colaborador, um bolsista e em seguida se propõe a envolver os professores e alunos de piano do IVL. O objetivo principal é organizar, digitalizar, catalogar e disponibilizar as partituras para a comunidade musical não somente da UNIRIO mas do meio acadêmico como um todo.

Os Ritmos Brasileiros e seus Padrões Típicos para os Instrumentos de Percussão

Coordenador: Rodolfo Cardoso

A presente pesquisa se propõe a produzir um material didático com o intuito de permitir aos estudantes e professores de música o acesso às principais fórmulas rítmicas encontradas na música popular brasileira, dividindo-as inicialmente em duas categorias relacionadas ao samba carioca e à sua percussão: bateria de escola de samba e roda de samba. Circunscrito em uma primeira etapa ao universo das escolas de samba, a pesquisa pretende selecionar, transcrever e ainda criar padrões rítmicos didaticamente elaborados e apresentados através do uso da notação musical tradicional.

A Linguagem Musical de Almeida Prado
Coordenador: Ingrid Barancoski
Abarca a pesquisa estilística, histórica, idiomática e analítica assim como a interpretação da música do compositor brasileiro José Antonio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Embora muito já se tenha escrito e pesquisado sobre o tema, a imensa produção deixada por Almeida Prado, com mais de 600 obras sendo muitas ainda inéditas, constitui-se em rico manancial de pesquisa. A complexidade e riqueza de sua escrita instiga aos teóricos a aproximação com as questões interpretativas, assim como os intérpretes um estudo analítico e estético aprofundado das obras. O projeto pretende integrar os estudos musicológicos às questões interpretativas na música deste compositor.

 

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Violino Complementar.doc — Microsoft Word Document, 106Kb

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violino.doc — Microsoft Word Document, 156Kb

viola.doc — Microsoft Word Document, 159Kb

Violoncelo.doc — Microsoft Word Document, 196Kb

contrabaixo2014.doc — Microsoft Word Document, 180Kb

Percussão.doc — Microsoft Word Document, 336Kb

Percussão Complementar.doc — Microsoft Word Document, 135Kb

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Violão.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 549Kb

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Piano Complementar.doc — Microsoft Word Document, 98Kb

Acompanhamento ao piano.doc — Microsoft Word Document, 86Kb

TÉCNICAS E ESTUDOS DO VIOLÃO - 04-2015.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 508Kb

HISTÓRIA E LITERATURA DO VIOLÃO - 04-2015.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 510Kb

Acompanhamento ao violão.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 518Kb

ARRANJO E TRANSCRIÇÃO - 04-2015 .docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 503Kb

Música de Câmara.doc — Microsoft Word Document, 147Kb

Recital I a III.doc — Microsoft Word Document, 87Kb

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lit dos inst REV.doc — Microsoft Word Document, 103Kb

Prática de Orquestra 2015.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 529Kb

Oficina de Performance.docx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document, 136Kb

Concurso de Música de Câmara da Unirio

O Concurso de Música de Câmara da UNIRIO tem como objetivo incentivar a formação de grupos de música de câmara dentro do Instituto Villa-Lobos, valorizando e destacando o talento de jovens músicos que se dedicam ao estudo desta especialidade.

O certame é coordenado anualmente pelos professores Erika Ribeiro, Ana Leticia Barros Santoro e Dhyan Toffolo.

 

Piano Complementar.pdf — PDF document, 78Kb

Acompanhamento ao piano.pdf — PDF document, 75Kb

Recital I a III.pdf — PDF document, 119Kb

Violoncelo.pdf — PDF document, 192Kb

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viola.pdf — PDF document, 163Kb

Violão.pdf — PDF document, 141Kb

contrabaixo2014.pdf — PDF document, 123Kb

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Música de Câmara.pdf — PDF document, 159Kb

lit dos inst REV.pdf — PDF document, 89Kb

violão complementar 2015.pdf — PDF document, 89Kb

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Violoncelo Complementar.pdf — PDF document, 143Kb

Violino Complementar.pdf — PDF document, 149Kb

viola complementar.pdf — PDF document, 163Kb

Percussão Complementar.pdf — PDF document, 128Kb

Cravo complementar.pdf — PDF document, 126Kb

Orquestra de Violões.pdf — PDF document, 116Kb

Oficina de Performance.pdf — PDF document, 121Kb

Oficina de Performance.pdf — PDF document, 121Kb

Oficina de Performance.pdf — PDF document, 121Kb

Prática de Orquestra 2015.pdf — PDF document, 85Kb

Prática de Orquestra 2015.pdf — PDF document, 85Kb

Tópicos - violoncelo.pdf — PDF document, 134Kb

lab piano preparado.docx.pdf — PDF document, 85Kb

Percussão I a VIII.pdf — PDF document, 625Kb

Videos Institucionais

 

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Edição IVL 50 anos (pdf)

 

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Manual do Aluno

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