Histórico
Área de VIOLÃO
Turíbio Santos foi o primeiro professor de Violão Clássico da UNIRIO, estabelecendo este vínculo em 1981 e atuando conjuntamente como docente da UFRJ até deixar a UNIRIO em 1989. No ano seguinte, Nicolas de Souza Barros passou a ser o responsável por esta disciplina. No mesmo ano, Maria Haro, e posteriormente, Clayton Vetromilla tornaram-se docentes da área. Ricardo Ventura lecionou Violão Popular e Prática de Conjunto até seu falecimento prematuro, sendo seguido por Luiz Otávio Braga que também se aposentou recentemente.
Área de CORDAS
Os primeiros professores de instrumentos de cordas no Instituto Villa-Lobos foram Erich Lehninger (Violino), Juan Carlos Sarudiansky (Viola), Watson Clis (Violoncelo) e Sandrino Santoro (Contrabaixo). Após uma breve atuação do violinista Michel Bessler, a disciplina Violino passou a ficar sob a responsabilidade de Paulo Bosisio. Atua também na disciplina Mariana Isdebski Salles. Depois de Sarudiansky, e uma breve atuação de Maria Christine Springuel, Marco Antonio Lavigne assumiu a disciplina Viola. Após a saída de Watson Clis, a disciplina Violoncelo passou a ser ministrada por Alceu Reis e posteriormente com a sua saída, Hugo Vargas Pilger assumiu a disciplina em caráter efetivo. Atualmente o departamento conta ainda com o professores Dhyan Toffolo, responsável pela área de Viola e Antonio Arzolla, responsável pelo curso de contrabaixo.
Área de PERCUSSÃO
A habilitação em Percussão foi criada em 2009, estando a mesma sob a responsabilidade do professor Rodolfo Cardoso de Oliveira, já efetivo da universidade antes mesmo da criação do bacharelado, sendo que a partir de 2013 passou a contar também, em caráter efetivo, com a professora Ana Letícia de Barros Santoro.
Fonte: Projeto Pedagógico dos Cursos de Instrumento