Esta pesquisa teve por objetivo apreender o universo simbólico de jovens egressos de um
Centro Integrado de Educação Pública do Rio de Janeiro, que adentraram pelo mundo do
tráfico de drogas, investigando como representam o papel da escola em sua formação.
Para tanto, foi necessário definir conceitualmente o significado de educação integral, de
juventude e compreender a dinâmica do narcotráfico. Com estas definições, buscou-se
alcançar a cultura patente do grupo e, por meio do Teste Arquetípico de Nove Elementos
(AT-9), proposto por Yves Durand, apreender a cultura latente destes jovens. Utilizando-se
também entrevistas realizadas com os docentes e com um dos jovens envolvidos, foi possível identificar falhas no processo educativo, que não oferece aos jovens a possibilidade deconstruir uma vida com perspectivas além do estigmatizado.
Dissertação_PPGEdu_Ana Lucia.pdf
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Este trabalho é fruto de alguns anos de reflexões sobre a aproximação existente entre
instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-la, observamos o Programa de Animação Cultural implementado nos Centros Integrados de Educação Pública do estado do Rio de Janeiro, no primeiro governo de Leonel Brizola (PDT), durante o inicio da década de 80. Utilizando como recurso a História Oral, buscamos levantar a narrativa de idealização deste Programa, seguindo os passos de sua idealizadora, a Professora Cecília Conde, e ainda de algumas referências que dialogam com nosso objeto, com o intuito de desvendar uma parte da história dos CIEPs e também de uma prática educativa pensada em seu interior, como a animação cultural. Trabalhamos tentando levar para o âmbito da cultura categorias emergentes da tradição marxista, notadamente através de autores que dialogassem com o nosso objeto para além das formas encouraçadas de se entender as relações de produção e mesmo a contemporânea dinâmica da organização da sociedade. Levamos adiante uma analise pautada pelo compromisso existente no método materialista da história procurando, por meio de categorias como Trabalho, Bloco Histórico, Intelectuais, Sociedade Civil e Materialismo Cultural organizar uma analise sócio-histórica do Programa de Animação Cultural. Essas categorias contribuíram para que pudéssemos
trançar as ocorrências históricas que ajudaram a constituir o Programa de Animação Cultural. Uma passagem pelos Pioneiros da Escola Nova, no Brasil, durante a década
de 30; pelos movimentos iniciados no continente europeu, durante a década de 50, no
que diz respeito às políticas sociais no âmbito da cultura no pós-guerra, a Animacion-
sociocultural; pela pedagogia desenvolvida por Paulo Freire, na educação de jovens e
adultos; e finalmente, na constituição do Programa de Animação Cultural, ocorrida
durante o final da década de 70 e inicio da década de 80, no Brasil. Partindo de nossas
inferências iniciais, levamos em consideração as dimensões políticas, econômicas e
culturais no que tange às ocorrências cotidianas a nós relatadas pela idealizadora do
programa, buscando explicá-las nessas dimensões e em suas relações com o momento
histórico existente no Brasil e no Rio de Janeiro, em sua época de construção.
Dissertação PPGEdu - Bruno Adriano.pdf
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Atualmente, vários setores da sociedade vêm debatendo a importância de se
constituir, no Brasil, um sistema educacional em tempo integral como
possibilidade de avançar na busca da qualidade da educação pública. Neste
sentido, este estudo se propôs a descrever e analisar a trajetória do Centro
Integrado de Educação Pública 241 - Ginásio Público Nação Mangueirense
Leonel de Moura Brizola, desde a sua criação até os dias de hoje, no tocante à
sua concepção de educação integral na segunda etapa do ensino
fundamental. A pesquisa é relevante, pois busca contribuir para com o
fortalecimento da escola pública que objetiva a formação integral da criança,
em que a educação é percebida como um dos principais instrumentos para a
construção da cidadania plena e da inclusão social. Em relação à metodologia,
este estudo de caso utilizou pesquisa e análise bibliográfica, análise
documental e pesquisa de campo, envolvendo entrevista semi-estruturada com
membros da comunidade escolar, além de observações assistemáticas da
escola, norteadas por um roteiro previamente estabelecido. A pesquisa
concluiu que, apesar da escola atualmente funcionar em sistema de turnos,
busca oferecer educação integral, não somente no sentido da ampliação do
tempo do aluno na escola e sim, objetivando uma educação que permita a
formação integral de um cidadão pleno.
Dissertação PPGEdu - Tatiane Santos.pdf
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A prática educativa e suas especificidades vêm sendo bastante investigadas desde as últimas décadas do século XX até os dias atuais. Vários temas referentes ao fazer pedagógico ganham destaque, sobretudo quando se pensa na(s) aprendizagem (ns) dos atores sociais participantes dos / nos tempos educativos. Nessa perspectiva, pressupomos que o tempo escolar apresentasse como elemento significativo e determinante nessas práticas, necessárias para a reflexão e (re) organização deste tempo e da atuação docente, no que se refere a sua formação - profissionalização. Pensando sobre a formação docente, não descaracterizamos os saberes pertinentes as formações de vida, do magistério, acadêmica ou de normas da profissão; todavia, consideramos que estas complementam aquele conhecimento, que é forjado na escola, isto é, os professores constroem uma epistemologia própria de sua prática. Uma escola que pensa seus tempos e valoriza os saberes dos professores possibilita que estes se tornem práticos e formadores. Nesse sentido, entendemos o tempo enquanto componente escolar, o qual é determinante na compreensão da teia que compõe a prática docente e sua profissionalização. Em se tratando desta problemática – a escassez do tempo de trabalho docente – percebemos que os arranjos realizados em prol de mais tempo, nas escolas, são decorrentes de mobilizações dos professores, assumindo um caráter conquistado e não decretado. Esta investigação, baseada no tempo e na profissionalização docente, trabalha com autores como CORREIA (1996), ELIAS (1998), ZEICHNER (1998) e TARDIF (2002). A metodologia aplicada foi o estudo de caso, com observação sistemática e entrevistas realizadas em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias (RJ), bem como utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Pretendíamos analisar como se dá a organização do tempo escolar na organização do trabalho docente. Assim, partimos do pressuposto de que as
escolas marcam a diferença e que esta escola é igual e diferente das outras existentes, ou seja, seu trabalho se diferencia por sua história, clima escolar e organização de trabalho de seus profissionais. Até o momento, elaboramos conclusões parciais que nos levam a refletir sobre a necessidade de mais tempo – remunerado – para os professores estudarem e ´planejarem seu trabalho, isto é, que verdadeiramente haja condições para sua permanente formação em serviço, sem que seja necessário “usurpar” o tempo do aluno, eliminado assim, um suposto antagonismo entre o tempo do aluno e o tempo do professor e garantindo, de igual maneira, estes dois tempos.
Dissertação PPGEdu - Thays Rosalin.pdf
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