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Histórico

Esta seção apresenta um resumo do histórico do NEEPHI, seus eventos, suas pesquisas e contribuições no campo da educação integral.

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Um pouco de história...

Fundação

O NEEPHI / UNIRIO - Núcleo de Estudos-Escola Pública de Horário Integral, hoje Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral – surgiu em 1995, quando foi apresentado o projeto de sua criação aos Colegiados do Departamento de Didática; da Escola de Educação e do CCH da Universidade do Rio de Janeiro ( UNIRIO ).

Objetivo

Já naquela época, o Núcleo objetivava trabalhar com atividades de ensino, pesquisa e extensão e, para tal, elaborou uma série de metas relacionadas a essas três funções da universidade.

Atuação: ensino, extensão e pesquisas

Em 1995, iniciaram-se as atividades de extensão no município de Vassouras – RJ, mais precisamente no CIEP Pe. Salésio Smidt, com o Curso de Extensão Escola pública de horário integral:aspectos teórico-metodológicos, oferecido a seus corpos docente e gestor. Este Curso voltou a ser oferecido em 1996, desta vez aos CAICs dos municípios de Castro, Telêmaco Borba e Ponta Grossa, no estado do Paraná, a partir de convite da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nos primeiros anos de implantação, as atividades de pesquisa enfatizaram a leitura e organização de dados bibliográficos acerca dos objetos de estudo do Núcleo – Educação integral e Tempo integral. No ano 2000, iniciamos a pesquisa Análise situacional das escolas públicas de horário integral do estado do Rio de Janeiro, concluída em 2005, após três fases de trabalho investigativo e, também, o estudo denominado Escolas Públicas de Tempo Integral: análise de uma experiência escolar, financiado pela FAPERJ.

Quanto às atividades de ensino, a reformulação curricular do Curso de Pedagogia da UNIRIO oportunizou a criação de uma disciplina optativa, denominada Educação fundamental em tempo integral, oferecida durante um semestre letivo, a cada ano curricular. No primeiro semestre de 2012, essa disciplina foi oferecida pela 13ª vez, sendo inclusive trabalhada por mestrandos de nosso Programa de Pós-Graduação, o que vem acontecendo até os dias de hoje. O número de alunos vêm aumentando a cada ano, e os debates ocorridos em sala de aula têm sido bastante proveitosos, a partir do momento em que a turma vai a campo, observar escolas públicas e/ou particulares que funcionam em tempo integral, ou que foram criadas com esse objetivo.

Em 2001, a partir de convênio firmado com a SEE – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – realizamos o Curso de Extensão Gestão participativa e(m) tempo integral, aberto a diretores de CIEPs e escolas estaduais que funcionavam em tempo integral. Este Curso certificou 39 diretores, até julho de 2002. De 1998 a 2003, foram realizados os Fóruns Permanentes de Debates – Educação Integral, Tempo Integral. Estes eventos caracterizaram-se por serem quadrimestrais e aglutinarem professores, diretores e interessados no aprofundamento ou ampliação do debate sobre educação integral e tempo integral. As temáticas discutidas eram definidas pelo grupo presente, de um Fórum para o outro.

Desde agosto de 2003, após a aprovação do Mestrado em Educação da UNIRIO, vimos desenvolvendo as temáticas da Educação integral e do Tempo integral nesse Programa de Pós-Graduação. Atualmente, Políticas e práticas de educação integral e de ampliação da jornada escolar/tempo integral é temática que pertence à linha de pesquisa Políticas, História e Cultura em Educação, no Curso de Mestrado. Contamos com mestrandos trabalhando com questões atinentes a essas temáticas desde o primeiro processo de Seleção, o que pode ser verificado ao acessar o link Pesquisas, neste site.

De 2003 a 2007, o Núcleo procurou trabalhar mais virtualmente. Nossa página foi modificada, visando agilidade nos acessos e criamos um grupo de discussão, que funcionou regularmente. Em 2013, estamos atualizando nosso site, após a entrada do NEEPHI na nova plataforma utilizada pela UNIRIO.

Em relação a eventos, no ano de 2007 realizamos o I Seminário Nacional – Educação e(m) Tempo Integral, que contou com a participação de professores e pesquisadores do tema em duas mesas redondas e, ainda, com uma sessão de apresentação de pôsteres. Esse material gerou o livro Educação integral em tempo integral: Estudos e experiências em processo, financiado pela FAPERJ.

Nesse mesmo ano de 2007 iniciamos, a convite da SECAD/MEC, a pesquisa nacional denominada Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: Concepções e práticas na educação brasileira, que foi desenvolvida juntamente com as Universidades Federal do Paraná (UFPR); Federal de Minas Gerais (UFMG) e de Brasília (UnB). Em 2010, essa pesquisa teve um desdobramento qualitativo e, nesse sentido, as quatro universidades federais visitaram aproximadamente 20 municípios brasileiros cujas experiências apresentaram diferenciais significativos para a discussão do tempo integral. As duas investigações podem ser acessadas pelo site do MEC.

Em 2009, também finalizamos pesquisa financiada pelo Observatório da Educação – convênio CAPES/INEP – sobre a temática da educação em tempo integral. Esta foi a primeira pesquisa sobre a temática, contando com financiamento desse órgão de fomento.

Em 2011, a FAPERJ também financiou outra de nossas investigações – Políticas públicas de ampliação da jornada escolar no estado do Rio de Janeiro: De sujeitos e(m) formação e de sujeitos e(m) atuação. O relatório final dessa pesquisa, entregue em 2012, encontra-se neste site.

2014: rumos e metas

Neste final de 2013, a atualização do site do NEEPHI foi garantida e a obra Educação integral: História, políticas e práticas foi lançada, pela Editora Rovelle.

Para 2014, entre outras atividades, pretendemos reeditar os Fóruns Permanentes de Debates, com a mesma natureza e objetivos anteriores – discutir as temáticas da Educação integral e do Tempo integral com profissionais interessados nessa reflexão. Também temos, como meta, a continuidade da interinstitucionalização do NEEPHI, por meio da realização de trabalhos com universidades públicas situadas em outras regiões e estados.

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