Você está aqui: Página Inicial / Produções Acadêmicas / Produções - 2008 / Dissertações / O imaginário de jovens envolvidos no narcotráfico: o papel da escola

O imaginário de jovens envolvidos no narcotráfico: o papel da escola

Esta pesquisa teve por objetivo apreender o universo simbólico de jovens egressos de um Centro Integrado de Educação Pública do Rio de Janeiro, que adentraram pelo mundo do tráfico de drogas, investigando como representam o papel da escola em sua formação. Para tanto, foi necessário definir conceitualmente o significado de educação integral, de juventude e compreender a dinâmica do narcotráfico. Com estas definições, buscou-se alcançar a cultura patente do grupo e, por meio do Teste Arquetípico de Nove Elementos (AT-9), proposto por Yves Durand, apreender a cultura latente destes jovens. Utilizando-se também entrevistas realizadas com os docentes e com um dos jovens envolvidos, foi possível identificar falhas no processo educativo, que não oferece aos jovens a possibilidade deconstruir uma vida com perspectivas além do estigmatizado.

PDF document icon Dissertação_PPGEdu_Ana Lucia.pdf — Documento PDF, 926 KB (948450 bytes)

« Fevereiro 2025 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 1 2