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Educação nos CIEPs: O caso do Ginásio Público 241 - Nação Mangueirense

Atualmente, vários setores da sociedade vêm debatendo a importância de se constituir, no Brasil, um sistema educacional em tempo integral como possibilidade de avançar na busca da qualidade da educação pública. Neste sentido, este estudo se propôs a descrever e analisar a trajetória do Centro Integrado de Educação Pública 241 - Ginásio Público Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola, desde a sua criação até os dias de hoje, no tocante à sua concepção de educação integral na segunda etapa do ensino fundamental. A pesquisa é relevante, pois busca contribuir para com o fortalecimento da escola pública que objetiva a formação integral da criança, em que a educação é percebida como um dos principais instrumentos para a construção da cidadania plena e da inclusão social. Em relação à metodologia, este estudo de caso utilizou pesquisa e análise bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, envolvendo entrevista semi-estruturada com membros da comunidade escolar, além de observações assistemáticas da escola, norteadas por um roteiro previamente estabelecido. A pesquisa concluiu que, apesar da escola atualmente funcionar em sistema de turnos, busca oferecer educação integral, não somente no sentido da ampliação do tempo do aluno na escola e sim, objetivando uma educação que permita a formação integral de um cidadão pleno.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - Tatiane Santos.pdf — Documento PDF, 1.41 MB (1479096 bytes)

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