Educação nos CIEPs: O caso do Ginásio Público 241 - Nação Mangueirense
Atualmente, vários setores da sociedade vêm debatendo a importância de se
constituir, no Brasil, um sistema educacional em tempo integral como
possibilidade de avançar na busca da qualidade da educação pública. Neste
sentido, este estudo se propôs a descrever e analisar a trajetória do Centro
Integrado de Educação Pública 241 - Ginásio Público Nação Mangueirense
Leonel de Moura Brizola, desde a sua criação até os dias de hoje, no tocante à
sua concepção de educação integral na segunda etapa do ensino
fundamental. A pesquisa é relevante, pois busca contribuir para com o
fortalecimento da escola pública que objetiva a formação integral da criança,
em que a educação é percebida como um dos principais instrumentos para a
construção da cidadania plena e da inclusão social. Em relação à metodologia,
este estudo de caso utilizou pesquisa e análise bibliográfica, análise
documental e pesquisa de campo, envolvendo entrevista semi-estruturada com
membros da comunidade escolar, além de observações assistemáticas da
escola, norteadas por um roteiro previamente estabelecido. A pesquisa
concluiu que, apesar da escola atualmente funcionar em sistema de turnos,
busca oferecer educação integral, não somente no sentido da ampliação do
tempo do aluno na escola e sim, objetivando uma educação que permita a
formação integral de um cidadão pleno.
Dissertação PPGEdu - Tatiane Santos.pdf
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