Você está aqui: Página Inicial / Pesquisas

Pesquisas

Nesta seção estão listadas e disponíveis as pesquisas empreendidas no NEEPHI, dentro das temáticas: Educação Integral Políticas Educacionais Jornada Ampliada Tempos e espaços

*

*
Imagem no tamanho completo: 1.10 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Diretório de Pesquisa - CNPQ

O NEEPHI Consta no diretório de pesquisa do CNPQ e está certificado pela instituição.

O NEEPHI - Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (inicialmente denominado Núcleo de Estudos - Escola Pública de Horário Integral) existe há dez anos, realizando investigações relacionadas às suas temáticas específicas - tempo de/na escola; educação integral; políticas públicas e práticas de educação integral em tempo ampliado. Situado na UNIRIO, em parceria com a UFRJ e a UERJ/SãoGonçalo, no estado do Rio de Janeiro, bem como com a UFJF e a UFPR, o Núcleo realiza, ainda, atividades de ensino e de extensão. Entre as principais realizações do Núcleo, motivo pelo qual optamos por inseri-lo nos Grupos de Pesquisa do CNPq, podemos citar: (1)investigações realizadas dentro do Programa Observatório da Educação, no primeiro Edital CAPES/INEP, 2007; (2) teses e dissertações defendidas, tanto na UNIRIO quanto na UFRJ e na UERJ/São Gonçalo, desde 2004; (3)artigos publicados em revistas de circulação nacional, 2000-2011; (4)capítulos de livro publicados em obras de circulação nacional, desde 1998; (5)publicação de livros relacionados às temáticas de estudo do grupo (2002; 2004; 2009); (6)realização do I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral, na UNIRIO (2007) (7) pesquisas, de âmbito nacional, sobre experiências de educação integral, no Brasil, realizadas a convite da SECAD/MEC (fase quantitativa - 2007/2008 e fase qualitativa 2009/2010) ; (8) pesquisa de âmbito estadual, refletindo sobre sujeitos em formação e em atuação nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar, no estado do Rio de Janeiro (financiamento FAPERJ - 2011/2012) (9) realização do II Seminário Nacional de Educação Integral, na UNIRIO (2012) As pesquisadoras do grupo têm sido convidadas, ainda, para palestras e consultorias, em vários municípios brasileiros.

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=16977082AJV5CL

Educação Integral/ Educação Integrada e(m) Tempo Integral: Concepções e Práticas na Educação Brasileira – Análises Qualitativas

Coordenador: Profª Drª Ligia Martha Coimbra Coelho da Costa //Instituição: UNIRIO/PPGEdu //Ano: 2009/2010 // Resumo: O projeto constitui-se como desdobramento de projeto anterior, elaborado em 2008 e desenvolvido no período 2008-2009. Seu objetivo principal é analisar experiências mapeadas naquela pesquisa, utilizando critérios que evidenciem suas concepções e práticas.

Educação Integral/ Educação Integrada e(m) Tempo Integral: Concepções e Práticas na Educação Brasileira – Análises Qualitativas - Leia mais…

Educação Integral/ Educação Integrada e(m) Tempo Integral: Concepções e Práticas na Educação Brasileira

Coordenador: Profª Drª Ligia Martha Coimbra Coelho da Costa // Instituição: UNIRIO/PPGEdu // Ano: 2008/2009 // Resumo: O estudo foi solicitado pela SECAD/MEC, em dezembro de 2007 e tem, como objetivos, (1) mapear experiências nas regiões nordeste e sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo), hoje, de educação integral/integrada e(m) tempo integral e, ainda, (2) analisar essas experiências, a partir de suas concepções e práticas, e de critérios de análise a serem construídos ao longo da investigação. A pesquisa será realizada no período de um ano, de janeiro a dezembro de 2008.

Educação Integral/ Educação Integrada e(m) Tempo Integral: Concepções e Práticas na Educação Brasileira - Leia mais…

Uma análise dos instrumentos que conformam as políticas de avaliação implementadas pelas redes municipais de ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro que adotam a organização por ciclos

Coordenador: Profª Drª Claudia Fernandes // Instituição: UNIRIO/PPGEDU // Ano: 2009/2011 Resumo: O estudo visa analisar as propostas em avaliação das redes municipais do Rio de Janeiro que têm os ciclos como forma de organização da escolaridade em suas relações com os princípios dos ciclos. Para tal análise fez-se um recorte do período de 2009 a 2012 com vistas a acompanhar as políticas implementadas pelas atuais administrações públicas, eleitas em 2009.

Uma análise dos instrumentos que conformam as políticas de avaliação implementadas pelas redes municipais de ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro que adotam a organização por ciclos - Leia mais…

Construção de compromisso com a educação pública: fatores mobilizados pelo Curso de Atualização de Professores para Escolas de Horário Integral e/ou pelo Curso de Formação de Professores

Coordenador: Profª Drª Lucia Velloso Maurício // Instituição: UERJ/FFP // Ano: 2009/2010 // Resumo: Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço, nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) do Estado do Rio de Janeiro, para preparar professores de 1ª. a 4ª. séries, recém-formados, para exercerem docência, como bolsistas, para unidades escolares com horário integral para o aluno. O curso, com três módulos de 640 horas cada, envolveu 6.426 professores em 54 municípios do Estado. Ao final deste curso de extensão, foi realizado concurso público em que 36% das ex-bolsistas foram aprovadas. Há recorrentes registros de profissionais que passaram por aquela experiência há 15 anos atrás que investiram na área de educação, tornando-se diretores de escola, coordenadores ou outras funções de gestão escolar ou que deram continuidade ao seu investimento na área acadêmica. Esta pesquisa, além de localizar ex-bolsistas , busca investigar, através da memória comum dos professores participantes deste curso, construída pela representação social destes professores a respeito de sua formação, que características estavam presentes naquele curso que levaram ao aprofundamento do compromisso social destes profissionais com a educação pública.

Construção de compromisso com a educação pública: fatores mobilizados pelo Curso de Atualização de Professores para Escolas de Horário Integral e/ou pelo Curso de Formação de Professores - Leia mais…

Tempo e Espaços na/da escola de horário integral fala professor (a)

Coordenador: Profª Drª Nailda Marinho da Costa Bonato // Instituição: UNIRIO/PPGEdu // Ano: 2008/2012 // Resumo: Investiga a relação que se estabelece entre o tempo enquanto construção sócio-hitórica e cultural e os tempos/espaços pedagógicos na escola de horário ampliado/integral tendo como foco a visão dos(as) professores(as). Tem como um de seus objetivos comparar dados pertinentes às atividades pedagógicas e/ou sociais, culturais e de ensino da instituição educativa nos seus diferentes períodos de funcionamento (horário integral, ampliado ou parcial) tendo em vista a organização do tempo do(a) professor(a).

Tempo e Espaços na/da escola de horário integral fala professor (a) - Leia mais…

Políticas públicas de ampliação da jornada escolar no estado do Rio de Janeiro: de sujeitos e(m) formação e de sujeitos e(m) atuação

Coordenador: Profª Drª Ligia Martha Coimbra Coelho da Costa // Instituição: UNIRIO/PPGEdu // Ano: 2010-Atual // Resumo: A pesquisa em tela tem, como objeto, as políticas públicas de ampliação da jornada escolar nos municípios que constituem o estado do Rio de Janeiro e seus objetivos são os de (1) mapear políticas públicas de ampliação da jornada escolar existentes nos municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro; (2) descrever e analisar essas políticas, em relação ao seu tempo de existência; aos sujeitos que nelas atuam e aos sujeitos-alvo dessa formação e (3) discutir a relação existente entre concepções e práticas de educação integral e(m) jornada escolar ampliada, a formação proposta para os sujeitos-alvo e o trabalho dos sujeitos que as concretizam.

Políticas públicas de ampliação da jornada escolar no estado do Rio de Janeiro: de sujeitos e(m) formação e de sujeitos e(m) atuação - Leia mais…

« Fevereiro 2025 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 1 2