Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Ana Letícia Barros

Ana Letícia Barros

 

AnaLeticiaBarrosDivulgacao2.JPG

Ana Letícia Barros é Doutora em Música e Licenciada pela Unirio. Realizou seu Bacharel em Percussão no Conservatório Brasileiro de Música. Atuou durante treze anos como 1º Timpanista da Banda Sinfônica Civil da Cidade do Rio de Janeiro, e como coordenadora de percussão das Bienais de Música Brasileira Contemporânea por duas edições consecutivas, 2009 e 2011.

Já ministrou aulas em diversas universidades nacionais e internacionais, tais como: University of Georgia, Eastman School of Music e New York University.

Como solista, já atuou nas seguintes orquestras: Orquestra Latino Americana de Sopros (OLV-Yamaha), Orquestra de Sopros da Universidade da Georgia (EUA), Orquestra Brasileira de Sopros, Orquestra Bachiana Brasileira, Camerata Rio De Janeiro, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra de Cordas da UNIRIO, Orquestra de Sopros da UFRJ, Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Banda Sinfônica de Volta Redonda, entre outras.

Participou como professora do projeto "Yamaha Orquesta Latinoamericana de Vientos", sendo responsável pela seleção anual do naipe de percussão do projeto. Foi professora de percussão da UFRJ e, como coordenadora do grupo de Percussão, participou do V Encontro Latino Americano de Percussão.

Atuou como professora convidada no Encontro NeXt de Música Contemporânea (University of Georgia), V Curso de Férias do Conservatório de Tatuí, do Painel de Bandas Funarte, do I Encontro Sul Fluminense de Músicos de Banda (Barra Mansa), e do Encuentro Latinoamericano de Orquestas de Sopros.

Foi ganhadora do Concurso Furnas Geração Musical (nível estadual), em 2006; finalista do Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas e do Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, ambos no ano de 2005. Participou do Festival Internacional De Morélia, no México, no ano de 2005, da turnê da Orquestra Sinfônica Jovem do Mercosul por vários países da América Latina (2002) e da turnê aos Estados Unidos da Orquestra Sinfônica Brasileira (2001). Como camerista participa de vários grupos, dentre eles o Duo Croma, com a pianista Marina Spoladore; e o trio Duo Santoro e Ana Letícia Barros. Possui mais de 20 obras dedicadas a ela, incluindo “Encontros”, de Edmundo Villani-Côrtes, “Vibrações Variantes”, de Nikolai Brucher, “Estudos Pictóricos” e “Relógios Antigos” de Marcus Lucas; “Mar do Norte”, “O olhar da Santa” e “A Prima do Pedro”, de Sergio Roberto de Oliveira, “Auto-retrato com Ligheti”, de Caio Sena, entre muitas outras.

Atualmente é professora de Percussão e Música de Câmara da UNIRIO e Professora da Pós-Graduação Profissional – PROEMUS. Também atua como professora do Projeto do Aço ao Clássico, em Volta Redonda. Desenvolve um extenso estudo sobre a técnica de seis baquetas, com diversas obras brasileiras encomendadas e estreadas por ela.

Maiores informações:

http://www.analeticiabarros.com