Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Mariana Salles

Mariana Salles

fotoimprensa.jpg
Começou seus estudos de violino com a professora Marena Salles na Escola de Música de Brasília, concluindo o curso técnico em 1999. Diplomada pela UNI-RIO, em 1994, com Bacharelado em violino na classe do Prof. Paulo Bosisio e, em 1997, com o título de Mestre em Música Brasileira.
Detentora do primeiro prêmio nos concursos de Jovem solista da FOSB (Fundação Orquestra Sinfônica de Brasília) e I concurso de violino da Escola de Música de Brasília. Atuou como solista à frente das Orquestras da EMB, FOSB, camerata da EMB (Brasília), Ars Música (Rio), Orquestra de Câmara de Niterói, Filarmônica de Goiás, e Sinfônica Nacional da UFF tocando entre outros os concertos de Max Bruch, Mendelssohn, duplo de Brahms e Radamés Gnatalli (violino e orquestra de cordas).
Foi 1º Solista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro entre 1996 a 2000. Integrou o Quarteto da UFF e Quarteto Paulo Bosisio. Foi professora da Casa de Cultura Rio de 2001 a 2003. Entre 2002 e 2004 participou do projeto “Ação Social Através da Música” do Pró-Música de Juiz de Fora em parceria com a Belgo Mineira, dando aulas de violino aos professores, monitores e alunos, além de aulas de didática do ensino de violino para a formação de novos professores e monitores.
Participou do 12th Suzuki Method World Convention em Dublim, Irlanda.
No campo da música popular tem realizado gravações junto a grandes nomes de nossa música como Djavam, Gal Costa, Guilherme Arantes, Caetano, Titãs Acústico, Song Book Tom Jobim e Marcos Valle, Carlos Malta, 14 bis, Viper, Cláudia Telles, Leoni, Ivete Sangalo.
Em outubro de 1998 lançou seu primeiro livro sobre técnica de violino, alcançando sua segunda edição em 2004. Em novembro de 1999, em parceria com a pianista Lais de Souza Brasil lançou em CD a gravação integral das Sonatas para violino e piano de Claudio Santoro pelo selo ABMDigital, depois de grande sucesso em turnê pelo norte do país. Lançou em 2005, em parceria com o violoncelista Marcelo Salles, o CD “Mosaico” com peças para duo de violino e violoncelo de compositores brasileiros. Destes mesmos compositores lançou em 2008 Cd “Mosaico II” de duos para violino e viola, no qual toca os dois instrumentos. Em 2008 gravou um Cd contendo o Deuxiéme Trio de Villa-Lobos, Fantasia para violino, violoncelo e piano de Franck Bridge e Trio de Michael Colina, distribuído gratuitamente no Distrito Federal. Está finalizando, em parceria com o pianista francês François Pinel (1o prêmio no Conservatória Superior de Paris) um CD com as duas sonatas para violino e piano do compositor brasileiro Glauco Velasquez.
É professora convidada do Curso Internacional de Música antiga em Juiz de Fora desde 1996. Professora de violino no I Festival de Música de Teresina.(2009). Professora de violino no Festival Vale do Café 2010. Mariana Salles é Professora de violino, repertório orquestral e música de câmara na UNI-Rio.