Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Ingrid Barancoski

Ingrid Barancoski

Ingrid Barancoski

Pianista paranaense radicada no Rio de Janeiro, Ingrid Barancoski é Doutora em Música (Piano/Teoria da música) pela Universidade do Arizona, e Mestre pela Eastern Illionois University.  Foi bolsista desta segunda instituição, atuando como pianista acompanhadora das áreas de cordas e sopros.  Foi também agraciada com bolsa da CAPES para cursar doutorado no exterior, e recebeu auxílios da International Institute of Education. Em 2016 concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade de Southampton (Inglaterra). Seu tema de pesquisa foi a correspondência entre o compositor brasileiro Almeida Prado e a professora francesa nadia Boulanger, sob supervisão de Jeanice Brooks, uma das principais autoridades da atualidade na temática relacionada a Nadia Boulanger.

Ingrid Barancoski participou de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França), e de master classes com Ivonne-Loriod Messiaen, Roger Muraro, Ian Hobson e Bruno Canino, entre outros. É detentora de premiações em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA), e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália). Suas atividades incluem concertos como solista e camerista. Já atuou com diversas orquestras como a Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, a Orquestra da Universidade do Arizona, a Orquestra de Câmera de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Lutero Rodrigues, Roberto Duarte, Dario Sotero Calvo e John Roscigno. Como camerista atuou ao lado de músicos como as sopranos Marília Vargas, Martha Herr, a violinista Constanza Prado e o flautista Helder Parente. Suas inúmeras apresentações solo incluem recital na série Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago Cultural Center, EUA) e apresentações em diversos estados e capitais brasileiras, além de México, Venezuela, Argentina, Itália, Alemanha, Áustria e Estados Unidos. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, de Scarlatti a Boulez, com especial interesse para a música contemporânea e a música brasileira. Já executou mais de 35 estréias nacionais e mundiais de obras de compositores como Almeida Prado, Marlos Nobre, Roberto Victorio, Dawid Korenchendler, Agnaldo Ribeiro, Silvio Ferraz e George Walker. Vários compositores tem dedicado obras a ela como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian e Roberto Victorio.

Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão o Festival Virtuosi, a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Inverno do Rio, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Contemporânea Brasileira, no Rio de Janeiro e em Cuiabá. Desde 1998 atua como docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Faz parte também do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Dedica-se à pesquisa sobre a música contemporânea e em especial sobre sua utilização pedagógica no ensino de instrumentos. Tem vários artigos publicados em periódicos especializados da área, e participa regularmente de congressos e conferências no Brasil e no exterior.  Seus interesses de pesquisa também incluem a pedagogia do piano, as questões corporais na performance, o entendimento da técnica relacionado ao estudo e conscientização dos movimentos utilizados na performance pianística e, mais recentemente, música para cinema e estudo da literatura epistolar. Na UNIRIO participou da criação e desenvolvimento de disciplinas como Literatura dos Instrumentos e Pedagogia do Piano (temática de Processos de Musicalização). Na sua prática didática do instrumento cultiva uma formação ampla dos discentes abarcando todos os estilos e práticas pianísticas, além da integração de conhecimentos como a análise musical, consciência corporal, psicomotricidade, e entendimento histórico e estilístico do repertório. A professora Ingrid é também arquiteta pela Universidade Federal do Paraná, com trabalhos profissionais realizados nesta área.  Ao lado da música clássica, ouve todos os estilos de música, pratica natação, e aprecia as artes plásticas.