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Dissertações

Programa Mais Educação – Uma Proposta De Educação Integral E Suas Orientações Curriculares

Esta pesquisa realiza um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME), com o objetivo de analisar a concepção de educação integral presente nesse Programa por meio de sua orientação curricular, a partir da objetivação do currículo prescrito, no âmbito da Política. Nesse processo, levantamos algumas questões: Que concepções de educação integral e currículo estão presentes no PME? Os profissionais das escolas que aderiram ao PME e que estão envolvidos diretamente na sua implementação conhecem essas concepções? Metodologicamente, realizamos pesquisa documental, utilizando o Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (1992), baseado nos estudos de Mainardes (2006), bem como pesquisa bibliográfica sobre educação integral, trazendo os estudos de Cavaliere (2007), Coelho (2009) e Guará (2009). Já para os estudos sobre o currículo, trouxemos as contribuições, principalmente, de Sacristán (2000). Por fim, pesquisamos a implementação do PME no Município de Niterói, onde realizamos entrevista semi-estruturada com a Coordenadora Municipal do PME, bem como com a Professora Comunitária da Escola Municipal Noronha Santos. Os resultados da investigação nos apontaram que, apesar do PME compor uma das ações do PDE, ele se apresenta como uma estratégia para induzir estados e municípios a ampliarem a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral. Além disso, foi possível constatar também que o PME contempla uma proposta de educação integral pautada na formação humana e na proteção integral e suas orientações curriculares baseiam-se nesta mesma lógica. Por fim, as entrevistas semi-estruturadas realizadas com aqueles que atuam no contexto da prática nos revelaram limitações na sua implementação, tanto no que se refere à falta de estrutura física das escolas para o desenvolvimento da educação integral, quanto à profissionalização dos sujeitos que desenvolvem essas atividades. Além disso, também constatamos que os profissionais responsáveis pelo contexto da prática têm um conhecimento limitado das concepções de educação integral e currículo trazidos pelo PME.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - Marta Gonçalves Franco de Saboya - 26_04_2012.pdf — Documento PDF, 1.13 MB (1188770 bytes)

Cultura Digital: Ampliando Janelas Para Mais Educação?

Este estudo tem como objetivo principal analisar a possibilidade de as novas tecnologias serem facilitadoras de processos educacionais. O foco da pesquisa foi a instalação do Programa Mais Educação do governo federal brasileiro em escolas públicas municipais de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Uma vez que esse programa tem, entre seus diversos campos de trabalho, um macrocampo denominado e que tem suas ações baseadas na Cultura Digital, surgiu um estranhamento relativo ao fato de que, entre 2009 e 2010, quando da adesão do município ao Programa Mais Educação, nenhuma das dezesseis escolas prioritárias que passariam a desenvolvê-lo selecionaram esse macrocampo, ainda que cada uma delas pudesse escolher um bloco de campos do conhecimento disponíveis para o trabalho. A pesquisa busca questionar o fato de que, uma vez que a sociedade contemporânea vive imersa na cibercultura, até que ponto a educação está caminhando nessa mesma direção e velocidade. As pesquisas documental e bibliográfica embasam o estudo, trazendo a análise de documentos oficiais e textos da legislação brasileira, assim como as visões de, principalmente, Prensky, Papert, Lévy e Ramal acerca do assunto. A pesquisa de campo busca trazer à cena as concepções acerca da relação entre tecnologia e educação sob o olhar dos sujeitos que estão atuando na realidade das escolas analisadas. A partir disso, tornou-se possível analisar, nos contextos específicos, além do quanto as tecnologias poderiam ser facilitadoras da aprendizagem, que tipos de avanço o trabalho com a Cultura Digital pode proporcionar aos estudantes e à comunidade, ao município como um todo. Tendo o Programa Mais Educação a formação integral do aluno por meio da ampliação do tempo que ele permanece na escola como seu principal objetivo, permitindo o acesso a atividades e oficinas que se agregam ao currículo tradicional, a Cultura Digital passa a ser analisada nesse sentido, como possível parte integrante dessa formação.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - Felipe da Silva Ferreira - 30_08_2012.pdf — Documento PDF, 850 KB (870648 bytes)

Programa De Animação Cultural do Recife: As Contribuições de Seus Atores

O presente estudo propõe-se a avaliar uma política em educação, constituída no âmbito da juventude, com foco na arte e cultura, tendo como amostra empírica as percepções dos atores do Programa de Animação Cultural da Secretaria de Educação Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, em duas escolas públicas da capital do estado de Pernambuco. Para tanto foram realizadas entrevistas e grupos focais com os principais sujeitos da ação. Para o desenvolvimento do estudo, é proposto um debate sobre a animação cultural como instrumento educacional e como ação mediadora que aproxima a vida comunitária da vida escolar, na perspectiva de formação de jovens. Nossas referências para o debate baseiam-se em autores que ampliam a temática da condição juvenil na atualidade para muito além da condição de aluno. Pretende-se ampliar o debate sobre o caráter dinâmico das políticas públicas e o envolvimento dos atores no processo de implementação. Neste sentido, o “modelo interpretativo” de avaliação é escolhido e articulado ao método “estudo de caso”, para descortinar nuances desse processo em uma política de caráter municipal, em escolas públicas. Dentre os principais achados, do estudo, destacamos: a centralidade dos animadores culturais no programa e a urgência na redefinição de sua capacitação; a contribuição das ações na minimização das tensões sofridas pelos jovens ao se onstituírem como alunos; o reabastecimento da comunidade por novos agentes sociais; e, a deficiência na articulação pedagógica de projetos e programas afins, no nível municipal, limitando o alcance da política em estudo, pondo em xeque sua continuidade.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - José Clementino de Oliveira - 31_08_2012.pdf — Documento PDF, 711 KB (728427 bytes)

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