Programa De Animação Cultural do Recife: As Contribuições de Seus Atores
O presente estudo propõe-se a avaliar uma política em educação, constituída no âmbito da
juventude, com foco na arte e cultura, tendo como amostra empírica as percepções dos atores do Programa de Animação Cultural da Secretaria de Educação Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, em duas escolas públicas da capital do estado de Pernambuco. Para tanto foram realizadas entrevistas e grupos focais com os principais sujeitos da ação. Para o desenvolvimento do estudo, é proposto um debate sobre a animação cultural como
instrumento educacional e como ação mediadora que aproxima a vida comunitária da vida
escolar, na perspectiva de formação de jovens. Nossas referências para o debate baseiam-se em autores que ampliam a temática da condição juvenil na atualidade para muito além da condição de aluno. Pretende-se ampliar o debate sobre o caráter dinâmico das políticas públicas e o envolvimento dos atores no processo de implementação. Neste sentido, o “modelo interpretativo” de avaliação é escolhido e articulado ao método “estudo de caso”, para descortinar nuances desse processo em uma política de caráter municipal, em escolas públicas. Dentre os principais achados, do estudo, destacamos: a centralidade dos animadores culturais no programa e a urgência na redefinição de sua capacitação; a contribuição das ações na minimização das tensões sofridas pelos jovens ao se onstituírem como alunos; o reabastecimento da comunidade por novos agentes sociais; e, a deficiência na articulação pedagógica de projetos e programas afins, no nível municipal, limitando o alcance da política em estudo, pondo em xeque sua continuidade.