Programa Mais Educação – Uma Proposta De Educação Integral E Suas Orientações Curriculares
Esta pesquisa realiza um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME), com o
objetivo de analisar a concepção de educação integral presente nesse Programa por
meio de sua orientação curricular, a partir da objetivação do currículo prescrito, no
âmbito da Política. Nesse processo, levantamos algumas questões: Que concepções de educação integral e currículo estão presentes no PME? Os profissionais das escolas que aderiram ao PME e que estão envolvidos diretamente na sua implementação conhecem essas concepções? Metodologicamente, realizamos pesquisa documental, utilizando o Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (1992), baseado nos estudos de Mainardes (2006), bem como pesquisa bibliográfica sobre educação integral, trazendo os estudos de Cavaliere (2007), Coelho (2009) e Guará (2009). Já para os estudos sobre o currículo, trouxemos as contribuições, principalmente, de Sacristán (2000). Por fim, pesquisamos a implementação do PME no Município de Niterói, onde realizamos entrevista semi-estruturada com a
Coordenadora Municipal do PME, bem como com a Professora Comunitária da Escola Municipal Noronha Santos. Os resultados da investigação nos apontaram que, apesar do PME compor uma das ações do PDE, ele se apresenta como uma estratégia para induzir estados e municípios a ampliarem a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral. Além disso, foi possível constatar também que o PME contempla uma proposta de educação integral pautada na formação humana e na proteção integral e suas orientações curriculares baseiam-se nesta mesma lógica. Por fim, as entrevistas semi-estruturadas realizadas com aqueles que atuam no contexto da prática nos revelaram limitações na sua implementação, tanto no que se refere à falta de estrutura física das escolas para o desenvolvimento da educação integral, quanto à profissionalização dos sujeitos que desenvolvem essas atividades. Além disso, também constatamos que os profissionais responsáveis pelo contexto da prática têm um conhecimento limitado das concepções de educação integral e currículo trazidos pelo PME.