Cultura Digital: Ampliando Janelas Para Mais Educação?
Este estudo tem como objetivo principal analisar a possibilidade de as novas tecnologias serem facilitadoras de processos educacionais. O foco da pesquisa foi a instalação do Programa Mais Educação do governo federal brasileiro em escolas públicas municipais de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Uma vez que esse programa tem, entre seus diversos campos de trabalho, um macrocampo denominado e que tem suas ações baseadas na Cultura Digital, surgiu um estranhamento relativo ao fato de que, entre 2009 e 2010, quando da adesão do município ao Programa Mais Educação, nenhuma das dezesseis escolas prioritárias que passariam a desenvolvê-lo selecionaram esse macrocampo, ainda que cada uma delas pudesse escolher um bloco de campos do conhecimento disponíveis para o trabalho. A pesquisa busca questionar o fato de que, uma vez que a sociedade contemporânea vive imersa na cibercultura, até que ponto a educação está caminhando nessa mesma direção e velocidade. As pesquisas documental e bibliográfica embasam o estudo, trazendo a análise de documentos oficiais e textos da legislação brasileira, assim como as visões de, principalmente, Prensky, Papert, Lévy e Ramal acerca do assunto. A pesquisa de campo busca trazer à cena as concepções acerca da relação entre tecnologia e educação sob o olhar dos sujeitos que estão atuando na realidade das escolas analisadas. A partir disso, tornou-se possível analisar, nos contextos específicos, além do quanto as tecnologias poderiam ser facilitadoras da aprendizagem, que tipos de avanço o trabalho com a Cultura Digital pode proporcionar aos estudantes e à comunidade, ao município como um todo. Tendo o Programa Mais Educação a formação integral do aluno por meio da ampliação do tempo que ele permanece na escola como seu principal objetivo, permitindo o acesso a atividades e oficinas que se agregam ao currículo tradicional, a Cultura Digital passa a ser analisada nesse sentido, como possível parte integrante dessa formação.