Este estudo abordou a concepção de espaço do Programa de educação em tempo integral do município de Nova Iguaçu denominado comumente de Bairro Escola. A investigação pretendeu responder as seguintes questões: Qual a trajetória do programa de educação em tempo integral de Nova Iguaçu, notadamente no que se refere à utilização dos espaços públicos e não públicos? Qual a concepção de espaço do programa? Como está sendo a utilização dos espaços públicos e não públicos na realização das práticas pedagógicas? Para a concretização do trabalho, realizei um estudo de caso de cunho qualitativo, dialogando com Coelho (2009a), Cavaliere (2007; 2009a; 2009b), Paro (2009), Maurício (2009a; 2009b), Coelho e Portilho (2009b), entre outros e, na análise dos dados, optei pela Análise de Conteúdo. Metodologicamente, o estudo foi dividido em três momentos: pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema em questão; entrevistas semiestruturadas com dez sujeitos que vivenciaram a implementação do programa; observação do cotidiano de uma escola que o colocou em prática. Os resultados da investigação sinalizaram que a jornada escolar de tempo integral do município foi criada a partir dos pressupostos do acordo das Cidades Educadoras; se insere numa concepção assistencialista de educação e fomenta acordos com instituições parceiras para a concretização do tempo integral. Além disso, foi possível constatar também que uma proposta de jornada escolar em tempo integral, que para a sua consecução precisa de espaços ociosos em torno da escola, as chamadas parcerias, tende a não se concretizar quando o território é carente de infraestrutura e de equipamentos sociais e culturais.
Dissertação PPGEdu - Alessandra Victor Nascimento.pdf
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Esta pesquisa tem como tema central a educação integral. Desta forma objetivou-se analisar as relações estabelecidas entre a proposta pedagógica do Colégio Naval da Marinha do Brasil, em sua estrutura militar e educacional, e a educação integral de seus alunos. O estudo tem por justificativa a relevância do tema dentro do campo educacional e do contexto das políticas públicas atuais, relacionando-o com uma instituição educacional pública que apresenta, desde 1949, uma jornada escolar em tempo integral. Partindo do pressuposto que tal jornada pode permitir possibilidades de uma educação integral almejouse descrever as características que aproximam e distanciam sua proposta pedagógica de uma concepção de educação integral. Para este estudo foi necessária uma pesquisa bibliográfica, utilizada primeiramente para contextualizar a instituição escolar e militar, além de evidenciar as concepções de educação integral.Em paralelo foram empregados a pesquisa documental e o estudo de caso, com as técnicas de
observação de campo e aplicação de entrevistas, possibilitando, assim, a análise entre o que é apresentado na proposta pedagógica e nos documentos de ensino e a fala de alguns componentes desta organização. Tendo em vista a educação integral como o oferecimento de uma formação multidimensional, na qual os diversos aspectos presentes na vida dos alunos se entrelaçam no ambiente escolar, foi apontado como necessária a elaboração de uma proposta pedagógica que reflita a integração dos diversos componentes que formam a instituição escolar do Colégio Naval: militares, professores, alunos, familiares dos alunos, conteúdos escolares. Evidenciou-se que a jornada escolar do Colégio apresenta fomentos importantes que podem atuar como facilitadores para o alcance de uma educação integral: o convívio em tempo integral dos alunos, a dedicação dos professores, as instalações físicas e recursos adequados, além dos objetivos já propostos em seu currículo escrito. O estudo demonstrou, porém, que não basta organizar tempos, espaços e atividades diversificados para o alcance da educação integral. Antes é condição primordial que a proposta pedagógica contemple de forma integrada os aspectos da vida dos alunos que interferem em sua formação, assim sendo ainda é um desafio ao Colégio Naval relacionar os componentes desta organização com seu objetivo, considerando seus interesses e a realidade no qual estão inseridos.
Dissertação PPGEdu - Patrícia Pontes Bezerra.pdf
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Este trabalho teve por objetivo analisar as práticas educativas em Duque de Caxias a partir da implementação do Programa Mais Educação/Mais Escola, tendo como problemática o
questionamento sobre como vêm sendo implementadas as práticas educativas associadas a esses programas nos turnos da Escola Municipal Visconde de Itaboraí. Para tal, utilizou-se a metodologia dialética apresentada por Frigotto, desenvolvida em cinco etapas: definição da problemática; resgate crítico da teoria; definição do método de organização e análise; análise dos dados; síntese da investigação. O método de organização e análise foi o estudo de caso. No trabalho de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisas em registros. A análise dos dados foi a de Bardin (análise de conteúdo). Assim, apresenta-se um estudo teórico sobre pressupostos da educação (em tempo) integral; contextualiza-se o Programa Mais Educação dentro da política educacional do governo Lula; apresenta-se estudo acerca da Cidade Educadora, cujo referencial repercute no Programa Mais Educação; discutem-se as práticas educativas e as contribuições de Tardif sobre saberes docentes; e, por fim, relata-se o estudo de caso, apresentando o município de Duque de Caxias e sua política educacional, o Programa Mais Escola, a Escola Municipal Visconde de Itaboraí e, finalmente, as práticas educativas do turno e contraturno dessa escola. Em síntese, observou-se que essas práticas educativas são indutoras de uma educação de qualidade. Em termos de avanços, verificou-se a melhoria da autoestima, do interesse e dos resultados escolares dos alunos do contraturno; o trabalho com os saberes diferenciados dos professores e monitores; o início do diálogo entre os educadores dos dois turnos; e a formação inicial dos professores e monitores do Acompanhamento Pedagógico. Quantos aos desafios, destacam-se: a dinamização das aulas no turno regular; o aumento da quantidade de alunos que participam do Programa; a reavaliação das práticas por meio da educação continuada; a articulação das disciplinas entre os turnos; a recondução de práticas educativas de Letramento e Matemática, tendo temas transversais apoiados em aspectos de Direitos Humanos, Ética e Cidadania; e o diálogo efetivo, coordenado e supervisionado entre coordenadores, professores e monitores.
Dissertação PPGEdu - Sheila Cristina Matos.pdf
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Essa dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Políticas em Educação, do Mestrado em Educação da UNIRIO. Trata-se de uma investigação sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no município de Russas, Ceará. O desenvolvimento do trabalho se norteou pela seguinte questão de pesquisa: De que forma vem ocorrendo a ampliação da jornada escolar na rede de ensino do município de Russas? No intuito de responder a esse questionamento, defini como objetivo geral do estudo investigar as experiências de ampliação de jornada do município de Russas. Em termos metodológicos, a pesquisa constituiu num estudo de caso coletivo, realizado em duas unidades escolares. Compuseram ainda a parte metodológica, uma pesquisa bibliográfica, apoiada nos estudos de ELIAS (1998), RIBEIRO (1986), ARCO-VERDE (2003), MAURÍCIO (2006, 2009), CAVALIERE (1996, 2002, 2007), entre outros e uma pesquisa documental, realizada por meio da coleta de documentos governamentais e escolares. A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta, conversas informais, realização de entrevistas e utilização de questionários. As análises ocorrem por meio da estratégia Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979; FRANCO, 2008). Os achados do estudo revelaram que Russas vem investindo em duas modalidades de ampliação de jornada escolar: o tempo integral, em que os alunos permanecem cerca de 10 horas diárias na escola, e, a jornada ampliada, de pelo menos seis horas diárias. A justificativa para a realização das experiências no município se baseia na perspectiva de que o aumento do tempo de permanência do aluno na escola pode possibilitar a melhoria da aprendizagem, em especial, o fortalecimento das habilidades em leitura, escrita e as operações básicas da matemática. A pesquisa sinaliza ainda como resultado que os impactos dessa política podem ser percebidos na melhoria do desempenho dos alunos em avaliações externas, redução das taxas de evasão e reprovação, assim como no aumento dos indicadores educacionais, a exemplo do IDEB.
Dissertação PPGEdu - Valdeney Lima da Costa.pdf
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