Colégio Naval- Desafios E Perspectivas Diante Da Formação Em Tempo Integral
Esta pesquisa tem como tema central a educação integral. Desta forma objetivou-se analisar as relações estabelecidas entre a proposta pedagógica do Colégio Naval da Marinha do Brasil, em sua estrutura militar e educacional, e a educação integral de seus alunos. O estudo tem por justificativa a relevância do tema dentro do campo educacional e do contexto das políticas públicas atuais, relacionando-o com uma instituição educacional pública que apresenta, desde 1949, uma jornada escolar em tempo integral. Partindo do pressuposto que tal jornada pode permitir possibilidades de uma educação integral almejouse descrever as características que aproximam e distanciam sua proposta pedagógica de uma concepção de educação integral. Para este estudo foi necessária uma pesquisa bibliográfica, utilizada primeiramente para contextualizar a instituição escolar e militar, além de evidenciar as concepções de educação integral.Em paralelo foram empregados a pesquisa documental e o estudo de caso, com as técnicas de
observação de campo e aplicação de entrevistas, possibilitando, assim, a análise entre o que é apresentado na proposta pedagógica e nos documentos de ensino e a fala de alguns componentes desta organização. Tendo em vista a educação integral como o oferecimento de uma formação multidimensional, na qual os diversos aspectos presentes na vida dos alunos se entrelaçam no ambiente escolar, foi apontado como necessária a elaboração de uma proposta pedagógica que reflita a integração dos diversos componentes que formam a instituição escolar do Colégio Naval: militares, professores, alunos, familiares dos alunos, conteúdos escolares. Evidenciou-se que a jornada escolar do Colégio apresenta fomentos importantes que podem atuar como facilitadores para o alcance de uma educação integral: o convívio em tempo integral dos alunos, a dedicação dos professores, as instalações físicas e recursos adequados, além dos objetivos já propostos em seu currículo escrito. O estudo demonstrou, porém, que não basta organizar tempos, espaços e atividades diversificados para o alcance da educação integral. Antes é condição primordial que a proposta pedagógica contemple de forma integrada os aspectos da vida dos alunos que interferem em sua formação, assim sendo ainda é um desafio ao Colégio Naval relacionar os componentes desta organização com seu objetivo, considerando seus interesses e a realidade no qual estão inseridos.