Mais Tempo Na/De Escola: Estudo Sobre As Experiências De Ampliação Da Jornada Escolar No Município De Russas, Ceará.
Essa dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Políticas em Educação, do Mestrado em Educação da UNIRIO. Trata-se de uma investigação sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no município de Russas, Ceará. O desenvolvimento do trabalho se norteou pela seguinte questão de pesquisa: De que forma vem ocorrendo a ampliação da jornada escolar na rede de ensino do município de Russas? No intuito de responder a esse questionamento, defini como objetivo geral do estudo investigar as experiências de ampliação de jornada do município de Russas. Em termos metodológicos, a pesquisa constituiu num estudo de caso coletivo, realizado em duas unidades escolares. Compuseram ainda a parte metodológica, uma pesquisa bibliográfica, apoiada nos estudos de ELIAS (1998), RIBEIRO (1986), ARCO-VERDE (2003), MAURÍCIO (2006, 2009), CAVALIERE (1996, 2002, 2007), entre outros e uma pesquisa documental, realizada por meio da coleta de documentos governamentais e escolares. A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta, conversas informais, realização de entrevistas e utilização de questionários. As análises ocorrem por meio da estratégia Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979; FRANCO, 2008). Os achados do estudo revelaram que Russas vem investindo em duas modalidades de ampliação de jornada escolar: o tempo integral, em que os alunos permanecem cerca de 10 horas diárias na escola, e, a jornada ampliada, de pelo menos seis horas diárias. A justificativa para a realização das experiências no município se baseia na perspectiva de que o aumento do tempo de permanência do aluno na escola pode possibilitar a melhoria da aprendizagem, em especial, o fortalecimento das habilidades em leitura, escrita e as operações básicas da matemática. A pesquisa sinaliza ainda como resultado que os impactos dessa política podem ser percebidos na melhoria do desempenho dos alunos em avaliações externas, redução das taxas de evasão e reprovação, assim como no aumento dos indicadores educacionais, a exemplo do IDEB.