Letramento E O Programa Mais Educação: Concepção E Prática(s) Para Uma Educação Integral?
Esta pesquisa realiza um estudo sobre a educação integral e o letramento, tendo por
objetivo analisar se o entrelaçamento dessas duas categorias favorece a formação
integral do sujeito no contexto político e prático do Programa Mais Educação. Nesse
processo investigativo, levantamos teoricamente algumas questões iniciais: O que é
Educação Integral? E Letramento? É possível um diálogo entre tais conceitos? O
estudo apresenta fundamentos teóricos da educação integral e do letramento e faz
uma análise empírica de tais conceitos. A metodologia, de cunho qualitativo, traz
uma revisão bibliográfica dos estudos de Cavalieri (2004 e 2007), Coelho (2009),
Maurício (2009) e Soares (2010), entre outros, bem como pesquisa documental,
utilizando o Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (2006), baseado nos estudos de
Mainardes (2006). A análise empírica consistiu em entrevistas e observações
realizadas no município de Mesquita/RJ, buscando entender como os sujeitos
concebem a educação integral e o letramento no contexto político e prático do
Programa Mais Educação. Objetivando a coleta dos dados, realizamos entrevistas
semiestruturadas com três sujeitos: a Coordenadora de Educação Integral; a
Professora Comunitária e a Monitora de Letramento, na Escola Municipal Rotariano
Arthur Silva. Também observamos dez práticas de Letramento nessa mesma
instituição escolar. A partir dos dados levantados, foi possível constatar que o
Programa Mais Educação, em Mesquita, contempla as duas concepções de
educação integral apresentadas nesta pesquisa – a sócio histórica e a contemporânea – e que por meio das atividades de letramento objetiva-se uma melhoria na formação do sujeito-aluno. Contudo, no contexto político e prático do Programa, faltam, ainda, documentos legais e operacionais que tematizem a proposta de educação integral e o letramento na ampliação do tempo escolar.
Constatamos, também, que há necessidade de que os sujeitos do Programa Mais
Educação tenham um aprimoramento teórico, principalmente sobre o tema letramento. Outro dado relevante, abordado nas entrevistas e percebido a partir das observações, é que existe a necessidade de se repensar e discutir mais amplamente a questão do espaço para realização das práticas de letramento do Programa Mais Educação.
Dissertação PPGEdu - Simone Paes.pdf
—
Documento PDF,
1.12 MB (1177327 bytes)