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Letramento E O Programa Mais Educação: Concepção E Prática(s) Para Uma Educação Integral?

Esta pesquisa realiza um estudo sobre a educação integral e o letramento, tendo por objetivo analisar se o entrelaçamento dessas duas categorias favorece a formação integral do sujeito no contexto político e prático do Programa Mais Educação. Nesse processo investigativo, levantamos teoricamente algumas questões iniciais: O que é Educação Integral? E Letramento? É possível um diálogo entre tais conceitos? O estudo apresenta fundamentos teóricos da educação integral e do letramento e faz uma análise empírica de tais conceitos. A metodologia, de cunho qualitativo, traz uma revisão bibliográfica dos estudos de Cavalieri (2004 e 2007), Coelho (2009), Maurício (2009) e Soares (2010), entre outros, bem como pesquisa documental, utilizando o Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (2006), baseado nos estudos de Mainardes (2006). A análise empírica consistiu em entrevistas e observações realizadas no município de Mesquita/RJ, buscando entender como os sujeitos concebem a educação integral e o letramento no contexto político e prático do Programa Mais Educação. Objetivando a coleta dos dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com três sujeitos: a Coordenadora de Educação Integral; a Professora Comunitária e a Monitora de Letramento, na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva. Também observamos dez práticas de Letramento nessa mesma instituição escolar. A partir dos dados levantados, foi possível constatar que o Programa Mais Educação, em Mesquita, contempla as duas concepções de educação integral apresentadas nesta pesquisa – a sócio histórica e a contemporânea – e que por meio das atividades de letramento objetiva-se uma melhoria na formação do sujeito-aluno. Contudo, no contexto político e prático do Programa, faltam, ainda, documentos legais e operacionais que tematizem a proposta de educação integral e o letramento na ampliação do tempo escolar. Constatamos, também, que há necessidade de que os sujeitos do Programa Mais Educação tenham um aprimoramento teórico, principalmente sobre o tema letramento. Outro dado relevante, abordado nas entrevistas e percebido a partir das observações, é que existe a necessidade de se repensar e discutir mais amplamente a questão do espaço para realização das práticas de letramento do Programa Mais Educação.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - Simone Paes.pdf — Documento PDF, 1.12 MB (1177327 bytes)

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