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Educação Integral em Tempo Integral: Concepção e Prática no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cabo Frio-RJ

O estudo em questão propõe uma análise da experiência concreta desenvolvida no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IPUFRJ, em Cabo Frio, a partir da concepção marxista de formação humana. O mesmo se insere dentro do tema educação integral e(m) tempo integral que, nos últimos anos, vem sendo objeto de pesquisa no meio acadêmico (Coelho, 2009; Cavaliere, 2009; Brandão, 2009; Moll, 2012). Este movimento está relacionado à necessidade de se pensar sobre a melhoria na qualidade da educação pública no Brasil visto que, em termos de acesso, houve muitos avanços, sobretudo no que concerne ao ensino fundamental; todavia, a qualidade, na permanência, ainda é um obstáculo a ser superado. A pesquisa buscou analisar o seguinte problema: como acontece a formação humana numa escola onde a proposta de educação integral e(m) tempo integral se baseia nos pressupostos da concepção marxista de educação? Dessa forma, estabelecemos como objetivo geral, analisar a proposta de educação integral e(m) tempo integral do IPUFRJ, e, como objetivos específicos, (1) identificar os principais elementos que caracterizam a concepção marxista de educação integral, entendendo como se constituiu, historicamente, a concepção de formação humana, nessa perspectiva; (2) analisar o contexto de fundação do IPUFRJ e seu desenvolvimento, destacando os aspectos administrativos, políticos e pedagógicos que contribuem para com essa concepção; (3) analisar a práxis do IPUFRJ, a fim de perceber como o trabalho educativo dessa instituição escolar se aproxima dos pressupostos marxistas de educação integral – formação humana. O materialismo histórico e dialético foi o caminho teórico-metodológico escolhido para a compreensão do presente estudo. Os dados coletados ao longo deste estudo foram constituídos com base em pesquisa bibliográfica e documental. A partir das análises, foi possível constatar que o trabalho educativo desenvolvido no IPUFRJ representa importante contribuição no que tange à discussão da temática educação integral em tempo integral. No entanto, se apresenta como alternativa contra hegemônica à concepção oficial do governo, expressa no programa “Mais educação”, ao privilegiar a centralidade do trabalho no segundo segmento do ensino fundamental; ao por em prática outra estrutura organizacional do tempo e do espaço escolar, tendo em vista materializar a integração curricular e superar a fragmentação do conhecimento, assim como a perspectiva de contraturno, presente marcantemente nas experiências atuais.

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