Educação Integral E Arte/Educação: Concepções, Desafios E Possibilidades No Programa Mais Educação
A presente pesquisa buscou investigar quais relações podem ser percebidas entre a
educação integral e a arte/educação, tendo seu campo de investigação circunscrito ao
Programa Mais Educação (PME) – instituído por meio da Portaria Interministerial n. 17
de 2007 – e seu macrocampo Cultura e Artes. Com o objetivo de entender como estas
áreas são propostas neste Programa, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental a
fim de conhecer: (1) as concepções de educação integral associadas à leitura dos textos
e documentos relativos ao Programa Mais Educação e (2) as concepções de arte/educação inferidas dos textos e documentos deste Programa, especialmente os
relacionados ao macrocampo Cultura e Artes. Esta investigação permitiu entender que,
neste Programa, tanto a educação integral quanto a arte/educação aparecem influenciadas por suas abordagens históricas e contemporâneas. Destarte, enquanto a primeira mostrou-se influenciada por sua abordagem histórica, (representada nas ideias
de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro) e por sua abordagem contemporânea, (presente nas
ideias de cidade educadora e proteção integral), a segunda apareceu influenciada pela
tendência modernista, (representada, por exemplo, pela concepção de arte enquanto
expressão), e pela tendência contemporânea (em especial pela proposta triangular de
Ana Mae Barbosa e a valorização da cultura local). De posse destes referenciais, esta
investigação avançou na compreensão sobre quais concepções de educação integral e de
arte/educação podem ser observadas na execução do PME e como que elas se relacionam na prática, revelando os desafios e possibilidades presentes nesta experiência. Assim, a pesquisa de campo foi realizada – por meio de observações e entrevistas – em uma escola pública do município de Niterói, que oferece o Programa desde o seu início e que é considerada pela secretaria de educação como uma referência no trabalho com a arte. A análise de conteúdo desenvolvida a partir dos dados obtidos em campo, e refletida à luz da pesquisa teórica, revelou que nesta escola a educação integral esteve associada às ideias de proteção social, desenvolvimento do aluno e ampliação da jornada escolar, e a arte/educação relacionada às ideias de desenvolvimento do aluno, oferta de atividades lúdicas e ensino de artes. As relações estabelecidas entre as concepções, observadas em campo, indicaram que o formato do PME, no que tange ao aumento do tempo escolar por meio de parcerias (para a ampliação dos espaços) e do trabalho voluntário (para ampliação da equipe), foi percebido como um fator determinante para a forma como a educação integral e a arte/educação se apresentaram na prática. Por fim, as relações estabelecidas revelaram que as possibilidades atribuídas ao Programa estiveram associadas às oportunidades educativas até então ausentes na escola, e que os maiores desafios enfrentados encontraram-se associados ao uso do trabalho voluntário e à ampliação dos espaços necessários à oferta do tempo integral.