Estatuto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 2013
À COMUNIDADE DA UNIRIO
Prezados colegas e estudantes,
A Comissão paritária responsável pela elaboração da proposta de Estatuto, que irá aos Conselhos Superiores para apreciação e votação, encaminha a Minuta do Novo Estatuto e a errata à comunidade da Unirio para ampla análise.
Esta Comissão, instituída pelos Conselhos Superiores e designada pelo Magnífico Reitor, é composta por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos discentes, além de representantes das associações de docentes (ADUNIRIO) e de técnico-administrativos (ASUNIRIO) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Este documento, que hoje a Comissão torna público, expressa - ora em tons consensuais, ora em tons majoritários - o resultado de um difícil trabalho de reflexão realizado pelos representantes dos três segmentos sobre nossa universidade, sua história, suas dificuldades, seus obstáculos e também sobre os caminhos que ela pode trilhar enquanto uma instituição que ao crescer, se depara com novos desafios e também com a necessidade de rever/aprimorar o modus operandi atual.
Conforme cronograma divulgado na página da Universidade, no dia 18 de janeiro de 2013, os diferentes órgãos e setores terão até o dia 01 de março para o exame interno da Minuta do Novo Estatuto, que visa preparar a comunidade para as audiências públicas, que vão ocorrer de 04 a 08 de março. A proposta final a ser encaminhada pela Comissão ao Magnífico Reitor da UNIRIO, prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, será consolidada pela Comissão, no período de 11 a 15 de março, tendo como referência o resultado das discussões realizadas nas audiências públicas.
Solicitamos especialmente às direções e chefias o cuidado de programar em suas unidades as discussões no prazo do cronograma e que também incentivem e gerem as condições necessárias para a ampla participação nestas discussões e nas audiências públicas.
Desde já agradecemos o empenho de cada um nesta tarefa que é de todos, a aprovação do novo Estatuto da Unirio.
Cordialmente,
Profª. Drª. Valéria Cristina Lopes Wilke - Presidente da Comissão