Projetos de Pesquisa
Processos de Intertextualidade na Música brasileira para piano
Coordenadora: Lucia Barrenechea
O objetivo desta pesquisa é verificar a ocorrência de processos de intertextualidade em obras para piano selecionadas de Heitor Villa-Lobos e Mozart Camargo Guarnieri, tomando como fundamentação teórica os estudos de Michael L. Klein, Joseph Straus e Kevin Korsyn. Uma vez que estudos sobre a ocorrência da intertextualidade na obra para piano desses dois compositores brasileiros ainda são poucos, acredita-se na necessidade do aprofundamento dessa área de investigação, no intuito de ampliar o espectro de possibilidades interpretativas dessas obras. Este projeto se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa de teor predominantemente analítico. A análise intertextual realizada em obras de Villa-Lobos e Guarnieri selecionadas previamente será ponto de partida para a discussão de possíveis sugestões de interpretação das obras selecionadas, levando-se em conta que os processos de intertextualidade nas obras analisadas apontam a presença de textos musicais de outros compositores através de inúmeros procedimentos característicos de seus estilos.
Guerra-Peixe e o violão: música de câmara
Coordenador: Clayton Vetromilla
O presente projeto faz parte do grupo “A música de câmara brasileira e seus aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos”. A obra do compositor, professor, musicólogo, arranjador, regente e violinista César Guerra-Peixe tem sido objeto de estudos que buscam redimensionar sua importância no cenário nacional da música de concerto. Por outro lado, grande parte dessa produção que inclui o violão combinado com outro(s) instrumento(s) necessita de maior divulgação entre os músicos, em particular, e um público mais amplo de pessoas culturalmente interessadas.
Música Latino-Americana para sopros, violão e percussão: arranjos e obras originais
Coordenador: Clayton Vetromilla
As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música para sopros, violão e percussão, no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, envolvendo a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, revelando a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, no que diz respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance, estabelecendo-se uma inter-relação entre essas abordagens.
Técnicas e Estudos do Violão
Coordenador: Nicolas de Souza Barros
A presente pesquisa se propõe a produzir um material didático com o intuito de permitir aos estudantes e professores de música o acesso às principais fórmulas rítmicas encontradas na música popular brasileira, dividindo-as inicialmente em duas categorias relacionadas ao samba carioca e à sua percussão: bateria de escola de samba e roda de samba. Circunscrito em uma primeira etapa ao universo das escolas de samba, a pesquisa pretende selecionar, transcrever e ainda criar padrões rítmicos didaticamente elaborados e apresentados através do uso da notação musical tradicional.