Educação Patrimonial e Educação Integral: Experiência Metodológica através da Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP
Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções e transformações da educação escolar na cidade do Rio de Janeiro e identificar processos de qualidade na educação básica frente às perspectivas da educação integral idealizada pelo educador Anísio Teixeira com base em práticas pedagógicas experimentais. Para tanto, tomamos como referencial o projeto educacional dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs, que introduziu uma proposta pedagógica diferenciada na rede de ensino pública, voltada para a experiência cultural e social integrada ao conteúdo pedagógico escolar, sob a perspectiva da extensão do tempo das atividades educativas. O projeto “Escola de Bamba” é uma das atividades pedagógicas aplicadas e desenvolvidas nas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Educação (SME). Tendo em vista que o princípio da qualidade é um norteador da educação básica da referida cidade, o projeto desenvolve, por hipótese, uma proposta que atende aos interesses do sistema educacional do município. Esta pesquisa, em seu desenvolvimento, justifica-se por identificar, na rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, práticas pedagógicas que se utilizam de experiência com o objeto cultural patrimonial como fonte de conhecimento primário, buscando, assim, desenvolver novas experiências de ensino escolar, fortalecimento de identidade, preservação e elevação da auto-estima frente à realidade social. Apresenta, desta forma, subsídios para novas perspectivas e procedimentos para a garantia da qualidade do sistema educacional escolar. Em pesquisa de campo, observei que as práticas realizadas pela rede de ensino compreendem uma diversidade de ações que reúne educação, cultura e experiência social no âmbito da vivência social e cultural do aluno, mas sempre em consonância com seu desempenho e rendimento escolar. Dito isto, concluiu-se que práticas pedagógicas com experiência de elementos culturais, pertinentes ao ambiente social da criança, possibilitam um desenvolvimento qualitativo do ensino escolar e da formação de aprendizagem do aluno.