Releitura da concepção de educação integral dos CIEPS - para além das caricaturas ideológicas (Danielle Portilho)
Esta pesquisa propõe o debate em torno da temática ‘políticas públicas em
educação’, elegendo como foco a primeira concepção de educação integral em tempo
integral, e como objeto de estudo, o Projeto dos CIEPs – Centros Integrados de Educação
Pública, criado no Rio de Janeiro, durante o período de 1982 - 1986, por meio do denominado
I Programa Especial de Educação (PEE). O estudo originou-se a partir da dificuldade em
detectar a natureza político-ideológica da concepção de educação integral trazida no bojo do I
PEE, cuja caracterização veiculava uma linha de discursos voltada para caricaturas de cunho
político-partidário em detrimento do pensamento e ações político-pedagógicas que, também,
caracterizavam o Programa. Para conduzir este estudo buscamos, como ancoragem teórico-
metodológica, o diálogo com autores que nos apresentasse, primeiramente, um referencial
político-ideológico que dirigisse nosso olhar para quais ideologias e/ ou visões de mundo
estávamos em busca. Nesse sentido, convidamos Wallerstein (2002) como principal autor
para nos conduzir nesta direção. Por se tratar de uma pesquisa de cunho histórico-documental,
buscamos apoio, ainda, em autores que nos situassem em relação ao tema e trouxessem
contribuições sobre o contexto histórico que cenografou o nascimento e implantação dos
CIEPs, dentre os quais destacamos Cunha (1991); Sento-Sé (2000); Dias (2000); Maurício
(2001). Como referência para compreender as concepções de educação integral, neste e em
outros contextos, chamamos para o diálogo, Yus (2002); Jaeger (2001); Cavaliere (1996;
2002; 2003); Coelho (2003; 2005). Para direcionar a pesquisa histórica, realizamos um
levantamento bibliográfico que resgatasse o contexto dos CIEPs, bem como uma releitura de
diferentes concepções de educação integral. Em seguida, na pesquisa documental,
selecionamos como fontes dois documentos oficiais, a saber, o ‘Livro dos CIEPs ‘(1986) e a
publicação ‘Escola Viva, Viva a Escola n°1’ (1983) cujo conteúdo contido são as Teses de
Mendes. Para trabalhar estes documentos elegemos, como instrumento, a análise de conteúdo,
nos pautando nas orientações de Franco (2003) e Bardin (1977). Acreditamos que as reflexões
aqui direcionadas contribuíram para ampliar o debate sobre o tema, especialmente, em se
tratando das iniciativas encampadas por governos, a fim de retomar, como proposta
educacional, a educação/ escola de horário integral em seus planos de ação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação integral; Programa Especial de Educação - PEE; Centros
Integrados de Educação Pública - CIEPS; caricaturas ideológicas.