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Releitura da concepção de educação integral dos CIEPS - para além das caricaturas ideológicas (Danielle Portilho)

Esta pesquisa propõe o debate em torno da temática ‘políticas públicas em educação’, elegendo como foco a primeira concepção de educação integral em tempo integral, e como objeto de estudo, o Projeto dos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública, criado no Rio de Janeiro, durante o período de 1982 - 1986, por meio do denominado I Programa Especial de Educação (PEE). O estudo originou-se a partir da dificuldade em detectar a natureza político-ideológica da concepção de educação integral trazida no bojo do I PEE, cuja caracterização veiculava uma linha de discursos voltada para caricaturas de cunho político-partidário em detrimento do pensamento e ações político-pedagógicas que, também, caracterizavam o Programa. Para conduzir este estudo buscamos, como ancoragem teórico- metodológica, o diálogo com autores que nos apresentasse, primeiramente, um referencial político-ideológico que dirigisse nosso olhar para quais ideologias e/ ou visões de mundo estávamos em busca. Nesse sentido, convidamos Wallerstein (2002) como principal autor para nos conduzir nesta direção. Por se tratar de uma pesquisa de cunho histórico-documental, buscamos apoio, ainda, em autores que nos situassem em relação ao tema e trouxessem contribuições sobre o contexto histórico que cenografou o nascimento e implantação dos CIEPs, dentre os quais destacamos Cunha (1991); Sento-Sé (2000); Dias (2000); Maurício (2001). Como referência para compreender as concepções de educação integral, neste e em outros contextos, chamamos para o diálogo, Yus (2002); Jaeger (2001); Cavaliere (1996; 2002; 2003); Coelho (2003; 2005). Para direcionar a pesquisa histórica, realizamos um levantamento bibliográfico que resgatasse o contexto dos CIEPs, bem como uma releitura de diferentes concepções de educação integral. Em seguida, na pesquisa documental, selecionamos como fontes dois documentos oficiais, a saber, o ‘Livro dos CIEPs ‘(1986) e a publicação ‘Escola Viva, Viva a Escola n°1’ (1983) cujo conteúdo contido são as Teses de Mendes. Para trabalhar estes documentos elegemos, como instrumento, a análise de conteúdo, nos pautando nas orientações de Franco (2003) e Bardin (1977). Acreditamos que as reflexões aqui direcionadas contribuíram para ampliar o debate sobre o tema, especialmente, em se tratando das iniciativas encampadas por governos, a fim de retomar, como proposta educacional, a educação/ escola de horário integral em seus planos de ação. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral; Programa Especial de Educação - PEE; Centros Integrados de Educação Pública - CIEPS; caricaturas ideológicas.

PDF document icon Dissertação PPGEdu - Danielle Portilho.pdf — Documento PDF, 1001 KB (1025113 bytes)

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