Disciplinas Obrigatórias
Primeiro período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO |
30h | 02T | ||||||||
Técnicas de Estudo. Formas de Apresentação do Trabalho Científico - escrito e oral. Recursos de Informática para a Produção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Normas ABNT; Fontes e Formas de Busca de informação. Instituições de Informação e de Pesquisa. A pesquisa na UNIRIO. | |||||||||||
HFC0065 | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | 60h | 04T | ||||||||
Aparecimento da Filosofia na cultura ocidental. Pré-socráticos. Sofistas. Sócrates. Noções sobre o pensamento platônico e aristotélico. Paidéia (a educação entre os gregos). Algumas reflexões filosóficas do mundo medieval, moderno e contemporâneo. | |||||||||||
HFC0067 |
ANTROPOLOGIA CULTURAL |
60h | 04T | ||||||||
O campo do conhecimento da Antropologia Cultural. A Antropologia no quadro das Ciências Sociais e o enfoque da diversidade cultural humana. Perspectivas contemporâneas da Antropologia Cultural: produção simbólica, visões de mundo e identidade cultural como domínios de teorização. Processos educacionais e conflitos na escola sob o prisma da Antropologia Cultural. | |||||||||||
HFE0068 |
HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES |
60h | 04T | ||||||||
Escola na Antigüidade. Escola na Idade Média. Fundação das Universidades no período medieval. Instituição escolar na Idade Moderna. Instituição escolar na Idade Contemporânea. |
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HFE0051 |
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
60h | 04T | ||||||||
Relações entre psicologia e educação. Fatores intrapessoais e sócio-ambientais do processo ensino – aprendizagem. Conhecimento psicológico e prática educativa. |
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HFE0054 |
EDUCAÇÃO E SAÚDE |
30h | 02T | ||||||||
Conceito de saúde e seus variados aspectos. Saúde individual, saúde coletiva, aspectos envolvidos na ação preventiva de saúde. A saúde como promoção e prevenção. |
Segundo período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HFE0050 |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
60h | 04T | ||||||||
Conceitos e significados de política. A relação entre política e poder. As tipologias das formas de poder. Poder econômico como base da ação política. Desenvolvimento das relações econômicas como determinante do desenvolvimento político e seus reflexos na política educacional. Perspectivas contemporâneas em torno das relações entre Estado, Educação e Sociedade. Políticas educacionais implementadas no Brasil e seus condicionantes políticos, econômicos, sociais e culturais. | |||||||||||
HFE0053 |
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA |
60h | 04T | ||||||||
Educação e Filosofia. Educação e valores. Educação e Cultura. Educação e Ideologia. Teorias pedagógicas do período moderno. Teorias da Escola Tradicional do século XIX. Teorias pedagógicas escolanovistas. Teorias educacionais tecnicistas. Teorias educacionais crítico-reprodutivistas. | |||||||||||
HFE |
EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA |
60h | 04T | ||||||||
A relação entre Educação e Sociologia: a contribuição de Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu e de pensadores brasileiros. Educação, ideologia e poder. Temas contemporâneos: aceleração do tempo, diluição do espaço e seus reflexos no campo educacional. Educação e realidade brasileira. Determinantes sociais da escolarização. |
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HFE |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
60h | 04T | ||||||||
Pedagogia jesuítica. Reformas pombalinas. Legislação e ensino no Brasil imperial. Legislação e ensino na Primeira República. Reformas educacionais. A educação no período Vargas. Primeira LDBEN – 4.024/61. Educação no período nacional-desenvolvimentista. Movimentos de educação popular. Educação no período da ditadura militar e a pedagogia autoritária. Pedagogia social e crítica. Educação no período da abertura democrática e a construção da Lei 9.394 /96. | |||||||||||
HFE | PSICOLOGIA DA INFÂNCIA | 60h | 04T | ||||||||
O nascimento da categoria criança no Ocidente. Construção do sujeito, o infantil e a sexualidade. A inscrição da criança no desejo dos pais. Desenvolvimento e aprendizagem. A escola e a socialização da criança. Problemas psicológicos e somatizações na infância |
Terceiro período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HFE0062 | EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA | 30h | 02T | ||||||||
Discussão dos conceitos básicos da economia política, tais como: mercado, dinheiro, trabalho e capital em suas relações com as práticas sociais escolares, a partir da análise dos principais contextos históricos de industrialização: a acumulação primitiva, a industrialização do século XIX, o capitalismo do século XX e s reestruturação do processo produtivo. | |||||||||||
HFE | PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO | 30h | 02T | ||||||||
Pensamento educacional brasileiro no final do século XIX. Pensamento educacional brasileiro no período da Primeira República. A influência do pensamento pedagógico da Escola Nova no contexto educacional brasileiro. Pensamento educacional brasileiro no período do Nacional Desenvolvimentismo. | |||||||||||
HDI0065 | DIDÁTICA | 60h | 04T | ||||||||
A didática enquanto organizadora do trabalho pedagógico. O contexto histórico-crítico, a relação educação-sociedade e suas interfaces com a Didática. A interdisciplinariedade. A didática enquanto disciplina de mediação e emancipação da prática educativa. |
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HFE0045 | DINÃMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR | 30h | 03 (02T-01P) | ||||||||
Noção de sistema. Estrutura e sistema. Organização da Educação Nacional: do período jesuítico ao contexto atual. Educação na Constituição Federal de 1988. Lei 9394/96. Educação: direitos e deveres; finalidades e objetivos. Responsabilidade dos entes federados para com a Educação. Responsabilidades dos estabelecimentos de ensino, dos docentes e da comunidade para com a Educação. O Plano Nacional da Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais. |
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HFE | PENSAMENTO E LINGUAGEM | 60h | 04T | ||||||||
Pensamento e palavra. Discussão da fala egocêntrica em Piaget e em Vygotsky. Hipótese sobre as origens culturais da aquisição do conhecimento humano de Tomasello. Abordagem pragmática de Wittgenstein e os conceitos de jogos de linguagem, forma de vida e contextualismo. Aproximações entre Wittgenstein e Paulo Freire. |
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HDI |
CURRÍCULO |
60h | 04T | ||||||||
O currículo escolar. Aspectos fundantes da história do currículo. Diferentes tendências educacionais e as concepções de currículo decorrentes. Teorias tradicional, crítica e pós-crítica em currículo. O currículo como um campo de estudo. Currículo oficial, currículo real e currículo oculto. O papel do professor no debate e construção curricular. As reformas educacionais em currículo. A LDB e as questões curriculares. A prática pedagógica e o currículo. |
Quarto período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI0105 | ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Conceito de estatística. Coleta, organização e análise de dados quantitativos e qualitativos. Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas do campo da pesquisa em Educação. Uso e interpretação de medidas de resumo, dispersão e relação. | |||||||||||
HFC0076 |
EPISTEMOLOGIA |
60h | 04T | ||||||||
Conhecimento geral e conhecimento científico. A crise do paradigma newtoniano. Desenvolvimento da epistemologia, Abordagens epistemológicas. Objetividade e subjetividade do conhecimento científico. |
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HDI | DIDÁTICA : QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS | 30h | 02T | ||||||||
Discussões contemporâneas no campo da Didática. Papel social da escola. Papel social do professor. Saber docente. A prática docente. O planejamento. Tempo e espaço escolares. Métodos e técnicas de ensino. Relação professor /aluno. Contrato Didático. Conhecimento científico e conteúdo escolar: a transposição didática. | |||||||||||
HFE0066 | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60h | 04T | ||||||||
Desvios da “normalidade”. A sociedade e a natureza variável de critérios na definição das diferenças. O portador de necessidades educativas especiais, problemas e desafios na inclusão social-escolar. |
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HDI0070 | EDUCAÇÃO INFANTIL | 60h | 04T | ||||||||
Criança e cultura: concepções de infância e sociedade. História e política da Educação Infantil no Brasil: origem e papel da creche e da pré-escola. Políticas públicas para a infância. Legislação e Educação Infantil. Concepções de Educação Infantil, pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas. Linguagens, alfabetização, leitura e escrita no cotidiano da creche e da pré-escola. Pressupostos, impasses e perspectivas na formação de profissionais da Educação Infantil. |
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HDI | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO | 75h | 03 (01T+02P) | ||||||||
Estágio em escolas públicas nas classes dos cursos de formação de professores-nível médio. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final. |
Quinto período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI | AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
A avaliação e o papel social da escola e do professor. Opções teórico-metodológicas e suas relações com avaliação. Discussões contemporâneas sobre avaliação educacional. Avaliação como prática investigativa. Avaliação formativa. Avaliação diagnóstica. Práticas avaliativas. Instrumentos de avaliação. Políticas de avaliação. Avaliação e ética. |
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HFE | GESTÃO EDUCACIONAL | 60h | 04T | ||||||||
Definição. Conceitos e Amplitude. Gestão democrática: Contexto legal; Autonomia; Centralização/Descentralização. Teorias Contemporâneas em Administração. Gestão da Educação formal e não formal. Organização e instituições. Alternativas Organizacionais: o paradigma clássico e o paradigma emergente. O homem e a organização. |
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HDI | CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO I | 30h | 02T | ||||||||
Epistemologia da construção do conhecimento nas Ciências Sociais e Educação infantil. Práticas cotidianas em Ciências Sociais na Educação Infantil. Conhecimento do mundo natural e social. Estruturas espaço-temporais. Referenciais curriculares para a Educação Infantil. Leitura do mundo e a construção da lógica infantil. Geografia e a história na Educação Infantil: família, rua, escola e bairro. O “eu” e o “outro”. |
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HDI | ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. | 60h | 04T | ||||||||
Alfabetização como ato político. Oralidade e escrita: a relação entre saber e poder. Concepções de alfabetização, leitura e escrita: pressupostos teórico-epistemológicos e conseqüências metodológicas. Alfabetização e Letramento. Alfabetização e avaliação: o erro no processo de construção do conhecimento. Professora alfabetizadora: pesquisadora de seu fazer pedagógico. Alfabetização: processo e responsabilidade coletivos. |
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HFE | EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60h | 04T | ||||||||
A educação de pessoas jovens e adultas e o mundo do trabalho. A relação entre educação e trabalho. O trabalho como princípio educativo e produtor de saber. A gestão do trabalho. As novas tecnologias e as mudanças nas relações de trabalho. O papel das instituições escolares/metodologias educacionais no enfrentamento das crises do trabalho. | |||||||||||
HDI | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL | 75h | 03 (01T+02P) | ||||||||
Estágio em escolas públicas nas classes de Educação Infantil. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final. |
Sexto período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI | METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Introdução ao trabalho científico no campo das ciências humanas e sociais. Os paradigmas da investigação em educação. Apresentação dos diferentes tipos de estudos e seus respectivos métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados. Perspectivas de análise de dados. A elaboração de um pré-projeto de pesquisa. |
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HFE |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
30h | 02T | ||||||||
Definição e tipos de planejamento. A relação macro e micro política. O diagnóstico como primeiro passo do planejamento. O Plano Nacional de Educação. Os Planos estaduais e municipais de educação. O planejamento participativo. O projeto político pedagógico da escola: missão; finalidade e objetivos. A gestão e o planejamento educacional: as interfaces. A avaliação institucional da educação básica e do ensino médio. |
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HDI |
CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO II |
90h | 05 (04T+01P) | ||||||||
Epistemologia da construção do conhecimento nas Ciências Sociaisde Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a História e a Geografia e os temas transversais: ética e pluralidade cultural. Globalização, cidadania, ética e racismo. Discriminação no livro didático. A lei n° 10.639. Habilidades específicas: métodos e técnicas de ensino das Ciências Sociais. Planejamento do ensino nas Ciências Sociais. Projeto político pedagógico. Avaliação da aprendizagem nas Ciências Sociais. |
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HDI |
CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO I |
30h | 02T | ||||||||
Trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil. Concepções de Educação da Infância, Criança e seu desenvolvimento cognitivo , afetivo e cultural para a aprendizagem dos fenômenos da Natureza. Educação diferenciada e outras formas de aprender Ciências Naturais na infância. A creche, a pré-escola e os materiais e metodologias – o cuidar e o educar. Etnometodologia, metodologia participativa e educação pelos pares. A natureza e a importância da aprendizagem holística e integrada. Construção de materiais didáticos inovadores e compreensão dos conteúdos básicos das Ciências Naturais para a qualidade da aprendizagem. | |||||||||||
HFE0075 |
EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS |
60h | 04T | ||||||||
Concepções de alfabetização/Letramento. Pressupostos teórico-metodológicos e as metodologias. Alfabetização/Letramento. Contribuições das pesquisas em EJA para o fazer pedagógico. Pedagogia da leitura, a pedagogia da escrita. Abordagens intradisciplinar, interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar. |
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HDI |
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO I | 30h | 02T | ||||||||
Tendências atuais da pesquisa em Educação Matemática. Análise dos mitos, das metodologias, dos enfoques e dicotomias do ensino da matemática. Saberes e práticas docentes. Estruturas conceituais, história e a epistemologia da Matemática. Atividades de construção de conceitos associadas a: diferentes contextos, ludicidade e resolução de problemas. |
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HFE | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS | 75h | 03 (01T+02P) | ||||||||
Estágio em escolas públicas e em espaços educativos conveniados com o Ministério da Educação, nas classes dos cursos de formação de educação de pessoas jovens e adultas. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório. |
Sétimo período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 30h | 02T | ||||||||
Histórico da Educação a Distância (EAD). Aspectos metodológicos da EAD. Projeto Político Pedagógico nessa modalidade. | |||||||||||
HDI | FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO | 30h | 02T | ||||||||
O financiamento da educação básica pública no Brasil: do contexto histórico ao atual. O orçamento público e fontes de recursos para a educação. Mecanismos de distribuição e controle dos recursos públicos destinados à educação. |
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HDI | LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO | 90h | 05 (04T+01P) | ||||||||
Ciências da linguagem e tendências no ensino de língua materna: filológica, gramatical e lingüística. Metodologia crítica e ensino de língua: categorias básicas de análise – poder, ideologia, cidadania, identidade/diversidade. Parâmetros curriculares nacionais e o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. Leitura e escrita. Princípios político-filosóficos e aspectos teórico-metodológicos no trabalho com a língua materna. Noções de erro, desvio e agramaticalidade.Em direção a uma educação lingüística | |||||||||||
HDI | CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO II | 90h | 05 (04T+01P) | ||||||||
O contexto sócio-econômico-cultural contemporâneo e a aprendizagem em Ciências Naturais. Breve histórico do ensino das Ciências Naturais no Brasil. As Ciências de Laboratório e os Saberes Populares sobre a Natureza. Etnociência e os avanços das Ciências de Laboratório. Tendências Metodológicas para a aprendizagem dos fenômenos da Natureza – etnometodologia, trabalho de campo e educação pelos pares. Conteúdos atualizados e conhecimentos de fronteira das Ciências, suas aplicações e críticas. Temas transversais: Sexualidade, Promoção à Saúde, Performances do Corpo, Conhecimentos étnicos, culturais. Análise das políticas públicas educacionais – PCNs e outras. Construção de material didático. |
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HDI | MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO II | 90h | 05 (04T+01P) | ||||||||
Conceitos básicos dos campos de Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma. Tratamento intra, inter e multidisciplinar da matemática escolar. Avaliação e papel do erro nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Análise e avaliação de parâmetros, currículos e programas, materiais didáticos, livros didáticos e paradidáticos em Matemática. Observação e análise de aulas. Produção de atividades e materiais didáticos. | |||||||||||
HFE | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL | 75h | 03 (01T+02P) | ||||||||
Estágio em instituições públicas nas áreas de gestão escolar e/ou não-escolar. Investigação e análise sistemática do cotidiano da gestão escolar e não-escolar, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de Pedagogia. O exercício das atividades de gestão, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de gestão e relatório escrito final. |
Oitavo período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HFE | EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS | 60h | 04T | ||||||||
As teorias presentes na cultura/educação popular e vinculações com o saber científico. Os conceitos de cultura/educação popular. A cultura do povo e a cultura popular. A cultura como ordem simbólica. As representações da cultura enquanto categorias construtoras de identidades. Os movimentos sociais e as modalidades de ação educativa, formas de intervenção comunitária e suas contribuições para os projetos pedagógicos do século XXI. | |||||||||||
HDI | ARTE E EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Aspectos psico-sociológicos da música. A dimensão cultural dos produtos sociais considerados musicais. A retoricidade do discurso musical. Funções da música na sociedade e na escola. A construção de discursos musicais na educação básica. Estratégias de avaliação do trabalho musical. Conhecimentos teóricos e práticos sobre a linguagem teatral e sua inserção no processo educativo. As metodologias do ensino do teatro e a escola. O papel do jogo dramático no desenvolvimento infantil. A função social do teatro. |
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HDI | IMAGEM E EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Questões da Semiótica; Imagens fixas e em movimento – história das tecnologias de produção, transmissão, gravação e recepção das imagens. Análise crítica de produtos culturais imagéticos - mídias. Ética nas Imagens. Reflexões sobre imagem e educação: papel da imagem no processo ensino-aprendizagem; produção e análise de materiais educativos e uso didático das mídias. |
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HDI | LITERATURA NA ESCOLA | 30h | 02T | ||||||||
Natureza e especificidade do texto literário: a questão da literatura infantil. Livros e literatura: ilustração e imagem. Estratégias da narrativa fantástica e maravilhosa: o conto de fadas. Brincando com as palavras: a hora e a vez da poesia. Literatura e cultura: histórias da mitologia afro-brasileira, mitos indígenas e cultura popular. Escolarização do texto literário em questão. |
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HDI0071 | CORPO E MOVIMENTO | 60h | 04T | ||||||||
Aspectos históricos, antropológicos e culturais. Corpo, disciplina, gênero e sexualidade. Corpo e a relação com o outro, consciência corporal e a identidade. O direito de movimentar-se. O movimento como recurso de prazer, educação e saúde. |
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HDI |
MONOGRAFIA I | 60h | 03 (21T+01P) | ||||||||
Metodologia da pesquisa e o trabalho monográfico de final de curso de graduação. Projeto e relatório de pesquisa. Elaboração do projeto de monografia. |
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HDI | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 75h | 03 (01T+02P) | ||||||||
Estágio em escolas públicas nas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais brasileiras, tomando-se por base a relação teoria-prática presente nos contextos das disciplinas do curso de Pedagogia. O exercício das atividades de magistério, de forma crítica e investigativa, a partir das sistematizações elaboradas. Observação, prática de aulas e relatório escrito final. |
Nono período
Código | Disciplina | Carga Horária | Nº de Créditos | ||||||||
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HDI | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 60h | 04T | ||||||||
Língua Brasileira de Sinais e suas singularidades lingüísticas. Vivência da LIBRAS a partir do contato direto com um(a) professor(a) surdo(a). Implicações do Decreto n° 5.526 para a prática escolar e formação do(a) professor(a) | |||||||||||
HFE | PSICOLOGIA INSTITUCIONAL | 30h | 02T | ||||||||
Campo e atuação da Psicologia Social. Dinâmica grupal. Psicologia das instituições. Problemas do sujeito e da coletividade na instituição. Burocracia; problemas psicológicos no trabalho; gangs. | |||||||||||
HDI | INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO | 60h | 04T | ||||||||
Políticas nacionais de implantação de informática educativa. Diferentes sites, softwares educativos e aplicativos, suas possíveis aplicações didáticas e critérios de escolha. Formas de comunicação via rede e possibilidades de pesquisas pela internet com os respectivos usos em sala de aula. Plataformas para educação a distância. |
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HDI |
MONOGRAFIA II | 90h | 3P | ||||||||
Elaboração e apresentação da monografia de final de curso. |