Você está aqui: Página Inicial

Escola de Educação - Comunica

did informa


COMUNICADO IMPORTANTE – TRANSPORTE INTERCAMPI

por Comunicacao UNIRIOpublicado 10/08/2018 15h51, última modificação 10/08/2018 15h51

Em decorrência das dificuldades para operacionalizar as manutenções preventivas e corretivas dos ônibus da Universidade, principalmente em decorrência dos entraves na realização das estimativas de custos, em pelos menos três oficinas mecânicas cadastradas no Sistema Integrado de Cadastramento do Governo Federal – SICAF, comunicamos que no período de 13 a 17 de agosto de 2018 não haverá disponibilidade de transporte. Estamos adotando medidas prementes para a regularização do transporte. Requeremos a compreensão e cooperação, e com certeza estamos trabalhando para a solução.


HORARIO 2.2018


VESPERTINO E NOTURNO - COM SALAS DE AULA

CLIQUE AQUI


LICENCIATURAS - COM SALAS DE AULA

CLIQUE AQUI

 


 

 

nota falecimento Wagner

 

 


 

Aviso de disciplinas - Pedagogia e Licenciaturas

 

 

As disciplinas abaixo listadas iniciarao suas aulas na semana do dia 20 de agosto
Terca - Curriculo - noturno - 18 as 22 h
Quarta - Metodologia da Pesquisa - noturno - 18 as 22 h
Quinta - Arte e Educacao - vesp - 13 as 17 h
Sexta - Arte e Educacao - noturno - 18 as 22 h
Sabado - Estagio ensino medio  e estagio ensino fundamental (que estava com o prof Paulo)
Terca - Estatistica
Quarta - Matematica II -  noturno - 18 as 22 h
Quinta - Matematica II - vesp - 13 as 17 h
Quinta - Estagio ensino Fundamental - 17 h
Sexta - Matematica I - vesp
Sexta - Matematica I - noturno
Sexta - 17 h - Estagio ensino fundamental (que estava com o prof Paulo Tassio)
Segunda - Alfabetizacao, leitura e escrita - vesp
Quarta -Alfabetizacao, leitura e escrita - not

Informamos que as aulas do professor Paulo de Tassio estarao vagas no momento porque este teve que sair do contrato para assumir vaga em outra universidade e esta sendo chamado novo professor para as turmas.
Obrigada a todos!
Adrianne Ogêda e Adriana Hoffmann
Chefia de Didatica

 

 


As aulas de matemática I e II (Vespertino e Noturno) e Arte e Educação

não começarão na semana de 13 a 17 de agosto.

Comunicamos que a convocação dos novos professores estão em processo. Estamos acompanhando junto ao Setor de Provimento o andamento  e assim que  ele possa assumir, informaremos a todos!


Adrianne Ogêda e Adriana Hoffmann
Chefia do Departamento de Didática
Escola de Educação

 

  • Psicologia e Educação, Prof. Dr. Ricardo Salztrager, quarta 13h-17h - terão início em 22 de agosto.
  • Atenção Disciplina Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos-Práticos - Profª. Drª. Maria Alice

 

 

Curso Maria alice


Acontece na Quarta, 08 de agosto

 

Seminario 08 ago

 

 


 

 

copy4_of_CursodeFrias20182.png

A disciplina CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR começa segunda(23), 10h, no auditório da Nutrição, no prédio da Nutrição. Cronograma e leituras da disciplina serão enviados via e-mail, motivo pelo qual é imprescindível que o aluno faça cadastro através do link https://goo.gl/forms/WhBjNNy8MRysFO6D3

A disciplina CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR ocorrerá, durante a semana, distribuída entre a sala 301N do CCET e o auditório da Nutrição


 

INFORME:

A Secretaria da Escola de Educação está fechando às 19 horas.

09/07 a 17/08

Devido a férias do Servidor.

 


 

 

copy_of_pesquis.png


HORÁRIO da Secretaria da Escola na Copa - 1a. Fase

 

Jogos do Brasil, 27 de junho, às 15h a Secretaria não irá abrir.

 


HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

VESPERTINO, NOTURNO E OPTATIVAS

Clique Aqui

 

Obs.: Alguns nomes de professores poderão ser substituídos, mas a disciplina permanecerá no dia e horário informado no quadro.


 

copy_of_prematricula2.2018.JPG

ou

Clique aqui

 



CONCURSO CULTURAL: LOGOTIPO 30 ANOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO

 

 

 


Conforme o edital, divulgamos hoje, 17/05/2018, a votação de cada trabalho inscrito:

 

Total de Votantes 67

Inscrição 03 - 39 votos

Inscrição 04 - 07 votos

Inscrição 05 - 21 votos

O trabalho n. 03, da participante JULIANE OLIVEIRA DA COSTA SILVA foi encolhido como o logotipo dos 30 anos da Escola de Educação.

 

Amanhã entregaremos a premiação às 19 horas no Auditório Paulo Freire!

AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS!!!!

 



Conforme o edital, divulgamos hoje, 11/05/2018, as Imagens e a Descrições de cada trabalho selecionados para a votação pelas/os Estudantes, Técnicas/os e Docentes da Escola de Educação nos dias 15 e 16 de maio das 17 horas às 19 horas:

 

Inscrição 03

 

Inscrição 04

 

Inscrição 05

 

 



Conforme o edital, divulgamos hoje, 10/05/2018, as notas dadas nos trabalhos inscritos pela Comissão. Apenas três inscrições irão para a votação nos dias 15 e 16 de maio:

RESULTADO concurso logo 30 anos

Dúvidas consultem o Edital.


Conforme o edital, divulgamos hoje, 04/05/2018, a comissão julgadora formada pelos seguinte professores:

 

Claudia de Oliveira Fernandes (DID),

José Damiro de Moraes (DFE)

Rosimeri da Silva Pereira (DFE)

Terezinha Maria Losada Moreira (DID)

Silvério Augusto Moura Soares de Souza (UFF)

 

 


 

Conforme o edital, estamos divulgando os inscritos no Concurso do Logotipo de 30 anos da Escola de Educação.

Relação dos participantes em ordem alfabética inscritos no concurso:

- Beatriz Moreira Pantel concorrendo com 2 trabalhos.

- David de Lima Silva Bezerra e Maria Antônia Sattamini de Souza concorrendo juntos com 2 trabalhos.

- Juliane Oliveira da Costa Silva

- Raíssa Carvalho de Alcantara

Amanhã, 04 de maio, iremos divulgar a composição da comissão avaliadora neste mesmo espaço.

Direção da Escola de Educação.


CONCURSO CULTURAL: LOGOTIPO 30 ANOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO


A ESCOLA DE EDUCAÇÃO torna público que estão abertas, no período de 17 a 27 de abril de 2018, as inscrições para o Concurso “Logotipo 30 anos da ESCOLA DE EDUCAÇÃO”. O presente concurso tem como objetivo escolher o logotipo oficial das Comemorações dos trinta anos da Escola de Educação da UNIRIO.

O logotipo vencedor será utilizado em todos os materiais que a ESCOLA DE EDUCAÇÃO julgar pertinente, como documentos administrativos, site, cartazes, placas, folder e demais materiais informativos e multimídia, durante o período comemorativo. A arte escolhida receberá um "tablet" como premiação

MAIS INFORMAÇÕES:

Concurso Logo 30 Anos

 

 


 

 

Calendario de Reuniões

 



 

sobrerequerimento.JPG



Saudações a todas e a todos!
A comissão organizadora da Semana da Educação da UNIRIO - Tânia Mara Tavares da Silva, tem o prazer de convidá-los para a sua oitava edição que traz, nesse ano de 2018, o tema: Educações, Éticas e Estéticas: Qual é a sua?

O evento ocorrerá no período de 14 a 20 de maio, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UNIRIO. Queremos muito contar com a participação de todos e pedimos que nos enviem, até o dia 04 de abril, propostas de atividades que pretendam coordenar na Semana. Para a inscrição das propostas, criamos um formulário que está disponível no site do evento (https://educacaounirio.wixsite.com/semanaeducacao) bastando acessar a guia “Proposição de atividades”. Para acessar diretamente a guia, utilize o link a seguir: https://educacaounirio.wixsite.com/semanaeducacao/submissao-de-atividades

Logo que definirmos as atividades a serem realizadas, divulgaremos a programação da semana e a abertura de inscrições aos participantes interessados.


Até breve!

Prof. Luiz Carlos de Souza

 

Coordenação da Semana


Manifesto

O DESMONTE DA ESCOLA PÚBLICA E OS EFEITOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: EXCLUSÃO, PRECARIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, DESRESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO

As entidades nacionais abaixo relacionadas vêm a público se manifestar contra a precarização da formação das juventudes brasileiras, a privatização e o empresariamento da oferta pública de Ensino Médio e a desresponsabilização do Estado para com sua obrigatoriedade constitucional. São estes os efeitos nefastos da ação do governo de Michel Temer sobre a educação básica brasileira, que aprofundam as desigualdades educacionais e sociais, ameaçam a democratização do ensino público e distanciam a juventude do direito inalienável à educação com qualidade social. O Jornal Folha de S. Paulo de hoje, 20 de março de 2018, veicula matéria na qual dá publicidade a algo já esperado, desde a aprovação da Lei 13.415/17 que teve origem na MP 746/16. A Lei da reforma do Ensino Médio passou a permitir que fossem utilizados recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para realização de parceiras com o setor privado, inclusive para que empresas de educação a distância ofertassem cursos nessa modalidade e que seriam usados para a integralização dos currículos dos/das estudantes nesse nível de ensino. O empenho em agradar o empresariado nacional, interlocutor preferencial do MEC, no entanto, eleva essa possibilidade ao extremo ao regulamentar que até 40% do Ensino Médio possa ser feito a distância...

São amplamente conhecidas as condições de precariedade de grande parte da oferta pública da última etapa educação básica no País, que carece de maiores investimentos. A reforma do Ensino Médio vai aprofundar essa precariedade, reduzindo o currículo ao mínimo, e agora, induzindo a oferta a distância. Essa reforma amplia as desigualdades educacionais que marcam o processo formativo da(s) juventude(s) brasileiras e retira dos/das jovens, sobretudo os da escola pública, o direito a uma formação plena, de qualidade, como requer e estabelece a Constituição Federal de 1988, consolidando o processo de apartheid social dos mais pobres.

O financiamento da oferta privada com recursos públicos significa, além de privatização stricto sensu, que o governo federal e os governos distrital e estaduais, estarão terceirizando o que é de sua responsabilidade constitucional. O Ensino Médio é parte constitutiva da educação básica e precisa cumprir a função precípua de contribuir para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Não é admissível que frente ao desenvolvimento histórico da ciência, da arte e da cultura os jovens pobres sejam afastados da escola limitando o tempo presencial a três dias por semana. Igualmente inadmissível é o uso do dinheiro público para a mercantilização desse nível de ensino de acordo com interesses, demandas e necessidades que não correspondem aos das nossas juventudes.

Consideramos muito grave a possibilidade de mudança de orientação curricular do Ensino Médio, a partir de parâmetros mercadológicos e neoliberais, que predominam nas iniciativas privadas, comprometendo uma formação sólida, crítica e contextualizada socialmente para todos os estudantes.  A atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com o fim de regulamentar a reforma, está ocorrendo de forma restrita no Conselho Nacional de Educação, sem participação das pessoas diretamente interessadas, o que agrava o problema apontado. É urgente que o CNE abra o diálogo com a sociedade, as instituições formadoras, as entidades representativas de pesquisadores, professores e estudantes, como já o fez em outros momentos de sua história, e não apenas com o empresariado.

Diante da gravidade dessa situação tornamos pública nossa indignação e conclamamos a sociedade a se manifestar em defesa da educação básica e de um Ensino Médio de qualidade para todos. Exigimos desse governo e do Conselho Nacional de Educação que respeitem as vias tradicionalmente constituídas com vistas à elaboração das normas que regulamentam a educação brasileira.

20 de março de 2018.

Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio (MNDEM)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE)

Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)

Associação Brasileira de Currículo (ABdC)

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA)

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR)

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Ação Educativa

Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

 

 


- SALAS DE AULA -

versão definitiva 13/03/2018

HORÁRIO Pedagogia Vespertino e Noturno com Salas de aula (CLIQUE AQUI).

Disciplinas Pedagógicas (CLIQUE AQUI)

 

Legendas:

CCH - Prédio do CCH

ENF - Prédio da Enfermagem

PAN - Prédio Padre Anchieta

RU - Restaurante Universitário

NUT - Prédio da Nutrição

 

 


 

 

disciplina Sandra


Novidade!!!

 

Manual do Estudante (CLIQUE AQUI)

 


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DA ESCOLA


(Fevereiro e Março)

De segunda a Sexta de 13H Às 20h


PLANTÃO DAS COORDENAÇÕES DE CURSO:

CURSO VESPERTINO: SEGUNDAS-FEIRAS das 16H às 18H

CURSO NOTURNO: SEGUNDAS-FEIRAS das 18H às 20H

 

Nota: Formulários e Requisições estão disponíveis em "Formulários" nesta página,

algumas declarações, como de matrícula, podem ser encontradas no Portal do Aluno.

 

Formulários disponíveis:


Declaração de Aceite - Orientação em Mono I

Declaração de Aceite - Orientação em Mono II

Ficha de Avaliação de Monografia II

Formulário de Apoio a Eventos Acadêmico-científico-culturais

Formulário para Avaliação e Creditação de Atividades Complementares (professores)

Cadastro de Monitoria

Formulário de Requerimento

Declaração FETRANSPOR (Cotista)

Declaração FETRANSPOR (não-cotista)


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA


Nota de Pesar

pesar 15 março

 


Comunicado Departamento de Didática

comunicado did


Documentos produzidos na Discussão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia

Clique Aqui.

 


Comunicado 05 de março - Departamento de Didática

 

comunicado 05 03 DID


Comunicado do Departamento de Didática

 

copy_of_comunicadoDID.JPG

 


 

Seminário: Projeto Pedagógico da Escola de Educação da UNIRIO

Prezados Discentes e Docentes,

Atualmente, a Escola de Educação da UNIRIO está passando por um processo de reformulação curricular do curso de Pedagogia.

Assim, estamos organizando um Seminário para debater e discutir coletivamente sobre a estrutura do curso de Pedagogia que queremos, de forma que possamos ouvir os anseios dos alunos e professores e em consonância com as disposições legais.

Estaremos também montando uma Mesa redonda com convidados de outras instituições a fim de conhecer as experiências de atualização/revisão curricular do curso de Pedagogia de outras instituições que já vivenciaram ou ainda estão vivenciando também este processo a fim de enriquecer o debate e trocar experiências.

Desta forma, convidamos todos os alunos e professores da Escola de Educação para pensarmos juntos sobre a nova estrutura do curso de Pedagogia que queremos.

Sua participação será muito importante!

Contamos com você.

Seminário: Projeto Pedagógico da Escola de Educação da UNIRIO

Data: 07/03/2018 (4ª feira)

Horário: 9:00h às 17h

 

Local: CCH – UNIRIO – Avenida Pasteur, 458 – Urca – Rio de Janeiro-RJ



 

 

Email coordenações

 


 

comissodematricula.JPG



PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO

 

PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO



Lista de Inscritos nos Curso de Férias

 

Cursos de Férias - PDF

 


Estudantes situação regular no ENADE

Vespertino / Noturno

 

Os estudantes que não apresentaram justificativa correm o risco de ter que fazê-la diretamente ao MEC, por meio do sistema ENADE


Recesso Escola de Educação

 

A Escola de Educação permanecerá fechada na semana de 26 a 30 de dezembro de 2016, retornando ao seu funcionamento no dia 03/01/2017 - lembrando que os técnicos da Secretaria estão em greve e com plantões às quartas feiras, pedidos urgente devem ser enviados para o e-mail da escola (cch_educacao@unirio.br).

Os formulários para Fetranspor (bem como o de Requerimento) estão nesta página e podem ser preenchidos e levados para a secretaria para serem assinados ou entregues.

Importante, no Portal do Aluno existem algumas declarações que pode sem utilizadas pois tem assinatura digital.

Boas Festas,

Escola de Educação

 


Curso de Férias 1.2018

cursodefriasAtualizado1.2018.JPG

 

em PDF

 

 


Nova Diretoria da ANPED

No último dia 13 de dezembro ocorreu a posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal da ANPED, biênio 2017-2019: “Resistência Criativa: em Defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação em Educação”

A Escola de Educação parabeniza a Profª. Drª. Maria Luiza Süssekind como integrante da Diretoria e saúda todas as/os docentes da nova gestão.

Desejamos Sucesso e muita Luta!

http://www.anped.org.br/news/nova-diretoria-e-conselho-fiscal-da-anped-tomam-posse-na-uerj-enaltecendo-importancia-e

Diretoria da ANPED

Foto: site ANPED

 


 

 

Acessibilidade


Ausência no ENADE

 

Olá prezados estudantes,

desde já parabenizamos aqueles que realizaram a atividade curricular obrigatória, o ENADE, e nos colocamos a disposição para mais informações sobre os próximos procedimentos, detalhes do edital ou outra questão particular.

Sabemos que alguns estudantes tiveram dificuldades para realizar a avaliação, e não conseguiram chegar ao local de prova, lamentamos os fatos ocorridos, e também nos colocamos a disposição para que a situação seja regularizada no INEP.

Àqueles que não realizaram a avaliação, fazemos a seguinte solicitação:

Entrem em contato com a coordenação do curso, apresentando requerimento da seguinte maneira:

  • Formulário de Requerimento (Impresso);
  • Preencha o campo outros;
  • Solicitação de DISPENSA DO ENADE;
  • Apresente documentação comprobatória dos motivos que levaram ao não comparecimento e realização da avaliação;
  • Caso haja necessidade, apresente um breve relato da situação;
  • Entregue o formulário na Escola de Educação o mais breve possível;
  • Este será apreciado pela coordenação do curso na data constante no Edital.

Na data que consta no edital, 22/12/2017, os coordenadores iniciarão o processo de registro destas solicitações, por isso nesta data eles já devem estar com as suas solicitações em mãos.

Desde já agradecemos o empenho pela regularização de todos os estudantes da UNIRIO.

Observação:

14.5 Os Estudantes habilitados que não participaram do Enade 2017, que não apresentarem justificativa só poderão fazê-la pelos motivos previstos no § 4º do art. 33-G da Portaria Normativa MEC nº 40 de 12 de dezembro de 2007, exclusivamente por meio do Sistema Enade, disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br, no período de 05 de fevereiro de 2018 a 23 de fevereiro de 2018.

Att,

Coordenação Vespertino e Noturno.

 


 

Horário Noturno e Vespertino 1.2018

Disciplinas Obrigatórias e Optativas

 

Estudantes,

 

Horário Curso de Pedagogia Primeiro Semestre de 2018.

 

Horário Disciplinas Pedagógicas (Pedagogia, Licenciaturas, outros cursos)

 

UNIRIO, 21 de novembro de 2018.


ENADE

Olá prezadas/os,

conforme solicitações anotadas na reunião do dia 14/11, última terça feira, estamos encaminhando alguns informes e respostas de questionamentos sobre o ENADE.

A pesquisa de percentual do curso foi refeita e os nomes mantiveram-se os mesmos, pode ser que alguns estudantes não encaminharam ainda algumas questões curriculares que tenham um peso maior no percentual, por isso o sistema não identifica o aluno como concluinte. Estes estudantes não serão prejudicados, pois se trata de uma questão do sistema, e haverá tempo para que as devidas alterações sejam efetivadas. Nos casos dos alunos que ainda não somaram 80% de integralização, refizemos a pesquisa e consta que este percentual já foi alcançado, ainda que bem próximo (80,25% ou ainda 80,5%), contudo, números dentro da faixa de avaliação.

Em relação aos estágios, preencher apenas um item, e indicar a carga horária de todos, somados.

Em relação às bolsas, apenas preencher as opções que estão disponíveis. Tendo em vista que não há possibilidade de assinalar a bolsa PIBID (segundo fui informado por vocês, na reunião), não assinalar outra bolsa, caso apenas tenha sido beneficiário desta bolsa. Também não há espaço para indicar que recebeu mais de uma bolsa ao longo do curso, neste caso, não há necessidade de colocar a outra bolsa.

Para aqueles que desejam ver provas anteriores, podem ver no site do ENADE, o ano de 2014 teve prova de Pedagogia.

As questões de data e local de avaliação podem ser obtidas diretamente no site no INEP ou pelo telefone 0800616161 – opção ENADE.

As questões específicas de necessidade de ausência podem ser respondidas diretamente pelo site do INEP, conforme os passos a seguir:

Segue abaixo os procedimentos para o Estudante efetivar a demanda:

1. Acesse http://portal.mec.gov.br/index.php,

2.No final da página clique em Contato no menu Serviços,

3.Crie usuário inserindo o número do CPF e a senha,

4.Clique no botão INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,

5.Clique em Avaliação da Educação Superior

6.Clique em ENADE

7.Clique em Atendimento ao Estudante,

8.Clique em Esclarecimentos de dúvidas

9.Clique em Concomitância de exames com a data da prova do ENADE,

10.Preencha o formulário eletrônico da seguinte maneira:

a) Origem clique na setinha à direita que apresentará as opções,

b) Clique em e-mail,

c) Clique em Perfil do Usuário e selecione a opção Aluno,

d) Selecione a UF -> RJ,

e) Selecione o tipo de instituição -> Instituição de Ensino Superior Pública Federal,

f) Selecione a Demanda -> Solicitação de Informação

g) Preencha o campo Observações com a justificativa necessária

h) Clique no botão verde Anexo e poste o comprovante de inscrição no exame que estudante realizará

11. Clique no botão verde ENVIAR no final da página

12. Aguarde a resposta do Fale Conosco

Desta maneira o Estudante terá um registro da sua solicitação e da orientação fornecida pela Coordenação do ENADE.

Seguimos à disposição,

Professor Tiago e Professora Aliny

Coordenação do Cursos Vespertino e Noturno

 


Reunião sobre ENADE, 14/11, terça feira

Convidamos a todos os estudantes convocados para o Enade para reunião com os coordenadores do curso e a direção da Escola.

17h - período vespertino

18h30 - período noturno

Local, tenda do CCHS


Nota da Escola de Educação

 

Nas últimas semanas têm se intensificado notícias que criaram alarme em muitos estudantes. A Escola de Educação ressalta que mantém o canal de e-mail sempre aberto para esclarecimentos acadêmicos (cch_educacao@unirio.br) e se esforça em respondê-los adequadamente. Assim, esclarecemos:

1. O curso de Pedagogia continua com o prazo de integralização curricular em 14 semestre.

2. Estudantes que estão com 12 a 14 semestre no curso são chamados para verificação do possível prazo de conclusão. Em muitos casos, são acordados e, posteriormente aprovados em colegiado, um acréscimo de semestre(s) que viabilizem seu término.

3. Estudantes que não fizeram matrícula nos semestres passados são convocados e desligados do curso podendo pedir reintegração.

4. O jubilamento segue a resolução da Unirio e se destina a abrir vagas para transferências possibilitando outros estudantes a entrarem na Universidade Pública. Além disso, deixar transparente como estão sendo ocupadas as vagas na universidade.

5. O ENADE avalia o curso e a trajetória dos estudantes. Não cria uma lista de melhores curso ou universidade. Existem mecanismos internacionais que fazem isso e classificam as universidade pela sua produção científica entre outros quesitos.

6. A Escola de Educação não prepara os Estudantes para fazer avaliação, prepara para atuar de forma atuante no campo educacional conjugando teoria e prática. Assim como temos críticas as avaliações aplicadas em outros segmentos da educação, também temos com relação ao ENADE, mas isso não significa a defesa de boicote ao processo. Neste momento, em que setores contrários a existência da universidade pública se organizam e lançam campanhas de cobrança de mensalidades entre outras medidas, somados aos cortes orçamentários, a não participação no ENADE pode fortalecer esses argumentos e fragilizar ainda mais a luta em defesa da Educação Pública.

Unirio, 06 de novembro de 2017.

 


COMUNICADO da DAINF

 

A CACGIES/DAES/INEP informou o cancelamento da visita da Comissão de Avaliação referente ao processo n° 200815714 para o Ato Regulatório de Recredenciamento – Protocolo de Compromisso da UNIRIO, com código de avaliação n° 136663, no período de 07 a 11/11/2017, por um dos seguintes motivos:

• por um dos impedimentos elencados no art. 17-F e 17-H da Portaria Normativa MEC nº 40/2007, consolidada e publicada no D.O.U. em 29 de dezembro de 2010, ou na Portaria nº 505 de 29 de dezembro de 2009;

• por desistência justificada por parte de um dos membros da Comissão de Avaliação;

• por impedimentos inevitáveis e imprevisíveis provenientes de caso fortuito, conforme previsto na Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999.

Informamos, ainda, que providências para nova visita estão sendo tomadas pela DAES e tão logo saibamos do novo período da visita da nova Comissão de Avaliação, faremos a devida comunicação.

Unirio, 06 de novembro de 2017.


ENADE 2017


Saiu lista de convocados! Veja aqui lista de alunos que precisarão fazer a prova do Enade, dia 26 de novembro. Vespertino / Noturno

É obrigatória a presença do aluno convocado no dia 26 de novembro. Além disso, é preciso preencher o Questionário do Estudante, cujo prazo limite é 26 de novembro (dia da prova). O estudante que não comparecer à prova ou não preencher o Questionário fica IMPEDIDO DE COLAR GRAU.

ACESSE O LINK DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/cadastrarEstudante

 


 

Prezada comunidade acadêmica,

neste documento estamos apresentando a proposta de alteração curricular, feita pelo NDE, exibida no Fórum do último dia 19/10/2017.

Após a matriz curricular  temos uma tabela para apreciação e propostas que serão apreciadas pelo NDE para a continuação dos trabalhos. Este doc vai estar disponível até dia 07/11/2017.

OBS.:  O NDE ainda não tem consenso sobre a inserção das 320h de extensão, das atividades de estágio e sobre o trabalho de final de curso.

Entre no site abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1IQ2d7FQa4amGDBwpDVoeOL3ocqKOW3j1u6h6suzfJ04/edit


Concurso Cultural

Concurso de Logotipo da Escola Educação 30 anos

Estão abertas, na secretaria da Escola de Educação, no período de 17 de outubro a 06 de novembro de 2017, as inscrições para o Concurso

“Logotipo 30 anos da ESCOLA DE EDUCAÇÃO”.

Confiram edital!

 


Acontece

 

ocupinha182F1018horas.png

 

 


Processo Seletivo de Estagiários HFSE

 

1. O Hospital Federal dos Servidores do Estado – HFSE estará com inscrições abertas no período de 23 a 27/10/17, 30 a 31/10/17 e 01/11/17 para o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório para alunos de nível superior devidamente matriculados nas instituições de ensino conveniadas com o hospital: Castelo Branco, Estácio, PUC-RJ, UFF, UFRJ e UNIRIO.

2. O regulamento do processo seletivo está disponível no site do Hospital, segue o link: http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/cea/pdfs/processoseletivo2017.pdf

 


Nota da Escola de Educação

 

Professores e Professoras da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, manifestamos nosso profundo pesar com a trágica perda do reitor da UFSC, Dr. Luiz Carlos Cancellier, e externamos nossa solidariedade à família e à toda comunidade acadêmica.
Entendemos que a complexa conjuntura de vida que cerca situações com esta dinâmica trágica afeta a todas e todos nós que temos, na Universidade, um lugar para a realização da vida.
Registramos nossa preocupação com os processos que, conduzidos como espetáculo, prejudicam pessoas e instituições, sem que lhes sejam preservados o direito à privacidade, protetora da honra.


 

Acontece

CapturadeTela20170922s00.35.17.png

 


Jorge

 

 


 

À Comunidade da Escola de Educação


O Colegiado da Escola de Educação do dia 12 de abril de 2017 discutiu a aprovação da concessão do título de Dr Honoris Causa ao professor Arnaldo Niskier pelo CONSUNI em 11 de abril e apontou os seguintes pontos.

Considerando que:

1. O resultado da votação do CONSUNI, com elevado número de abstenções (13) e pequena diferença entre os favoráveis (14)  e os contrários (12), indica a divisão dos conselheiros a respeito da matéria;
2. Os votos que aprovaram foram em sua maioria ligados as Pró-Reitorias e não de representantes eleitos;
3. O histórico do professor e suas ligações com governos do período ditatorial civil militar de 1964 a 1984;
4. O Colegiado da Escola de Educação não foi consultado para emitir parecer ou opinião sobre a concessão desse título ao professor Arnaldo Niskier e desconhece como essa indicação foi construída na Unirio;
5. O compromisso da Unirio e da Escola de Educação é com o aperfeiçoamento da democracia.
A representação da Escola de Educação não participará da sessão conjunta CONSUNI / CONSEPE de 14 de julho por não concordar com tal homenagem de concessão de tão importante título sem uma discussão ampla na comunidade Acadêmica.

UNIRIO, 13 de Julho de 2017.

 

 


 

 

LogoUnirio30anos.png

Direção: Prof. Dr. José Damiro de Moraes

Secretaria:  Eduardo Gonçalves, Hugo Leoni, Juliane Oliveira