Você está aqui: Página Inicial

Página Inicial

Horário Noturno e Vespertino 1.2018

Disciplinas Obrigatórias e Optativas

 

Estudantes,

 

Horário Curso de Pedagogia Primeiro Semestre de 2018.

 

Horário Disciplinas Pedagógicas (Pedagogia, Licenciaturas, outros cursos)

 

UNIRIO, 21 de novembro de 2018.


ENADE

Olá prezadas/os,

conforme solicitações anotadas na reunião do dia 14/11, última terça feira, estamos encaminhando alguns informes e respostas de questionamentos sobre o ENADE.

A pesquisa de percentual do curso foi refeita e os nomes mantiveram-se os mesmos, pode ser que alguns estudantes não encaminharam ainda algumas questões curriculares que tenham um peso maior no percentual, por isso o sistema não identifica o aluno como concluinte. Estes estudantes não serão prejudicados, pois se trata de uma questão do sistema, e haverá tempo para que as devidas alterações sejam efetivadas. Nos casos dos alunos que ainda não somaram 80% de integralização, refizemos a pesquisa e consta que este percentual já foi alcançado, ainda que bem próximo (80,25% ou ainda 80,5%), contudo, números dentro da faixa de avaliação.

Em relação aos estágios, preencher apenas um item, e indicar a carga horária de todos, somados.

Em relação às bolsas, apenas preencher as opções que estão disponíveis. Tendo em vista que não há possibilidade de assinalar a bolsa PIBID (segundo fui informado por vocês, na reunião), não assinalar outra bolsa, caso apenas tenha sido beneficiário desta bolsa. Também não há espaço para indicar que recebeu mais de uma bolsa ao longo do curso, neste caso, não há necessidade de colocar a outra bolsa.

Para aqueles que desejam ver provas anteriores, podem ver no site do ENADE, o ano de 2014 teve prova de Pedagogia.

As questões de data e local de avaliação podem ser obtidas diretamente no site no INEP ou pelo telefone 0800616161 – opção ENADE.

As questões específicas de necessidade de ausência podem ser respondidas diretamente pelo site do INEP, conforme os passos a seguir:

Segue abaixo os procedimentos para o Estudante efetivar a demanda:

1. Acesse http://portal.mec.gov.br/index.php,

2.No final da página clique em Contato no menu Serviços,

3.Crie usuário inserindo o número do CPF e a senha,

4.Clique no botão INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,

5.Clique em Avaliação da Educação Superior

6.Clique em ENADE

7.Clique em Atendimento ao Estudante,

8.Clique em Esclarecimentos de dúvidas

9.Clique em Concomitância de exames com a data da prova do ENADE,

10.Preencha o formulário eletrônico da seguinte maneira:

a) Origem clique na setinha à direita que apresentará as opções,

b) Clique em e-mail,

c) Clique em Perfil do Usuário e selecione a opção Aluno,

d) Selecione a UF -> RJ,

e) Selecione o tipo de instituição -> Instituição de Ensino Superior Pública Federal,

f) Selecione a Demanda -> Solicitação de Informação

g) Preencha o campo Observações com a justificativa necessária

h) Clique no botão verde Anexo e poste o comprovante de inscrição no exame que estudante realizará

11. Clique no botão verde ENVIAR no final da página

12. Aguarde a resposta do Fale Conosco

Desta maneira o Estudante terá um registro da sua solicitação e da orientação fornecida pela Coordenação do ENADE.

Seguimos à disposição,

Professor Tiago e Professora Aliny

Coordenação do Cursos Vespertino e Noturno

 


Reunião sobre ENADE, 14/11, terça feira

Convidamos a todos os estudantes convocados para o Enade para reunião com os coordenadores do curso e a direção da Escola.

17h - período vespertino

18h30 - período noturno

Local, tenda do CCHS


Nota da Escola de Educação

 

Nas últimas semanas têm se intensificado notícias que criaram alarme em muitos estudantes. A Escola de Educação ressalta que mantém o canal de e-mail sempre aberto para esclarecimentos acadêmicos (cch_educacao@unirio.br) e se esforça em respondê-los adequadamente. Assim, esclarecemos:

1. O curso de Pedagogia continua com o prazo de integralização curricular em 14 semestre.

2. Estudantes que estão com 12 a 14 semestre no curso são chamados para verificação do possível prazo de conclusão. Em muitos casos, são acordados e, posteriormente aprovados em colegiado, um acréscimo de semestre(s) que viabilizem seu término.

3. Estudantes que não fizeram matrícula nos semestres passados são convocados e desligados do curso podendo pedir reintegração.

4. O jubilamento segue a resolução da Unirio e se destina a abrir vagas para transferências possibilitando outros estudantes a entrarem na Universidade Pública. Além disso, deixar transparente como estão sendo ocupadas as vagas na universidade.

5. O ENADE avalia o curso e a trajetória dos estudantes. Não cria uma lista de melhores curso ou universidade. Existem mecanismos internacionais que fazem isso e classificam as universidade pela sua produção científica entre outros quesitos.

6. A Escola de Educação não prepara os Estudantes para fazer avaliação, prepara para atuar de forma atuante no campo educacional conjugando teoria e prática. Assim como temos críticas as avaliações aplicadas em outros segmentos da educação, também temos com relação ao ENADE, mas isso não significa a defesa de boicote ao processo. Neste momento, em que setores contrários a existência da universidade pública se organizam e lançam campanhas de cobrança de mensalidades entre outras medidas, somados aos cortes orçamentários, a não participação no ENADE pode fortalecer esses argumentos e fragilizar ainda mais a luta em defesa da Educação Pública.

Unirio, 06 de novembro de 2017.

 


COMUNICADO da DAINF

 

A CACGIES/DAES/INEP informou o cancelamento da visita da Comissão de Avaliação referente ao processo n° 200815714 para o Ato Regulatório de Recredenciamento – Protocolo de Compromisso da UNIRIO, com código de avaliação n° 136663, no período de 07 a 11/11/2017, por um dos seguintes motivos:

• por um dos impedimentos elencados no art. 17-F e 17-H da Portaria Normativa MEC nº 40/2007, consolidada e publicada no D.O.U. em 29 de dezembro de 2010, ou na Portaria nº 505 de 29 de dezembro de 2009;

• por desistência justificada por parte de um dos membros da Comissão de Avaliação;

• por impedimentos inevitáveis e imprevisíveis provenientes de caso fortuito, conforme previsto na Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999.

Informamos, ainda, que providências para nova visita estão sendo tomadas pela DAES e tão logo saibamos do novo período da visita da nova Comissão de Avaliação, faremos a devida comunicação.

Unirio, 06 de novembro de 2017.


ENADE 2017


Saiu lista de convocados! Veja aqui lista de alunos que precisarão fazer a prova do Enade, dia 26 de novembro. Vespertino / Noturno

É obrigatória a presença do aluno convocado no dia 26 de novembro. Além disso, é preciso preencher o Questionário do Estudante, cujo prazo limite é 26 de novembro (dia da prova). O estudante que não comparecer à prova ou não preencher o Questionário fica IMPEDIDO DE COLAR GRAU.

ACESSE O LINK DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/cadastrarEstudante

 


 

Prezada comunidade acadêmica,

neste documento estamos apresentando a proposta de alteração curricular, feita pelo NDE, exibida no Fórum do último dia 19/10/2017.

Após a matriz curricular  temos uma tabela para apreciação e propostas que serão apreciadas pelo NDE para a continuação dos trabalhos. Este doc vai estar disponível até dia 07/11/2017.

OBS.:  O NDE ainda não tem consenso sobre a inserção das 320h de extensão, das atividades de estágio e sobre o trabalho de final de curso.

Entre no site abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1IQ2d7FQa4amGDBwpDVoeOL3ocqKOW3j1u6h6suzfJ04/edit


Concurso Cultural

Concurso de Logotipo da Escola Educação 30 anos

Estão abertas, na secretaria da Escola de Educação, no período de 17 de outubro a 06 de novembro de 2017, as inscrições para o Concurso

“Logotipo 30 anos da ESCOLA DE EDUCAÇÃO”.

Confiram edital!

 


Acontece

 

ocupinha182F1018horas.png

 

 


Processo Seletivo de Estagiários HFSE

 

1. O Hospital Federal dos Servidores do Estado – HFSE estará com inscrições abertas no período de 23 a 27/10/17, 30 a 31/10/17 e 01/11/17 para o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório para alunos de nível superior devidamente matriculados nas instituições de ensino conveniadas com o hospital: Castelo Branco, Estácio, PUC-RJ, UFF, UFRJ e UNIRIO.

2. O regulamento do processo seletivo está disponível no site do Hospital, segue o link: http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/cea/pdfs/processoseletivo2017.pdf

 


Nota da Escola de Educação

 

Professores e Professoras da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, manifestamos nosso profundo pesar com a trágica perda do reitor da UFSC, Dr. Luiz Carlos Cancellier, e externamos nossa solidariedade à família e à toda comunidade acadêmica.
Entendemos que a complexa conjuntura de vida que cerca situações com esta dinâmica trágica afeta a todas e todos nós que temos, na Universidade, um lugar para a realização da vida.
Registramos nossa preocupação com os processos que, conduzidos como espetáculo, prejudicam pessoas e instituições, sem que lhes sejam preservados o direito à privacidade, protetora da honra.


 

Acontece

CapturadeTela20170922s00.35.17.png

 


Jorge

 

 


 

À Comunidade da Escola de Educação


O Colegiado da Escola de Educação do dia 12 de abril de 2017 discutiu a aprovação da concessão do título de Dr Honoris Causa ao professor Arnaldo Niskier pelo CONSUNI em 11 de abril e apontou os seguintes pontos.

Considerando que:

1. O resultado da votação do CONSUNI, com elevado número de abstenções (13) e pequena diferença entre os favoráveis (14)  e os contrários (12), indica a divisão dos conselheiros a respeito da matéria;
2. Os votos que aprovaram foram em sua maioria ligados as Pró-Reitorias e não de representantes eleitos;
3. O histórico do professor e suas ligações com governos do período ditatorial civil militar de 1964 a 1984;
4. O Colegiado da Escola de Educação não foi consultado para emitir parecer ou opinião sobre a concessão desse título ao professor Arnaldo Niskier e desconhece como essa indicação foi construída na Unirio;
5. O compromisso da Unirio e da Escola de Educação é com o aperfeiçoamento da democracia.
A representação da Escola de Educação não participará da sessão conjunta CONSUNI / CONSEPE de 14 de julho por não concordar com tal homenagem de concessão de tão importante título sem uma discussão ampla na comunidade Acadêmica.

UNIRIO, 13 de Julho de 2017.

 

Logo25anosdaescoladeeducao.jpg

Direção: Prof. Dr. José Damiro de Moraes

Secretaria:  Eduardo Gonçalves e Hugo Leoni