NEPPEC
Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas e Cotidiano
O Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas e Cotidiano (Neppec) é vinculado ao Departamento de Didática e Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem, por finalidade, criar ambiência e desenvolver atividades de pesquisa, extensão e outras ações que contribuam para a construção e socialização do conhecimento gerado nas investigações acerca das relações entre as práticas educativas e o cotidiano, sejam no espaço escolar ou em outros espaços educativos.
O Núcleo (www.sites.google.com/site/neppec) é formado por professoras, estudantes da graduação (Pedagogia) e pós-graduação (Mestrado em Educação) da UNIRIO e professore(a)s alfabetizadore(a)s que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Atualmente, quatro grupos de pesquisa estão vinculados ao NEPPEC:
- Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) - coordenado pelas professoras Carmen Sanches Sampaio e Maria Elena Vieira Sousa;
- GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisa: Avaliação e Currículo), coordenado pelas professoras Claudia Fernandes e Andrea Fetzner;
- LIMC – Mais (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências dos Anos Iniciais), coordenado pela professora Mônica Mandarino;
- Grupo de Pesquisa: Infâncias, tradições ancestrais e cultura ambiental (GITAKA), coordenado pela professora Léa Tiriba.
Professoras/es vinculadas/os ao NEPPEC:
- Adrianne Ogêda
- Andréa Fetzner Krug
- Carmen Sanches Sampaio
- Celso Sánchez
- Claudia Fernandes
- Claudia Miranda
- Lea Tiriba
- Márcio Berbat
- Maria Elena Viana Sousa
- Maria Luiza Süssekind
- Mônica Mandarino
O NEPPEC está instalado na sala 403-A, um espaço articulado ao LAMED. As professoras Carmen Sanches, Mônica Mandarino, Claudia Miranda, Adrianne Ogêda e Maria Luiza Süssekind, professoras vinculadas ao Departamento de Didática, utilizam esse espaço para suas atividades cotidianas de orientação, pesquisa, planejamentos etc. Esse espaço acolhe, também, os arquivos das pesquisas coordenadas por essas professoras.
FALE (Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita)/UNIRIOEquipe: Docentes vinculados à universidade: Docentes vinculados à Escola Básica: Estudantes: Resumo: Como objetivos gerais, temos: i) intensificar e aprofundar a relação entre a universidade e a escola básica, em seus anos iniciais, investindo em processos de formação docente experienciados de modos mais horizontais e colaborativos, provocando um processo de desnaturalização, investigação e produção de conhecimentos sobre saberes e fazeres alfabetizadores; (ii) pesquisar saberes e fazeres cotidianos de professores(as) alfabetizadores(as) através de narrativas (orais e escritas); iii) ampliar modos de pensar e praticar ações formativas docentes referendadas pelos princípios de alteridade, da investigação da própria prática e do trabalho em redes de formação, apontando para uma formação mais democrática, compromissada com a construção cotidiana de práticas alfabetizadoras críticas, dialógicas e discursivas. Desdobramentos:
A Rede Formad está vinculada a Rede RIE (Rede de Investigação na Escola), sediada no Brasil, vinculada ao Grupo de Investigação na Formação de Professores do Centro Universitário UNIVATES, com sede na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul e a Rede Iberoamericana de Colectivos Escolares, formada por diferentes redes, de diferentes países: Espanha, México, Colômbia, Argentina, Brasil e Venezuela. Contato: faleunirio@gmail.com *Confira a programação do FALE no link Eventos do menu principal. |
---|