Estrutura Curricular
1620h | |
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Disciplinas obrigatórias que caracterizam a prática como componente curricular |
480h |
240h | |
420h | |
60h | |
200h | |
Total |
3020h |
Fluxograma
Arraste para mover os períodos, use os ícones (-) e (+) para mudar o tamanho da figura. Você também pode clicar nas disciplinas para obter o programa, provas antigas, listas de exercícios, etc. A manutenção das pastas das disciplinas está a cargo do professor responsável pela mesma no NDE. Caso sinta falta de algum material entre em contato com este professor.
Disciplinas optativas(link para ementas) - (link para os códigos atuais das disciplinas) |
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de natureza científico cultural | de carácter pedagógico |
Biologia Geral | Currículo |
Cálculo Avançado | Educação e Filosofia |
Cálculo Numérico | Educação e Sociologia |
Filosofia da Ciência e da Tecnologia | Educação Especial |
Filosofia da Matemática | Educação Popular e Movimentos Sociais |
Física III | Epistemologia |
Geometria Diferencial | Gestão Educacional |
Introdução à Análise Funcional | Imagem e Educação |
Introdução à Criptografia | A Matemática no Ensino Básico |
Introdução à Filosofia | Pensamento e Linguagem |
Introdução à Teoria de Galois | Política Educacional |
Introdução à Topologia Geral | Tópicos Especiais de Educação Matemática |
Introdução às Equações Diferenciais Parciais | |
Introdução aos Sistemas Dinâmicos | |
Química Geral | |
Teoria dos Grafos | |
Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais | |
Tópicos Especiais de Estatística | |
Tópicos Especiais de Informática | |
Tópicos Especiais de Matemática |
Estágio supervisionado
O estágio supervisionado está dividido em três componentes curriculares: Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III. Os dois primeiros com carga horária de 150 horas e o terceiro com 120 horas, totalizando 420 horas.
O objeto do estágio supervisionado é possibilitar a inserção do licenciando nos espaços de trabalho onde sua função será exercida - o magistério no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - com a finalidade de possibilitar o diálogo entre as dimensões teórico e prática da sua formação e propiciar a vivência de situações com as quais ele vai se defrontar em sua prática letiva futura.
Cada turma de estágio possui um professor supervisor, responsável por acompanhar e avaliar o estágio realizado pelo estudante, bem como orientar a realização e avaliar o relatório de estágio, obrigatório para aproveitamento dos créditos.
A principal atividade que o estagiário deverá participar na escola é o acompanhamento de turmas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O estágio supervisionado é constituído de fases, a serem desenvolvidas pelo estagiário, que representam etapas fundamentais na preparação do licenciando para o exercício do magistério. São elas:
- A observação é importante para o estagiário inteirar-se mais diretamente da prática docente, pois durante esse período é possível traçar uma leitura crítica e reflexiva entre os dois pontos básicos do estágio: a teoria e a prática.
- Na fase da coparticipação, o estagiário deve auxiliar o professor regente sempre que solicitado e naquilo em que estiver apto. Esta é mais uma atividade que possibilita o amadurecimento profissional e a afirmação da vocação para o magistério.
- Na fase de planejamento de regência, o estagiário deve elaborar um plano de aula, em conjunto com o professor regente e com o professor supervisor de estágio. Esse é um instrumento no qual o aluno-estagiário contempla o conteúdo, dimensiona o tempo, elenca procedimentos e recursos, para dar consistência à sua aula-teste.
- A regência será avaliada pelo professor regente e pelo professor supervisor de estágio. Vale destacar que a aula-teste não está limitada a uma aula, com duas ou quatro horas, e, sim, à possibilidade de exercitar a regência de sala em momentos diversos ou sequenciais, conforme decisão da equipe responsável pelo estágio e pelo acompanhamento do estagiário na Unidade Escolar.
Documentos Relativos ao Estágio Supervisionado
Trabalho de conclusão de curso
As disciplinas Metodologia Científica e Seminários/Monografia, previstas nos dois últimos períodos do curso, são destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Esta monografia tem por objetivo desenvolver no aluno a habilidade de elaborar um trabalho escrito, além de ampliar seus conhecimentos sobre uma área de interesse pertinente a sua formação.
A Resolução n. 1561, de 09.01.1996 da UNIRIO, que trata das normas para execução do TCC.
Atividades complementares
O currículo da Licenciatura em Matemática prevê também a obrigatoriedade de o aluno ter participado de 200 horas de atividades complementares. Estas atividades incluem presença em congressos e seminários, participação em projeto ou atividade de iniciação científica, projetos de extensão, atividade especial de ensino, grupo de estudo temático sob orientação docente, e monitoria.
Em qualquer momento do curso, o aluno pode entregar na Secretaria da Escola de Matemática, os comprovantes de suas atividades, para que estas sejam avaliadas e registradas pela Comissão de Avaliação das Atividades Complementares.
Comissão de Avaliação das Atividades Complementares possui atualmente a seguinte composição:
- Prof. Acir Carlos da Silva Junior
- Prof. Marcelo Leonardo dos Santos Rainha
- Pro. Ronaldo da Silva Busse
Documentos
Resolução n. 2628 de 08.09.05, da Prograd, que trata das Atividades Complementares.
A tabela que associa a cada atividade sua respectiva carga horária.
Formulários de registro das atividades para os membros da comissão.