Você está aqui: Página Inicial

PROExC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC

INTRODUÇÃO

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC - fundamenta-se em um modelo político pedagógico participativo, que prima pela busca da qualidade social, integrando as ações de extensão ao ensino e à pesquisa, contribuindo, assim, para a formação integral de nossos estudantes. A PROExC é a unidade responsável pela formulação de políticas, gerência e avaliação de ações, projetos e programas da Extensão Universitária, bem como pela definição de uma política cultural para a Universidade.


A extensão universitária apresenta-se como um espaço de construção do conhecimento, de preservação e recriação da cultura e de promoção do bem-estar da comunidade universitária, reafirmando  o compromisso social da UNIRIO e interligando-a com as demandas de sua comunidade e da sociedade. É, portanto, um local que proporciona a reflexão, o debate de idéias, o surgimento de soluções conjuntas, guardando a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.
A PROExC  vem contribuir, junto com outras instâncias da Universidade, para a instalação de um ambiente universitário estimulador, favorecendo o surgimento de condições propícias para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais que atuam na UNIRIO, e para uma formação acadêmica crítica e socialmente referenciada dos alunos, a partir do diálogo com os vários saberes produzidos, valorizando o diálogo entre a cultura erudita e popular na construção do conhecimento acadêmico.
A Extensão é entendida, portanto, como processo acadêmico, definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação dos  estudantes, na qualificação dos professores e no intercâmbio com a sociedade, implicando em relações multi, inter e transdisciplinares e interprofissionais, tornando o ambiente universitário vivo, estimulante e criativo.  


OBJETIVOS

•Implementar na UNIRIO as políticas dos Fóruns de Extensão, de acordo com o seu projeto político-pedagógico institucional.


•Coordenar as políticas da UNIRIO de Extensão Universitária, visando à relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.


•Participar criticamente da elaboração de planos e da efetivação de ações de extensão, em intercâmbio com outras Instituições, voltadas para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural das comunidades local, regional e nacional, visando à auto-sustentabilidade.

•Democratizar o conhecimento acadêmico, comprometendo a comunidade universitária com questões de relevância social.

 

•Ampliar o acesso da comunidade universitária, bem como de todos os segmentos sociais, aos bens culturais e aos instrumentos de sua produção.

•Definir mecanismos que possibilitem a permanência qualificada na Universidade de estudantes de origem popular.

•Contribuir para o fortalecimento da organização livre, consciente, responsável e participativa do estudante e a  sua integração na vida universitária.

•Promover a integração da comunidade universitária, viabilizando atividades acadêmicas, literárias, esportivas, recreativas, culturais e de lazer, tendo em vista a busca da melhoria da qualidade de vida no campus e no entorno sócio-econômico da UNIRIO.




EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A idéia de que o conhecimento elaborado pela Universidade não é único, que existem outras formas de perceber e sentir o mundo, e que elas surgem dos inúmeros segmentos sociais, é o princípio que orienta a extensão universitária. Portanto, cabe à Universidade abrir e  ampliar o diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, colocando seus profissionais e estudantes em contato com outras formas de conhecimento.

Nesse sentido, o trabalho do extensionista se baseia no diálogo não-hierarquizado com todas as formas de conhecimento, saberes e práticas sociais voltadas para o enfrentamento sérios problemas nacionais e regionais, contribuindo para o aprimoramento do ensino e da pesquisa. A Extensão, por suas características atuais, pode ser uma das estratégias utilizadas no processo de flexibilização curricular, pois possibilita o olhar da Universidade para as transformações que ocorrem no cotidiano.

A PROExC articula, coordena e avalia as ações de extensão universitária das diversas unidades da UNIRIO, apoiando programas, projetos, atividades e publicações de extensão. Sua política vem sendo desenvolvida em conformidade com o Plano Nacional de Extensão, elaborado em conjunto pelas Universidades públicas do país.


As ações de extensão cadastradas na PROEX são referidas às Áreas Temáticas de Extensão, definidas pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras e destacadas no Plano Nacional de Extensão (RENEX - Rede Nacional de Extensão: http://www.renex.org.br/):
I – COMUNICAÇÃO
II – CULTURA
III – DIREITOS HUMANOS
IV – EDUCAÇÃO
V – MEIO AMBIENTE
VI – SAÚDE
VII – TECNOLOGIA
VIII – TRABALHO

 

Estrutura PROExC

Pró-Reitoria
Pró-Reitor de Extensão e Cultura: Diógenes Pinheiro

Equipe:
Elisabeth Teixeira
Rafael Mello

Eliezias Chaves (ramal 7822)

Contato: 2542-7504/ 2542-7524 - proexc.unirio@hotmail.com

Departamento de Extensão
Diretora: Sônia Regina Middleton

-- Divisão de Cursos e Atividades de Extensão
Chefe da Divisão: Michele de Almeida Gomes
Equipe:
Cristiano Alves (ramal 7822)

Marco Aurélio Braga

Contato: 2542-7545/ 2542-7575 - dex.unirio@gmail.com

Coordenação de Cultura
Coordenadora: Profª Drª Heleza Uzeda

Equipe:
Marcio Leandro Oliveira

Letícia Capone

Contato: 2542-7181 - culturaunirio@gmail.com

Nº de acessos
Contador de Acessos

Notícias

Notícias deste site

Leia mais…

Calendário Cultural

File Calendário Cultural da UNIRIO
Veja as atividades culturais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro