Você está aqui: Página Inicial Notícias Atemporais

Notícias Atemporais


 

(Contribuição de Miguel Farah Neto - Técnico em Assuntos Educacionais)

CINEMA

"O Dia Que Durou 21 Anos" é um dos melhores trabalhos já realizados a respeito do golpe militar de 1964, importante tanto para os contemporâneos aos fatos daquele período quanto para os mais jovens. Aborda, sobretudo, a influência do governo norte-americano em todo o processo, a partir de documentos secretos e gravações originais da época.Segundo o site Adoro Cinema (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-213237/),  "o primeiro elemento que chama a atenção neste documentário é a estética. Começamos o filme com uma imagem digital, dentro de uma sala de detetive feita em animação. A câmera passeia pelos detalhes no mural, com documentos sigilosos, enquanto vozes em inglês falam sobre gestões governamentais. Poderíamos estar em um episódio de CSI, em um jogo de videogame sobre segredos de Estado, ou em uma grande produção de detetives norte-americana. A aparência high-tech e virtual domina a cena, até o título brasileiro aparecer na tela".O filme ainda se encontra no circuito, embora em poucos cinemas e poucos horários. Outra opção para vê-lo é baixando-o da internet, pois, no ano passado, foi veiculado na TV Brasil, em 3 partes.Vejam o trailer em: http://www.youtube.com/watch?v=CfJAnKUD3K0.

 


 

(Contribuição de Miguel Farah Neto - Técnico em Assuntos Educacionais)

MÚSICA

Há cerca de pouco mais de um ano, ouvi pela primeira vez essa jovem cantora portuguesa, Carminho. Fiquei absolutamente impressionado com seu canto. Eis que, recentemente, ela teve lançado um disco, aqui no Brasil, incluindo parcerias com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi. E, na semana passada, juntamente com seu conterrâneo António Zambujo - outro grande intérprete -, participou da cerimônia de entrega do "Prêmio da Música Brasileira", aqui no Rio, interpretando Sabiá, de Tom e Chico. Sua atuação foi, para muitos, o ponto alto da noite, como bem destacou Caetano Veloso, em coluna que merece ser lida (http://oglobo.globo.com/cultura/carminho-o-nosso-passarinho-8701905).
Nos dois links a seguir, suas gravações com Milton (http://www.youtube.com/watch?v=aDhrDSWzWh8&feature=c4-overview&list=UUy5OaPrKbdmA1G2SC9cAtAw) e Chico (http://www.youtube.com/watch?v=lz6ODngWwcY&feature=c4-overview&list=UUy5OaPrKbdmA1G2SC9cAtAw). Imperdíveis!