Você está aqui: Página Inicial / Projetos / Mediateca da Camerata Quantz/ acervo flautístico - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música Antiga Ivl/Unirio

Mediateca da Camerata Quantz/ acervo flautístico - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música Antiga Ivl/Unirio

Equipe
Laura Ronái
Grupo de Estudos e Pesquisa em Música Antiga Ivl/Unirio


Descrição

O projeto de digitalização de acervo de áudio e bibliográfico visa incrementar os recursos da Camerata Quantz no tocante aos conteúdos de pesquisa fundamentais para o desenvolvimento de seu trabalho. Através de novos recursos (sobretudo tecnológicos), o grupo poderá acessar material raro de iconografia, bibliografia e sobretudo da produção fonográfica mundial acerca do período específico que constitui a sua matéria prima. A digitalização do enorme acervo pertencente aos Profs. Drs. Laura Rónai e Sérgio Barrenechea, que puseram este material à disposição do corpo docente e discente da UNIRIO, virá a constituir o núcleo de uma mediateca digital de acesso específico e gratuito que poderá prestar serviços valiosos a toda a comunidade musical de nosso país, mantidos evidentemente os protocolos de respeito aos direitos de propriedade autoral e intelectual, quando for o caso. Lembramos, porém, no que tange os fac-símiles, que a maior parte deste material – datando de 1650-1750 – caiu em domínio público há muitos anos.


Conteúdo

a. Textos digitalizados: Artigos sobre música, particularmente sobre assuntos pertinentes a música antiga e flauta; revistas especializadas (a coleção doada pelo professor Celso Woltzenlogel já está no nosso armário);

b. Partituras digitalizadas em pdf: partituras de flauta e de música de câmara (com ênfase no período barroco) em suporte físico e digitalizado (já temos larga quantidade de ambas: só como exemplo, em PDF temos a obra completa de Scarlatti, Bach, Andersen e Kuhlau, além da maior parte da obra de Lully, mais de 10 concertos em material completo, dezenas de sonatas, duos, trios, quartetos, quintetos, etc...)

c. arquivos sonoros: (WAV e MP3) e em DVD.