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A música popular gravada – modinhas e lundus

Equipe
Martha Tupinambá de Ulhôa
Grupos de Pesquisa:
Música, Linguagem Audiovisual e Educação - UNIRIO (pesquisador)
Música urbana no Brasil - UNIRIO (líder)

Descrição

O objetivo geral do projeto é discutir a musicologia da música popular gravada no Brasil. Como objeto de estudo específico a canção popular, em particular as modinhas e lundus gravados a partir de 1902. Questões teóricas que surgem a partir de levantamentos preliminares são a transmissão oral e aural na música popular e o impacto da tecnologia de gravação na prática musical. Quanto à análise da canção brasileira popular serão utilizados procedimentos e técnicas, alguns deles criados a partir da experiência direta com o repertório (ver em www.unirio.br/mpb/ulhoatextos) e outros adaptados de estudos desenvolvidos por outros pesquisadores (entre eles Tagg e Tatit). Como passos metodológicos desta proposta faremos (1) levantamento das modinhas e lundus constantes da Discografia Brasileira 78 rpm nas primeiras décadas do século XX, especialmente dos cantores pioneiros como Bahiano e Mário Pinheiro; (2) análise sistemática do repertório nos aspectos de melodia, letra, voz (estilo vocal) e arranjo; (3) elaboração de cancioneiro com comentário crítico e partituras de modinhas e lundus selecionados para publicação/divulgação; (4) sistematização de metodologia para a análise musicológica da canção popular gravada

Conteúdo
- Bases de dados primários desenvolvidas no âmbito do Projeto Matrizes (notícias de jornais, arquivos sonoros com trechos de música digitalizada a partir de partituras do século XIX; textos de pesquisa desenvolvidos sobre o assunto);

- Transcrições de canções gravadas no início do século XX

- Softwares musicais de uso livre e manuais para sua utilização

ACESSO À PÁGINA DO PROJETO