Você está aqui: Página Inicial Projetos A civilização no Brasil principiou pelos pés: Baderna na dança - teatro.

A civilização no Brasil principiou pelos pés: Baderna na dança - teatro.

Equipe
Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)


Descrição

O Projeto Integrado Um estudo sobre o cômico: o teatro popular no Brasil entre ritos e festas – base do Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico, do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO – teve início no ano de 1995 e, durante seu longo percurso de atividades, firmou-se em torno do projeto docente de pesquisa sob responsabilidade da professora Maria de Lourdes Rabetti, desenvolvido em etapas que contemplaram perspectivas teóricas, fontes documentais e estudos de temas diferenciados, relacionados principalmente ao campo dos estudos históricos e da cena teatral.

O histórico deste empreendimento contempla vários resultados determinados por três princípios fundamentais que orientaram desde o início e até o presente momento tanto o projeto docente como a estrutura do Laboratório a que se ligaram inúmeros pesquisadores:


1. integrar aos estudos acadêmicos universitários o campo de estudos voltados para as experiências artísticas e culturais populares, no amplo âmbito da comicidade;

2. propor e acolher pesquisas acadêmicas em teatro interessadas no trabalho continuado e de equipe, cooperando para seu desenvolvimento;

3. compreender tanto a pesquisa acadêmica em teatro como a ampla temática da comicidade abordada como espaços fundamentalmente voltados para a formação do pesquisador.

Etapas de trabalho do Projeto Integrado/Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico:



PARTE I
– A dramaturgia de Ariano Suassuna na interseção "erudito" e "popular" (concluída).

PARTE II – A produção do teatro "ligeiro" na cidade do Rio de Janeiro através da escrita cênica de Gastão Tojeiro e Armando Gonzaga (concluída).

PARTE III – "A civilização no Brasil principiou pelos pés": Baderna na dança - teatro. (2004.1 – em desenvolvimento).


Conteúdo

a. Link para o Banco de Recursos para Estudos Teatrais - relacionados a pesquisas já concluídas (Parte I e Parte II do Projeto Integrado)

b. Informações sobre o acesso e cadastro ao BRET


ACESSO A BASE DE DADOS