Você está aqui: Página Inicial Português Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ)

Mobilidade Acadêmica Discente – UNIRIO


Perguntas Frequentes


1 - Quem pode participar?

Qualquer aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação da UNIRIO podem participar da mobilidade acadêmica.

2 - Quais os trâmites iniciais para participar da Mobilidade Acadêmica em instituição estrangeira?

O(A) aluno(a) da UNIRIO que deseja cursar um ou dois semestres em Universidades estrangeiras parceiras deve seguir os procedimentos abaixo:

I. Eleger a Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira na qual deseja realizar a Mobilidade Acadêmica Internacional, atentando para a data limite para o envio da candidatura na Universidade parceira, pois o Processo da UNIRIO deve chegar a esta Coordenação, no mínimo, uma semana antes desse prazo.

II. Reunir a seguinte documentação:

  • Formulário de Candidatura;
  • Declaração de que está regularmente matriculado em curso da UNIRIO;
  • Histórico escolar;
  • Proposta de Mobilidade Acadêmica Internacional elaborada pelo(a) próprio(a) aluno(a) - é um texto onde se justifica o motivo do seu interesse na mobilidade e apresenta as disciplinas que deseja cursar na Instituição estrangeira parceira;
  • Disciplinas /Componentes curriculares que pretende cursar no exterior (com respectivas ementas) - deve-se visitar o siteda Instituição estrangeira parceira e escolher as disciplinas e ou componentes curriculares, levando em consideração o oferecimento de subsídios dentro de seu processo de formação profissional e que possam ter equivalência no seu histórico escolar;
  • Termo de compromisso das responsabilidades que está assumindo, em relação ao intercâmbio.


III. Após reunir todos os documentos acima citados, estes serão entregues pelo(a) aluno (a) ao Diretor/Coordenador do Curso, quem deverá encaminhá-los com a solicitação da abertura de processo à Decania do Centro correspondente. À Direção/Coordenação do curso compete solicitar à Comissão de Matrícula emissão de parecer sobre a equivalência das disciplinas/componentes curriculares a serem cursados pelo(a) aluno(a) na Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, assim como se deve convocar o Colegiado de Curso para definir sobre a aprovação ou indeferimento da candidatura. Tanto o parecer da Comissão de Matrícula quanto a cópia da Ata do Colegiado devem ser anexados ao processo, que trata da candidatura do(a) aluno(a). Uma vez atendidas essas exigências, a Direção/Coordenação do curso deve encaminhar o processo à CRI, para providências junto às instituições estrangeiras.

* É importante alertar que o(a) aluno(a) só poderá formalizar sua candidatura perante a Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira quando todos os trâmites na UNIRIO, anteriormente apontados, tenham sido concluídos. Não será aceita documentação incompleta.

IV. Após a recepção da documentação na CRI, o(a) aluno(a) deve preencher ficha de candidatura à mobilidade na Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, devendo estar assinada pelo Diretor(a)/ Coordenador(a) do curso (responsável departamental) e pelo(a) Coordenador(a) de Relações Internacionais da UNIRIO (responsável institucional). Na CRI, os documentos são digitalizados e os originais enviados, via correio postal, à Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, que emitirá, se for o caso, carta de aceite. Na maioria das vezes, essa carta é enviada pela Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira diretamente à CRI, que entra em contato com o(a) aluno(a) para orientá-lo(a) sobre os procedimentos junto às representações diplomáticas daquele país no Brasil, onde tramitará seu visto de estudante. Uma vez recebida a carta de aceita, o(a) aluno(a) deverá adquirir um seguro de saúde com vigência pelo período de tempo em que permanecerá no país anfitrião e entregar uma cópia da apólice na CRI para ser anexada ao processo de mobilidade. Em alguns casos, a carta de aceite é enviada diretamente ao endereço residencial do(a) aluno(a) pela Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, nesse caso o aluno deve informar de imediato à CRI.

V. Os alunos selecionados para a mobilidade acadêmica em instituições conveniadas com a UNIRIO no cenário internacional deverão participar de uma reunião agendada pela CRI que tem, entre outras, a finalidade de fornecer informações úteis a respeito do país e instituição anfitriã e entregar a Declaração do Período de Estudos (documento a ser preenchido pelo setor de Relações Internacionais da universidade anfitriã na sua chegada). Antes de embarcar para a universidade anfitriã e para manter regularizada sua situação de aluno(a) com matrícula ativa na UNIRIO, o(a) mesmo(a) deve realizar o registro de mobilidade acadêmica internacional no SIE na secretaria escolar de sua unidade acadêmica de origem, atentando para o calendário acadêmico da UNIRIO.

3. A UNIRIO oferece algum auxilio financeiro para estudos no exterior?

No momento a UNIRIO não disponibiliza bolsas e nenhum tipo de ajuda financeira para qualquer aluno que queira cursar um (ou mais) semestre(s) letivo(s) fora do Brasil.

4. Posso aproveitar disciplinas cursadas em uma universidade estrangeira?

As disciplinas só poderão ser aproveitadas se o aluno estiver amparado por um acordo de mútua cooperação. A solicitação de aproveitamento deve ser feita antes da viagem. A permissão será concedida por no máximo dois períodos letivos.

5. Quais instituições de ensino superior estrangeiras tem acordo de mútua cooperação com a UNIRIO?

Clique aqui para ver uma lista com informações sobre todos os acordos internacionais em vigência.

6. Quais os programas de mobilidade oferecidos pela UNIRIO?

A UNIRIO não dispõe de programas específicos para a mobilidade internacional. Alguns acordos listados na página da CRI permitem a mobilidade acadêmica.

7. O que é tradução juramentada? Onde encontro?

Tradução Juramentada é o que dá existência legal no Brasil a um documento emitido em língua estrangeira. É feita por um profissional devidamente credenciado como “Tradutor Público e Intérprete Comercial” pela Junta Comercial do Estado (UF) onde reside, dentro dos parâmetros de execução determinados pela mesma para isto. Clique aqui para consultar os tradutores juramentados no site da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA).

8. Quais são os certificados de proficiência necessários para participar da Mobilidade Acadêmica?

Para a UNIRIO há a necessidade que o aluno apresente documento probatório de que possui, pelo menos, o nível básico de entendimento do idioma do país onde a Mobilidade Acadêmica será realizada. A exigência de um certificado oficial de proficiência vai depender da instituição, do curso e do país de destino.

9. É possível ficar hospedado em uma residência universitária na instituição onde pretendo fazer a mobilidade?

A disponibilidade da residência universitária para alunos de mobilidade acadêmica internacional pode ou não ser possível, dependendo da instituição de acolhimento. Quando há a disponibilidade da residência, o discente é informado através da Carta de Aceitação, após todos os trâmites da mobilidade.

10. Onde posso tirar dúvidas sobre o processo de Mobilidade Acadêmica da UNIRIO?

Primeiramente, é importante que o futuro candidato reúna todas as informações que estão no site da CRI e no site da Universidade escolhida para participar da Mobilidade Acadêmica. De posse destas informações, e ainda tendo dúvidas, o candidato pode contatar a CRI através dos emails cri@unirio.br ou criunirio@gmail.com. O email é o melhor meio de contato entre o candidato e a CRI. Pode-se, também, contatar a CRI no telefone (21) 2542-4481. Para aqueles candidatos que, mesmo assim, ainda tiverem dúvidas, poderá ser marcada uma reunião presencial com o responsável pela Mobilidade Acadêmica Estudantil.

« Abril 2018 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930
Contato

Endereço Av. Pasteur, 296 – Prédio da Reitoria – Urca – Rio de Janeiro – RJ – 22290-240

Hora Das 9h às 17h

cri@unirio.br
crimobilidadein@unirio.br
crimobilidadeout@unirio.br

Facebook Google+ Twitter