Você está aqui: Página Inicial Português Mobilidade Internacional

Mobilidade Internacional

 

Este Programa oferece a possibilidade de docentes, discentes e técnicos-administrativos que integram a comunidade universitária da UNIRIO participarem de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ofertadas por Instituições de Ensino Superior do cenário internacional conveniadas com a UNIRIO. As normas que regulam este Programa na UNIRIO deverão atender às disposições legais que regem a educação superior no Brasil.

Informações sobre a Mobilidade de docentes e técnicos-administrativos estão disponíveis na Coordenação de Relações Internacionais.



Resolução 3.538, de 08/12/2010
- Dispõe sobre as normas para mobilidade acadêmica internacional em nível de graduação.

Resolução 3.874, de 01/03/2012 - Dispõe sobre as normas para inscrição em Disciplina Isolada em nível de graduação.



Alunos Estrangeiros

O(A) aluno(a) estrangeiro(a) deve verificar se sua Instituição de ensino é uma parceira da UNIRIO ao abrigo de um Acordo de Mútua Cooperação ou não. Então, ele(a) deve cumprir as exigências de sua Instituição para obter a aprovação acerca de sua participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. A pessoa responsável pela área internacional deverá entrar em contato com a CRI para as demais providências.

Datas para o envio e documentação necessária à candidatura:

De 01 a 30 de abril, para o segundo semestre letivo, e de 01 de outubro a 15 de novembro, para o primeiro semestre letivo.

  • Formulário de Candidatura;
  • Comprovante de matrícula na universidade de origem;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Cópia do Passaporte;
  • Carta de Motivação justificando o interesse na Mobilidade.

 



Alunos da UNIRIO

O(A) aluno(a) da UNIRIO que deseja cursar um ou dois semestres em Universidades estrangeiras parceiras deve seguir os procedimentos abaixo:

1. Eleger a Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira na qual deseja realizar a Mobilidade Acadêmica Internacional, atentando para a data limite para o envio da candidatura na Universidade parceira, pois o Processo da UNIRIO deve chegar a esta Coordenação, no mínimo, uma semana antes desse prazo.

2. Reunir a seguinte documentação:

  • Formulário de Candidatura;
  • Declaração de que está regularmente matriculado em curso da UNIRIO;
  • Histórico escolar;
  • Proposta de Mobilidade Acadêmica Internacional elaborada pelo(a) próprio (a) aluno(a) - é um texto onde se justifica o motivo do seu interesse na mobilidade e apresenta as disciplinas que deseja cursar na Instituição estrangeira parceira;
  • Disciplinas/Componentes curriculares que pretende cursar no exterior (com respectivas ementas) - deve-se visitar o site da Instituição estrangeira parceira e escolher as disciplinas e/ou componentes curriculares, levando em consideração o oferecimento de subsídios dentro de seu processo de formação profissional e que possam ter equivalência no seu histórico escolar;
  • Termo de compromisso das responsabilidades que está assumindo, em relação ao intercâmbio.


3. Após reunir todos os documentos acima citados, estes serão entregues pelo (a) aluno (a) ao Diretor/Coordenador do Curso, quem deverá encaminhá-los com a solicitação da abertura de processo à Decania do Centro correspondente. À Direção/Coordenação do curso compete solicitar à Comissão de Matrícula emissão de parecer sobre a equivalência das disciplinas/componentes curriculares a serem cursados pelo (a) aluno (a) na Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, assim como convocar o Colegiado de Curso para definir sobre a aprovação ou indeferimento da candidatura. Tanto o parecer da Comissão de Matrícula quanto uma cópia da Ata do Colegiado devem ser anexados ao processo, que trata da candidatura do (a) aluno (a). Uma vez atendidas essas exigências, a Direção/Coordenação do curso deve encaminhar o processo à CRI, para providências junto às instituições estrangeiras.

* É importante alertar que o (a) aluno (a) só poderá formalizar sua candidatura perante a Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira quando todos os trâmites na UNIRIO, anteriormente apontados, tenham sido concluídos. Não será aceita documentação incompleta.

4. Após a recepção da documentação na CRI, o (a) aluno (a) deve preencher ficha de candidatura à mobilidade na Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, devendo estar assinada pelo Diretor (a)/ Coordenador (a) do curso (responsável departamental) e pelo (a) Coordenador (a) de Relações Internacionais da UNIRIO (responsável institucional). Na CRI, os documentos são digitalizados e os originais enviados, via correio postal, à Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, que emitirá, se for o caso, carta de aceite. Na maioria das vezes, essa carta é enviada pela Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira diretamente à CRI, que entra em contato com o (a) aluno (a) para orientá-lo (a) sobre os procedimentos junto às representações diplomáticas daquele país no Brasil, onde tramitará seu visto de estudante. Uma vez recebida a carta de aceite, o (a) aluno (a) deverá adquirir um seguro de saúde com vigência pelo período de tempo em que permanecerá no país anfitrião e entregar uma cópia da apólice na CRI para ser anexada ao processo de mobilidade. Em alguns casos, a carta de aceite é enviada diretamente ao endereço residencial do (a) aluno (a) pela Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira, nesse caso o aluno deve informar de imediato à CRI.

5. Os alunos selecionados para a mobilidade acadêmica em instituições que possuem acordo com a UNIRIO no cenário internacional deverão participar de uma reunião agendada pela CRI que tem, entre outras, a finalidade de fornecer informações úteis a respeito do país e instituição anfitriã e entregar a Declaração do Período de Estudos (documento a ser preenchido pelo setor de Relações Internacionais da universidade anfitriã na sua chegada). Antes de embarcar para a universidade anfitriã e para manter regularizada sua situação de aluno (a) com matrícula ativa na UNIRIO, o (a) mesmo (a) deve realizar o registro de mobilidade acadêmica internacional no SIE na secretaria escolar de sua unidade acadêmica de origem, atentando para o calendário acadêmico da UNIRIO.

« Janeiro 2018 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Contato

Endereço Av. Pasteur, 296 – Prédio da Reitoria – Urca – Rio de Janeiro – RJ – 22290-240

Hora Das 9h às 17h

cri@unirio.br
crimobilidadein@unirio.br
crimobilidadeout@unirio.br

Facebook Google+ Twitter