Você está aqui: Página Inicial PELE

Apresentação

 

Programa de Extensão em Línguas Estrangeiras - PELE

 

O Programa de Extensão em Línguas Estrangeiras - PELE surge como uma alternativa acadêmica que, através da extensão, possibilita o acesso da comunidade universitária da UNIRIO (docentes, discentes e técnico-administrativos) a línguas estrangeiras, nas suas três funções básicas: fala, leitura e escrita, assim como à cultura dos países onde essas línguas são originárias.

Com base no Acordo de Cooperação Acadêmica assinado entre a UNIRIO e a Universidade de Castilla - La Mancha (Espanha), deu-se início em fevereiro de 2010 ao I Curso Instrumental de Espanhol, sob a coordenação da Biblioteca Central, a Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis e a Coordenação de Relações Internacionais da UNIRIO. As aulas foram ministradas no Laboratório de Idiomas da UNIRIO, localizado no CCH.

Dificuldades orçamentárias na Universidade de Castilla - La Mancha, que limitaram a realização de projetos dessa universidade fora da Espanha, obrigaram a interrupção do curso em julho de 2011.

Esforços institucionais permitiram a assinatura de novas parcerias no cenário internacional com o objetivo de dar prosseguimento ao referido curso, agora denominado Curso de Língua e Cultura Espanhola, e operacionalizado com a colaboração da Universidade Distrital de Bogotá Francisco José de Caldas, da Colômbia, e a Universidade de La Rioja, da Espanha.

O curso será retomado a partir de dia 16 de setembro de 2013, dentro de uma estrutura que define dois níveis: Básico e Intermediário, e sua duração será de 12 semanas.

A seleção será feita a partir da ficha de inscrição, disponibilizada na página web da Coordenação de Relações Internacionais CRI/UNIRIO (www2.unirio.br/unirio/relacoesinternacionais/pele). O prazo de inscrição encerra-se em 12 de setembro do ano em curso e as vagas são limitadas.

A continuidade do curso está garantida para os alunos que iniciaram o I Curso de Espanhol Instrumental em 2010, e que não conseguiram concluí-lo pelas razões aqui expostas. Tanto esses alunos como os novos que ingressarem a partir deste ano serão submetidos a uma prova de nivelamento, podendo ocorrer, dependendo do resultado, a migração de um nível para outro, o que pode acarretar, inclusive, em transferência de uma turma para outra e, consequentemente, em mudanças no horário.

Espera-se que o Curso de Língua e Cultura Espanhola, seja mais uma experiência bem sucedida dentro das estratégias institucionais para garantir a inclusão e o acesso dos membros da Comunidade UNIRIO ao conhecimento de um idioma e de uma cultura estrangeira, o que é necessário para o desenvolvimento do diálogo acadêmico esperado entre a UNIRIO e suas instituições parcerias no cenário internacional propiciado pelo processo de internacionalização desta universidade.

« Janeiro 2018 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Contato

Av. Pasteur, 296 – Prédio da Reitoria – Urca – Rio de Janeiro – RJ – 22290-240

Hora Das 9h às 17h

+55 (21) 2542-4481

criunirio@gmail.com
cri@unirio.br
crimobilidadein@unirio.br
crimobilidadeout@unirio.br

Facebook Google+ Twitter