Você está aqui: Página Inicial Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

- Resolução da UNIRIO que dispõe sobre Regulamento para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, clique AQUI.

- Lista de Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos e aprovados nos últimos anos clique AQUI.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das exigências para a obtenção do diploma de Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro.

Há 3 disciplinas que o aluno deve cursar para realizar o TCC: Seminário de Pesquisa, Seminário de Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso. Tais disciplinas preparam, orientam e acompanham o aluno durante o processo que envolve a delimitação do seu objeto de estudo, a estruturação de seu projeto, a pesquisa e a produção ou redação final do Trabalho de Conclusão de Curso.

Na disciplina Seminário de Pesquisa, o discente receberá a orientação necessária para que possa selecionar o objeto a ser pesquisado, estabelecer o recorte teórico do tema a ser trabalhado e definir a forma — monográfica, dramatúrgica, cênica etc. — em que apresentará seu TCC. Isso será feito em constante diálogo tanto com o professor da disciplina quanto com os colegas de turma que se encontram nessa mesma etapa, que inclui pesquisa, descoberta e início de definições. Ao término da disciplina Seminário de Pesquisa, o aluno deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa, expondo, com rigor teórico e metodológico, o que pretende desenvolver no TCC.

O passo seguinte consistirá em cursar a disciplina Seminário de Orientação, ministrada pelo docente que já deverá ter sido definido como orientador do trabalho. Possuindo o caráter de uma fase preliminar de orientação, essa disciplina proporcionará ao aluno, por meio de encontros e discussões com seu orientador, a oportunidade de aprofundar os estudos realizados no decorrer da disciplina Seminário de Pesquisa e de desenvolver o pré-projeto então elaborado.

No oitavo e último período, o aluno deverá finalizar seu trabalho de conclusão de curso, matriculando-se na disciplina TCC. O Trabalho de Conclusão de Curso, realizado também nesta etapa sob a supervisão do professor orientador, será submetido à avaliação em banca de defesa previamente marcada, composta pelo professor orientador e por outro docente convidado. Sendo o Trabalho de Conclusão de Curso um dos componentes curriculares que, no Curso de Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, podem enfatizar a articulação entre as práticas teórica e artística, os trabalhos que apresentarem caráter cênico-performativo ou dramatúrgico, em vez de monográfico, deverão ser acompanhados de um memorial crítico-descritivo.