Você está aqui: Página Inicial Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

ARTES CÊNICAS EM EXTENSÃO

 

Coordenadores:  Inês Cardoso Martins Moreira – Departamento de Teoria do Teatro  / Marta Metzler – Coordenadora Convidada / Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar) – Departamento de Interpretação / Marina Henriques – Departamento de Ensino do Teatro / Marina Teixeira Werneck Vianna – Departamento de Teoria do Teatro

Situação: Em Andamento / Início: 2014

Alunos Bolsistas: O projeto conta com dois alunos bolsistas da Graduação e uma aluna com Bolsa Permanência.

Descrição: O projeto Artes Cênicas em Extensão é um projeto interdepartamental que visa promover o intercâmbio de saberes das artes da cena, a partir de encontros entre a comunidade acadêmica da Escola de Teatro da UNIRIO e os coletivos teatrais em atividade na Baixada Fluminense e na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Para isso deverá realizar:

- seminário de estudos teatrais, 20 encontros distribuídos durante o ano de 2015 que acontecerão na Escola de Teatro e nas sedes dos coletivos envolvidos, onde através de atividades como palestras, aulas expositivas e práticas, mesas de debates, leituras dramatizadas, entre outros, propõe o exercício cênico e a reflexão sobre o teatro;

-intercâmbio entre as produções teatrais da escola e teatro e as dos grupos participantes;

- saídas em grupo para assistir espetáculos em cartaz na cidade;

- incentivo e orientação à produção e troca de estudos e exercícios cênicos e reflexivos entre os participantes.

FOTO ARTES CENICAS EM EXTENSAO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participação dos alunos bolsistas do  projeto Artes Cênicas em Extensão na 12ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.

Cecilia Boal na UNIRIO

Centro de Letras e Artes da UNIRIO, setembro de 2015. Encontro com Cecília Boal que conversou com o Projeto Artes Cênicas em Extensão sobre a trajetória do Teatro de Arena e sobre nascimento do Teatro do Oprimido.

PARTICIPANTES PROJETO ARTES CENICAS EM EXTENSAO 2014

Projeto Artes Cênicas em Extensão, 2014: os participantes, os alunos bolsistas e as professoras coordenadoras.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTUDOS DO ESPAÇO TEATRAL:

Congressos, Seminários e Exposições para a Comunidade

Projeto vinculado ao Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana

Site do projeto: www4.unirio.br/espacoteatral

Apoio Institucional: CNPq ( Bolsa de Pesquisador  / Área: arquitetura), FAPERJ, Proap / PPGAC,  Propg, Proex.

Coordenadora: Evelyn Furquim Werneck Lima / CNPq

Situação: Em Andamento / Início 2006

Integrantes: Niuxa Drago, Regilan Deusamar Barbosa Pereira.

Alunos envolvidos: 4 alunos de Graduação, 2 alunos de Mestrado acadêmico, 2 alunos de Doutorado.

Descrição: Como atividades de extensão, este projeto realiza anualmente seminários, jornadas e ou Congressos Internacionais visando à difusão e trocas nacionais e internacionais abertas à comunidade acadêmica . Até o momento foram realizados 4 Seminários Nacionais, 2 Jornadas Nacionais e 2 Congressos Inrernacionais. Paralelamente, as maquetes de teatros que são elaboradas pelas equipes de pesquisa são objeto de Exposições abertas á comunidade acadêmica e às escolas públicas da região.

_____________________________________________________________

PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM ARTES


Coordenadoras: Ana Bernstein e Laura Erber

Situação: Em Andamento / Início: agosto de 2014

Descrição: O projeto propõe ciclos de encontros com artistas, performers, curadores, críticos, diretores de museus, teatros e outras instituições artísticas com o intuito de apresentar diferentes perspectivas sobre processos artísticos e curatoriais, ampliando e aprofundando a compreensão das artes visuais e das artes cênicas, bem como de seus modos de produção e circulação.

Ao longo do período de vigência do projeto foram realizados os seguintes encontros na Sala de Audiovisual do Edifício do Centro de Letras e Artes, com participação ativa de alunos e professores da Escola de Teatro da UNIRIO.

- Encontro sobre performance e dança contemporânea com Marcela Levi, Lucía Russo e Laura Samy

- Performance na arte contemporânea brasileira com a Prof. Dra. Viviane Mattesco (UFF)

- Intervenção de Enrique Diaz sobre sua trajetória como ator e diretor da Cia. dos Atores.

- Encontro com o professor, curador e diretor do MAM-Rio, Luiz Camillo Osório sobre sua trajetória no campo das artes.

- Intervenção do curador César Augusto sobre o Festival Tempo que atualmente dirige.

Encontros agendados para o segundo semestre de 2015:

3 de novembro: ator e diretor Terry O'Reilly (Mabou Mines)

1 de dezembro: curadoria e crítica Gloria Ferreira

8 de dezembro: artista Ana Linnemann

 

--------------------------------------------------------

FESTIVAL DE TEATRO INTEGRADO DA UNIRIO – FITU

TARJA FITU

 

 

 

 

 

 

CARTAZ FITU debates 2014

FITU CARTAZ 2015

Coordenadora: Marina Teixeira Werneck Vianna

Situação: Em andamento/ Início: 2014

Alunos Bolsistas: O projeto conta com dois alunos bolsistas da Graduação.

Site oficial com a programação completa do Festival: www.fitu.com.br

Descrição: O Festival de Teatro Integrado da UNIRIO – FITU – tem o objetivo de promover o intercâmbio de ideias, linguagens e pesquisas realizadas na Escola de Teatro da UNIRIO, e de difundir sua produção artística e intelectual junto à sociedade. O FITU visa reunir estudantes, professores e pesquisadores da Escola de Teatro da UNIRIO em torno da exposição e da reflexão sobre as produções artísticas e intelectuais das cinco habilitações da Escola de Teatro. O FITU realiza uma mostra de espetáculos, processos de trabalho, mesas redondas, palestras, oficinas, relatos de pesquisa e extensão, com produções da casa e convidados externos.

A comissão organizadora do FITU conta com a participação de 15 alunos (entre os quais, dois bolsistas) e realiza desde o início do ano letivo a produção do evento, que inclui a curadoria do tema do festival; a confecção de um edital de inscrição; a promoção dos encontros “FITU convida” que giram em torno das discussões sobre a produção de festivais de teatro. A produção do festival envolve ainda o trabalho de divulgação das atividades (através da criação de um site e do uso das redes sociais), de criação de material gráfico, de produção - por parte dos estudantes – de reflexões acerca do tema a ser discutido durante o evento.

O FITU tem suas atividades desenvolvidas durante todo a ano letivo, inclusive após o evento (que se realiza ao longo de uma semana do segundo semestre), quando são realizadas reuniões entre os estudantes, de modo a gerar uma avaliação do festival e a convocar novos estudantes para participar da comissão organizadora.

Entrevista com os organizadores do primeiro FITU publicada na revista digital Questão de Crítica, para acessar clique AQUI.

MESA DE ABERTURA FITU 2015

Ivan Cabral, Amir Haddad, Isabel Penoni e Marina Henriques na mesa de abertura do FITU 2015: A arte nos espaços públicos - um diálogo com a cidade.

FOTO FITU cia teatro inominável

Debate após espetáculo abertura fitu: Sinfonia Sonho da Cia Teatro Inominável.

Fitu e Artes Cenicas em Extensao

Cia de Arte Popular de Duque de Caxias no Fitu / Integração com o Projeto Artes Cênicas em Extensão.

 

____________________________________________________________

TEATRO E CULTURA NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS

Coordenadores: José da Costa Filho e Paulo Maciel

Situação: Em Andamento / Início: Janeiro de 2015

Bolsistas: O projeto conta com um bolsista de graduação do Departamento de Teoria do Teatro/CLA/UNIRIO.

Resumo: O projeto de extensão tem como eixo central a dimensão pública da arte e da cultura, em função da ênfase na cidadania por alguns coletivos que trabalham no contexto das praticas artísticas comunitárias, a exemplo da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades. Buscando, assim, articulá-las à vocação democrática da educação publica. Através deste eixo gerador as ações do plano (palestras, oficinas, aulas, e a pesquisa em campo) foram pensadas como um caminho de reflexão para a interface hoje da arte e da cultura com a vida publica. E, de um ponto de vista teórico mais pontual, a discussão da modelagem teatral, na fronteira do mundo comum, pela cena de rua. A proposta visa uma rede de contatos e experiências cognitivas entre a universidade, as companhias de teatro e suas respectivas comunidades.

Link: http://www.ciademysterios.com/

____________________________________________________________

EU FIZ A DANÇA DE MACABRÉ

Coordenadores: Inês Cardoso Martins Moreira / Marina Teixeira Werneck Vianna

Situação: Concluído

Período: de março a dezembro de 2014

Aluna bolsista de Iniciação Artística e Cultural (UNIRIO): Laura Samy

Descrição: O projeto tem como objeto inicial de pesquisa a figuração da morte, localizada historicamente no período medieval, por Johan Huizinga em O Outono da Idade Média. O historiador analisa a dança macabra como uma imagem/ acontecimento que se configura neste período. Segundo Huizinga a figura da morte surge neste período suscitando diferentes temáticas: a noção de perecibilidade, o horror frente à decomposição do corpo pós morte e a melancolia. Interessa aqui pesquisar as representações desse imaginário, seus aspectos mórbidos, assustadores e cômicos. Partindo do eixo temático da figuração da morte, a pesquisa pretende formular problemas a serem trabalhados em uma composição cênica. O processo de investigação e criação contará com a participação efetiva do público, que acompanhará o trabalho de composição cênica por meio de apresentações periódicas seguidas de debates e discussões. Apresentações e interações que deverão alimentar os passos seguintes do processo de investigação e criação cênica e dramatúrgica.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

CASCANDO

Montagem Radiofônica e Cênica da peça homônima de Beckett

Coordenadora: Flora Sussekind

Co-orientação: Angela Materno

Situação: Concluído / Período: 2012

Aluna bolsista: Tainá Louven - Bolsa de Extensão (UNIRIO)

Alunos integrantes: Tainá Louven (Curso de Interpretação), Maria Clara Coelho (Curso de Teoria do Teatro), Allan Imianowsky (Curso de Teoria do Teatro), Lucas Castelo (Curso de Direção), Ayran Nicodemo (aluno do Instituto Villa Lobos), Clarice Lissovsky (Curso de Interpretação),  Flávio Ozório (Curso de Interpretação), Gabriel Carneiro (aluno do Instituto Villa Lobos), Juliano Câmara (aluno do Instituto Villa Lobos)

Descrição: estudo, transmissão radiofônica (Rádio MEC) e montagem cênica (UNIRIO) da peça radiofônica "Cascando" de Samuel Beckett.

Link para o blogue do projeto: https://projetobeckett.wordpress.com/

Link para transmissão ao-vivo pela Radio MEC:
https://m.soundcloud.com/projeto-beckett/cascando-ao-vivo-na-r-dio-mec

CARTAZ CASCANDO 1

CARTAZ CASCANDO 2

--------------------------------------------------------------------

PALAVRAS E MÚSICA

Coordenadora: Angela Materno

Situação: Concluído; 2014

Aluna Bolsista IC / UNIRIO: Tainá Louven

Descrição: Dando continuidade ao "Projeto Beckett", cuja primeira parte foi realizada em 2012 - com o título "Cascando- gravação e montagem cênica a partir da peça radiofônica homônima de Samuel Beckett"- este projeto prossegue com a investigação teórico-crítica e a experimentação artística em torno da produção radiofônica de Beckett, enfocando, agora, a peça "Palavras e música". Os objetivos são: elaborar uma tradução da peça a partir dos originais, do autor, em inglês e francês; realizar exercícios de experimentação sonora a partir deste texto radiofônico, fazer uma gravação da peça para ser transmitida na UNIRIO (e eventualmente em outros locais), e manter e alimentar o blog do Projeto.

Alunos envolvidos: Graduação: Tainá Louven (Curso de Interpretação), Maria Clara Coelho (Curso de Teoria do Teatro), Allan Imianowsky (Curso de Teoria do Teatro), Lucas Castelo (Curso de Direção), Ayran Nicodemo (aluno do Instituto Villa Lobos)

____________________________________________________________

ESTÁ À VENDA O JARDIM DAS CEREJEIRAS

Coordenador: Larissa Cardoso Feres Elias  (UFRJ)

Situação: Em Andamento

Integrantes: Sabrina Paraíso Pessoa (UFRJ), Ana Luiza da Cunha Oliveira UFRJ, Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO), Samuel Sampaio Abrantes, Andréa Renck Reis, Eric Miranda Fuly Firmino, Luna Inoue Descaves, Lenes Alves de Carvalho.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

Descrição: "Está à venda o jardim das cerejeiras" é um percurso de retomada de "O jardim das cerejeiras" (1904) do dramaturgo e contista russo Anton Tchekhov (1860-1904). A proposta deste projeto é criar novas camadas dramatúrgicas para este texto, aproveitando um certo caráter centrípeto de sua estrutura, no intuito de tematizar relações entre memória, arte, economia e política na Rússia do final do século XIX, e no Brasil e na Rússia de hoje. Esta nova escritura cênica se organizará a partir do cruzamento entre "O jardim das cerejeiras” e outros materiais textuais, pictóricos e fílmicos. Como eixos principais deste projeto figuram o poema "Branca de Neve despede-se dos sete anões", de Leopoldo María Panero, o desenho animado "Branca de Neve", de Walt Disney, o documentário "Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital", de Alexander Kluge, as festas retratadas pelo pintor de Antoine Watteau, o filme de teatro "La cerisaie" de Peter Brook, e outras obras de Tchekhov, particularmente os contos "Na ravina" e "No mar de Criméia". Este projeto de montagem é uma produção artística do Laboratório de Processos do Ator (LABATOR) da Escola de Belas Artes/EBA, da UFRJ, em parceria com a professora e pesquisadora Vanessa Teixeira de Oliveira, da UNIRIO, e com Os Cênicos Cia. de Teatro. "Está à venda o jardim das cerejeiras" foi contemplado, no ano de 2013, pelo Programa Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

DIFUSÃO DAS ARTES E DA CULTURA:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E COMPARTILHAMENTO DIGITAL

Situação: Em Andamento

Coordenador: Carla da Silva Miguelote

Integrantes: Vanessa Teixeira de Oliveira e Marcelo Carneiro de Lima.

Descrição: O presente projeto propõe a criação do Núcleo de Documentação Audiovisual do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (NDA-CLA). Composto por docentes e discentes dos três cursos do CLA Música, Letras e Teatro o Núcleo será responsável por realizar o registro audiovisual, o arquivamento digital e a divulgação via web de conteúdos nas áreas de arte, cultura, educação e cidadania produzidos nos âmbitos de pesquisa e extensão. Desse modo, pretende-se ampliar o acesso da comunidade interna e da sociedade às produções científicas, artísticas e culturais da universidade.

_______________________________________________________________________

CURSO DE EXTENSÃO

EM EDIÇÃO

E PUBLICAÇÃO

DE PERIÓDICOS DE ARTES

 

Coordenadora: Ana Bernstein

Situação: Concluído / 2014

Integrantes: Bonnie Marranca (editora da revista norte-americana PAJ, The MIT Press), Fátima Saadi (editora da revista Folhetim) e Daniele Ávila Small (editora da revista digital Questão de Crítica)

Alunos participantes: Graduação: (12) .

Descrição: O curso visa contribuir, através da experiência de profissionais reconhecidos na área de edição e publicação de periódicos de artes e teatro para a discussão dos aspectos conceituais e críticos que envolvem a criação de um periódico e para o entendimento do processo de edição nas diversas plataformas existentes atualmente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRODUÇÃO TEATRAL:

materializando ideias


Coordenador: Luiz Henrique da Silva e Sá

Situação: Concluído / 2014

Aluno Bolsista: Márcio Leandro Oliveira

Descrição: A Escola de Teatro da UNIRIO tem uma rica história de realização artística. A cada semestre, espetáculos de grande relevância são montados pelos alunos da escola em suas atividades acadêmicas, orientados por seus professores. Mas todo processo de elaboração estética e conceitual não conseguiria se materializar sem a fundamental participação de uma equipe técnica de produção que, através de mecanismos práticos, viabiliza, tanto economicamente, como administrativamente, coordenando e aparando arestas , a montagem dos espetáculos, fruto de disciplinas de graduação e pós-graduação. O objetivo final é a materialização dos projetos conjuntos que, ao serem mostrados gratuitamente ao público, unificam as instâncias acadêmicas, dando a projetos de graduação e pós-graduação, um caráter fortemente extensionista. A Produção Teatral pretende oferecer competências nos diferentes domínios do fazer teatral, fornecendo os instrumentos necessários para o desenvolvimento de projetos de espetáculos. Sem a pretensão de, necessariamente, priorizar a função do produtor, mas sim permitir que alunos e professores, criadores, tenham a garantia de viabilidade de seus projetos e também contribuir para a percepção de que essa viabilidade repousa sobre um equilíbrio delicado entre os seus elementos constitutivos, que vão desde o autor, passam pela produção do espetáculo e chegam ao público.

______________________________________________________________

SITE CENÓGRAFOS BRASILEIROS:

Helio Eichbauer

 

Coordenador: Luiz Henrique da Silva e Sá

Situação: Em Andamento

Alunos envolvidos: Graduação: (1) Bianca Lopes .

Descrição: Este projeto de iniciação artística e cultural tem como finalidade a organização e catalogação do acervo do cenógrafo Helio Eichbauer ex-professor da UNIRIO e seu posterior lançamento em website. Tal ação seria o plano piloto do site Cenógrafos Brasileiros , que pretende-se alimentar com informações e imagens sobre as carreiras dos profissionais da cena no país. O projeto está no âmbito do Laboratório de Extensão LINCE- UniRio Laboratório de Investigação Cenográfica, coordenado pela Prof. Dr.ª Lidia Kosovski e do Grupo de Pesquisa Teatralidade espaço/ imagem, em certificação no CNPQ, também liderado pela Prof. Dr.ª Lidia Kosovski e pelo Prof. Dr. Ricardo Kosovski. A partir desta ação, espera-se a alimentação contínua do portal Riscos Cenográficos desenvolvido pela prof. Dr.ª Lídia Kosovski, relativo à obra de artistas da visualidade teatral, tais como cenógrafos, figurinistas, light designers, performances designers de modo geral.

 

« Abril 2018 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930