Eventos

CARTAZ TRIPLO

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Università di Padova (UNIPD)/UNIRIO:

1º. Aditivo: Artes Cênicas-Teatro

Coordenação Acadêmica: Profa Maria de Lourdes Rabetti

 

CARTAZ TERCEIRA MISSAO PROGRAMACAO

A 3ª Missão de Trabalhos da UNIPD junto à UNIRIO (Centro de Letras e Artes: ET e PPGAC), sob a responsabilidade da profa. dra. CRISTINA GRAZIOLI, ocorrida de 10 a 28 de agosto, desenvolveu-se por meio de aulas/conferências, visitas a sede de grupos e acervos públicos, tendo alcançado excelentes resultados ao contar com a participação de alunos e professores da UNIRIO, além de outros interessados, que acorreram aos encontros – trabalhados em duas vertentes: Teorias e Práticas da Iluminação Cênica e Sombras-Teatros de Sombras – com atenção, dedicação e interesse entusiasta.

 

Missao Grazioli

Na foto, a professora GRAZIOLI e seu tradutor Marcello Lino, durante aula/conferência realizada para alunos de graduação e pós-graduação no dia 11 de agosto de 2015.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EISENSTEIN #1 e #2

 

O Seminário Internacional Eisenstein é um projeto criado em 2014 que propõe eventos anuais em torno da obra do cineasta russo/soviético Serguei Eisenstein (1898-1948). Os eventos são realizados por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa. Através dos seminários o projeto visa a criação de um espaço de referência nacional e internacional voltado para a discussão de temas afins ao legado artístico e teórico do cineasta.

Eisenstein é um mito da história do cinema. Seu nome está associado às primeiras tentativas de teorização da montagem cinematográfica, sendo um teórico e cineasta imprescindível na formação de todo estudante da área de cinema e das artes. O Seminário propõe refletir sobre as reverberações da produção teórica e artística de Eisenstein e seu impacto na arte/e no pensamento nos dias de hoje, dando a ver a grande montagem da obra eisensteiniana com a criação em geral, a cultura e a ciência.

 

Cartaz Seminario Eisenestein 1

 

O Seminário Internacional Eisenstein #1: Imagens não indiferentes, foi realizado nos dias 08 e 09 de setembro de 2014 na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro.

A primeira edição do Seminário contou com a participação dos seguintes convidados internacionais: François Albera (Universidade de Lausanne, Suíça), Natalia Brizuela (Universidade da Califórnia, Berkeley), Bernd Stiegler (Uinversidade de Constanza, Alemanha); e com convidados nacionais da UNIRIO, PUC-Rio, EBA/UFRJ, ECO/UFRJ, além de pesquisadores independentes, cineastas e críticos: José Carlos Avellar, Erik Rocha e Geraldo Sarno. Houve também uma pequena mostra de filmes da artista Claire Angelini (França).

Cartaz Seminario Eisenestein 2

O Seminário Internacional Eisenstein #2: Meyerhold, Eisenstein // Teatro, Cinema // Imagem, Som ocorreu de 23 a 25 de setembro de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

O seminário foi realizado pela CAPES, pela Fundação Casa de Rui Barbosa e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO), com apoio do Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do Teatro (NIETT/UNIRIO) e do Curso de Estética e Teoria do Teatro.

A segunda edição do Seminário, contou com a participação de dois convidados internacionais: Vadim Shcherbakóv, pesquisador do Departamento de Pesquisa e Publicações do Legado Teatral de Vsévolod Meyerhold no Instituto Nacional das Artes, em Moscou; e Béatrice Picon-Vallin, especialista em Meyerhold, diretora emérita do Laboratoire de recherche sur les arts du spectacle no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); e com convidados nacionais da UNIRIO, UERJ, UFF, USP, UFSC, UFJF, artistas, escritores e cineastas, como: Rubens Figueiredo, Sílvio Tendler, Joel Pizzini e Murilo Salles.

Organização dos Seminários: profa. Flora Süssekind (UNIRIO/FCRB), pesquisadora Tânia Dias (FCRB) e profa. Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO).

______________________________________________________________

FIGURAS DO MOVIMENTO

SEMINÁRIO ORGANIZADO PELO SETOR DE FILOLOGIA/CENTRO DE PESQUISA - FCRB, NIETT, UNIRIO E  PROJETO “DIÁLOGOS COM O TEATRO” (SESC-RIO)

25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2013

LOCAL: CASA DE RUI BARBOSA - RIO DE JANEIRO

Organizadoras: Flora Süssekind, Tania Dias, Ana Bernstein e Vanessa     Teixeira de Oliveira

WOOSTER GROUP

Wooster Group, To You, The Birdie! (Crédito: Paula Court)

As artes têm ampliado seu campo de ação em direção umas às outras, e a outros campos discursivos. Examinam-se, nesse seminário, ecos dessa expansão no que se refere à relação entre teatro, literatura, música, artes visuais e cinema e ao modo como, neles, se pensam a imagem, a figuração, o movimento e a imobilidade, tematizando-se formas distintas de interferência mútua, de resistência, de sobreposição, ao lado de processos criativos que privilegiam exatamente esses trânsitos, passagens, deslocamentos. Nesse sentido, ao lado de estudos voltados para Gertrude Stein, Valere Novarina, Heiner Muller, Samuel Beckett, Juan Dominguez, Meyerhold, Eisenstein, Bia Lessa, Maria Borba, Cristiane Jatahy, Gabriela Noujaim, grupos como a GRANDE COMPANHIA BRASILEIRA DE MYSTERIOS E NOVIDADES, o TEATRO DO PEQUENO GESTO e o WOOSTER GROUP, o seminário realizara a exibição de DVDs que registram algumas das mais importantes produções desse grupo teatral norte-americano, voltado, com freqüência, para as tensões entre imagem teatral e cinemática, que serão discutidas pela diretora Elizabeth LeCompte e pela atriz Kate Valk com a mediação e a tradução da Profa. Ana Bernstein, da UNIRIO.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

25 DE MARÇO
10h: A imagem na música, no teatro e nas artes visuais
Palestrantes: Angela Materno (Unirio), Rodolfo Caesar (UFRJ) e Sergio Bruno Martins
Mediação e debate: Flora Sussekind (FCRB/Unirio)

13h30: Vídeos Wooster Group
Brace Up! (1991, 2003) – A versão do Wooster Group para As três irmãs, de Anton Tchekhov, com texto de Paul Schmidt e direção de Elizabeth LeCompte.
House/Lights (1999) - Espetáculo dirigido por Elizabeth LeCompte e definido, pelo grupo, como a colisão de Doctor Faustus lights the lights, de Gertrude Stein, com o filme B de Joseph Mawra, Olga's house of shame.

26 DE MARÇO

10h: Registro Duplo - o trabalho de Christiane Jatahy e Juan Dominguez
Palestrantes: Christiane Jatahy, Marina Vianna e Lucia Yanez
Mediação e debate: Beatriz Resende (UFRJ)

13h: Vídeos Wooster Group
Rumstick Road (1976-1980), criação de Spalding Gray e Elizabeth LeCompte, em colaboração com Libby Howes, Bruce Porter, Ron Vawter, que toma por base material autobiográfico ligado à experiência familiar de Gray, em particular o suicídio de sua mãe.
To You The Birdie! (2002) – versão do grupo para Fedra, de Racine, com texto de Paul Schmidt e direção de Elizabeth LeCompte.

16h: Wooster Group: técnicas e processos de criação Encontro com Elizabeth LeCompte, Kate Valk e Zbigniew Bzymek.

Mediação e debate: Ana Bernstein (UNIRIO)

27 DE MARÇO
10h: Stein, Eisenstein, Novarina
Palestrantes: Inês Cardoso Martins Moreira (Unirio), Vanessa Teixeira de Oliveira (Unirio), Ângela Leite Lopes (UFRJ) e Rafael Luna (UFF)
Mediação e debate: Tânia Dias (FCRB)

12h: Future Real Moments, de Zbigniew Bzymek, pequenas sequências que constituem uma espécie de “filme-dentro-do-blog” sobre o cotidiano e o processo de trabalho do Wooster Group.
14h: A grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades e o Teatro do Pequeno Gesto
Palestrantes: José da Costa (Unirio), Marília Felippe (Cia de Mysterios) e Fátima Saadi (Pequeno Gesto)
Mediação e debate: Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO)

16h: Vídeo experiências
Maria Borba - Sobre Astronautas, Formas Breves e a interação entre ciência, cinema, música e teatro no seu trabalho.
Gabriela Noujaim - Sobre As Fiandeiras, Céu e mar, O ovo da serpente, "xadrez" e o diálogo com formas diversas de imagem técnica no seu trabalho.
Mediação e debate: Vera Lins (UFRJ).

FOTO FIGURAS EM MOVIMENTO 1

Vanessa Teixeira (UNIRIO) e Angela Leite Lopes (UFRJ) na mesa Stein, Eisenestein, Novarina.

Link para matéria no Jornal O Globo "Wooster Group - Grupo americano que pesquisa a relação entre teatro e filme vem à cidade para mostra e debates"


Leia mais sobre esse assunto em  http://oglobo.globo.com/cultura/wooster-group-chega-ao-rio-em-forma-de-video-7934429#ixzz3p43hn2WN