Você está aqui: Página Inicial Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro Bolsas e Auxílios

Bolsas e Auxílios

A UNIRIO conta com um setor chamado Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE) que, em consonância com o Decreto no.7.234/2010, oferece aos estudantes, em situação de vulnerabilidade social a bolsa permanência e os auxílios moradia e alimentação. O principal objetivo desses benefícios é possibilitar aos discentes o desenvolvimento de seus estudos, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica. As inscrições para as três modalidades de benefício podem ser feitas em qualquer momento do ano. A DACE oferece também atendimento nutricional direcionado aos alunos e servidores da UNIRIO, bem como atendimento psicológico aos estudantes. Os ônibus urbanos da Universidade cumprem um percurso intercampi (Urca, Centro, São Cristóvão, Tijuca) permitindo aos estudantes o acesso à mobilidade gratuita.

A UNIRIO oferece ainda outras modalidades de bolsa: extensão, iniciação artística e cultural, monitoria e pesquisa.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXC) é responsável pelas 1) bolsas de extensão, que têm como principais objetivos ampliar o espaço de atuação do estudante, a partir de ações integradas com o Ensino e a Pesquisa, e estimular o pensamento crítico, mediante o confronto da prática com os referenciais teóricos; pelas 2) bolsas de iniciação artística e cultural, cujo propósito é aglutinar as diversas unidades acadêmicas, viabilizando projetos de cunho artístico e cultural, promovidos pelo corpo docente, discente e administrativo que mantenham diálogo participativo com a comunidade.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) disponibiliza as bolsas de monitoria que são escolhidas por meio da análise de projetos de ensino apresentados pelos professores requerentes.

Essas três modalidades de bolsas citadas têm a duração de 10 meses, com valor de R$ 400,00 mensais e carga horária de 20 horas semanais.

Já o programa de bolsas de Iniciação Científica (IC), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), é voltado para a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, buscando despertar a vocação científica em estudantes de graduação, por intermédio de sua participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados. Com o mesmo valor das demais, a duração desta bolsa é de 12 meses. As bolsas de Iniciação Científica não possuem restrições quanto à idade e ao número de renovações.

Foi implantado no último ano o Programa “Jovens Talentos para a Ciência – Capes/CNPq”, destinado ao incentivo à iniciação científica, com o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Mais informações sobre bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e IC/UNIRIO) podem ser obtidas na página do Departamento de Pesquisa da UNIRIO.

Informações atualizadas sobre os editais vigentes, projetos em andamento e outras modalidades de bolsas de estudo, bolsas de mobilidade acadêmica internacional, bolsas de auxílio moradia e de auxílio alimentação devem ser buscadas junto à Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis da Unirio - DACE). Para acessar o blogue da DACE clique AQUI.