Você está aqui: Página Inicial Departamentos Departamento de Ensino do Teatro Projetos de extensão Programa Teatro em Comunidades

Programa Teatro em Comunidades

Contemplado pelo PROEXT - 2013 e 2014 e pelo EXTPESQ Faperj 2014

O Programa de Extensão Teatro em Comunidades foi criado em 2011 no Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, coordenado pela profa. Dra. Marina Henriques Coutinho, integra ações nos três eixos de formação em nível superior: ensino acadêmico, extensão social e pesquisa institucional.

O programa visa promover a produção de conhecimento em teatro, a prática artística e pedagógica, estimulada pelo encontro entre a Escola de Teatro (UNIRIO) e moradores da Maré. Sua ação principal é a atuação de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro como orientadores de grupos formados por adolescentes e adultos em diferentes pontos do Complexo da Maré. Os licenciandos são responsáveis pela condução das aulas de teatro que ocorrem regularmente todos os sábados pela manhã.

Na universidade, o programa realiza ações de formação integrando reuniões sistemáticas de avaliação e planejamento das atividades, disciplina obrigatória na matriz curricular do curso de Licenciatura e participação na pesquisa institucional coordenada pela professora Marina.

Um conjunto de parcerias tem contribuído com a efetiva realização do diálogo entre a universidade e a Maré. As instituições parceiras estão comprometidas com a construção de uma rede de desenvolvimento sustentável, voltada para a transformação estrutural do conjunto de comunidades do Complexo da Maré. São elas: Redes de Desenvolvimento da Maré (REDES), com o Centro de Artes da Maré (CAM), comunidade de Nova Holanda, e o Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, em Ramos. Neste último local, a ação é supervisionada também pela professora e fonoaudióloga Clarisse Lopes (Universidade Estácio de Sá), que integra as ações do Teatro em Comunidades às suas ações na área de promoção de saúde.

O número de núcleos e participantes tem variado a cada ano. Em 2014, o programa incluiu dois núcleos de teatro permanentes localizados nas comunidades de Nova Holanda e Praia de Ramos. Cerca de setenta pessoas, entre adolescentes e adultos, participaram regularmente das aulas de teatro no CAM e no CMS Américo Veloso.

Em 2015, ampliamos a nossa área de atuação inaugurando parceria com a Arena Carioca Dicró (Penha), onde começou a funcionar mais um núcleo teatral.

Buscando situá-lo dentro de uma abordagem mais atual do ensino das artes, que prevê a integração entre suas diferentes modalidades, por meio da colaboração da professora Silvia Soter, o programa poderá, a partir de 2015, incluir também a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura em Dança e Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acreditamos no potencial deste programa em consolidar redes de sociabilidade, capazes de envolver organizações comunitárias, universidade e instituições do poder público e privado, contribuindo com mudanças significativas no cenário dos espaços populares.

Consideramos também que as parcerias firmadas favorecem uma troca de saberes, um diálogo entre o conhecimento e a produção intelectual acadêmica e os saberes e formações culturais próprios das comunidades populares – numa via de mão dupla.

O Teatro em Comunidades foi contemplado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT – 2013 e 2014) e recebeu o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ/ExtPesq 2014-2015).

 

Visite o nosso site http://teatroemcomunidades.com.br/

 

foto1.jpg

foto2.jpg

foto3.JPG

SIMlicenciandosbondeindopramar.JPG

reniaounirio.jpg

melo1.jpg

Encontrão na UNIRIO com colaboração dos Melodramáticos (projeto do prof. Paulo Merisio)

rua3.jpg

Encontrão na UNIRIO com colaboração da profa. Christina Streva (Teatro de Rua)

« Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031