Você está aqui: Página Inicial Bacharelado em Cenografia e Indumentária PQ'15 - Mostra dos Estudantes

PQ15 - Mostra dos Estudantes

Quadrienal de Praga 2015: Mostra dos Estudantes

A Quadrienal de Praga de Espaço e Design Cênico é o maior evento do mundo a explorar uma grande variedades de práticas cenográficas – cenografia, indumentária, iluminação, design sonoro, além de novas práticas, como site-specific, cenografia aplicada, performance urbana etc. A próxima edição da Quadrienal acontecerá em Junho de 2015.

O tema principal da Quadrienal de Praga 2015 é EspaçoCompartilhado: Música, Clima, Política.

Mostra dos Estudantes (Student Section)

Os curadores da Mostra dos Estudantes estão convidados a focar nos principais temas da PQ'15, mas também têm espaço para explorar a inovação com seus estudantes.

A PQ'15 incentiva apresentações nacionais da Mostra dos Estudantes que incluam mais de uma Escola, diálogo entre escolas (nacional ou internacionalmente), diferentes tipos de escolas (teatro, artes visuais, e arquitetura), assim como o diálogo entre estudantes e profissionais.

A Representação Brasileira na Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga 2015 se dará através de um processo seletivo nacional, coordenado pela professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Sônia Paiva, juntamente com o pesquisador e professor Fausto Viana da Universidade de São Paulo (USP), ambos curadores adjuntos, sob a regência do professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ronald Teixeira, curador nacional da representação brasileira. Também fazem parte do conselho consultivo para a curadoria da representação brasileira os professores Doris Rollemberg e Luiz Henrique Sá, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e a professora Rosane Muniz, do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo.

Dentro do tema proposto pela organização da PQ'15 (EspaçoCompartilhado: Música, Clima, Política), foi escolhida política como diretriz conceitual da Mostra dos Estudantes brasileiros. A proposta nacional recebe o título de Brasil: LABirintos compartilhados.

O título BRASIL: LABirintos compartilhados que revela a intenção da Mostra dos Estudantes Brasileiros de Cenografia de criar uma cartografia que alcança a multiplicidade das manifestações do desenho e espaço da cena. Estudantes e professores são convidados a contemplar nossas diferenças como possibilidades de construção de uma unidade nacional a partir das particularidades regionais. A proposta é dar voz aos núcleos de produção, ensino e pesquisa em cenografia no Brasil, construindo um campo aberto para que cada um se manifeste em sua diversidade.

Tal proposta tem como objetivo estimular a construção de processos que serão grafados em forma de cadernos, contendo o percurso cenográfico dos projetos das diferentes escolas. É sugerido que as escolas busquem referências territoriais advindas de múltiplos modos expressivos: contos, poemas, textos dramatúrgicos, imagens, como também ocorrências factuais em seu território.

Veja a chamada oficial para inscrições na PQ'15, para mais informações sobre o conceito artístico do evento aqui.

Arquivos para download:

1_Carta convite oficial
2_Orientações para convocatória da seleção pública
3_Texto do comissariado da PQ sobre o tema "Política"