Você está aqui: Página Inicial Bacharelado em Cenografia e Indumentária Aula inaugural do Bacharelado em Cenografia e Indumentária - UNIRIO

Aula inaugural do Bacharelado em Cenografia e Indumentária - UNIRIO

Quando 15/08/2014
das 16:00 até 19:00
Onde Auditório Paulo Freire - CCH
Nome do Contato
Telefone do Contato 21 2542 2717
Participantes _SOFIA PANTOUVAKI ı Finlândia
Cenógrafa, figurinista e professora na Aalto University.
_SIMONA RIBÁKOVÁ ı República Tcheca
Figurinista e designer têxtil
_LAURA CROW ı Estados Unidos
Figurinista e professora na University of Connecticut
iCal

Aula inaugural do novo Bacharelado em Cenografia e Indumentária da UNIRIO. Master class com o tema "Design de figurinos: projeto e pesquisa".

Evento gratuito e com tradução simultânea.
Vagas limitadas por ordem de chegada.
Lotação: 88 lugares.

15 de agosto de 2014
Sexta-feira, às 16 horas

Auditório Paulo Freire
UNIRIO - Prédio do CCH
Avenida Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro

flyer_aula.jpg

Sobre as palestrantes:

cabea_sofia2.jpg

SOFIA PANTOUVAKI é Professora de Design de Figurinos para Teatro e Filme na School of Arts, Design and Architecture, Aalto University, em Helsinque, Finlândia.

Nascida em Atenas, Grécia, graduou-se em Design de Interiores (Technological Educational Institution, de Atenas) e em Cenografia (University of Art & Design, de Helsinque).

Especializou-se em Design para Ópera e Balé (La Scala, de Milão, Itália; Academy of Performing Arts – DAMU, Praga, República Tcheca).

Mestre em Artes (1997) e PhD (2008) em Cenografia (Central Saint Martin College of Art & Design, Londres).

Trabalhou em cerca de 70 produções para teatro, ópera e balé na Europa. É co-autora do livro History of Dress - The Western World and Greece (2010) e co-editora  de Presence and Absence: The Performing Body.

É líder do projeto Performance: Visual Aspects of Performance Practice (Inter-Disciplinary.Net), membro do comitê curatorial do World Stage Design de 2013, e curadora associada de Costume  in  Action.

Na Aalto University, Sofia fundou e lidera o primeiro grupo de pesquisa em figurino teatral, Costume in Focus.

cabea_simona2.jpg

Nascida em Praga, na República Tcheca, SIMONA RIBÁKOVÁ é Mestre em Design Têxtil pela University of Applied Arts, de Praga, e University of Applied Arts, de Helsinque, 1991.

Após concluir seus estudos, começou a trabalhar como designer freelancer, primeiro em têxteis e mais tarde em design de figurino. Além do design do traje e da moda, seu trabalho inclui impressões originais de têxteis e tapetes, joias, esculturas e desenhos.

Graças à sua solida e vasta formação, somada às experiências com seu grupo de dança e teatro, Balet Unit Cramp, teve a oportunidade de trabalhar em muitos campos diferentes na criação de trajes. Recebeu o prêmio Swarowski em 1995 (quatro meses de residência em Rhode Island School of Design, em Providence, EUA).

Figurinista oficial para o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, de 1995 a 2002. Desde 2007 é membro da Academia Europeia de Cinema.

Em 2014, defendeu tese sobre alternativas e novos caminhos na concepção do traje contemporâneo.

Foi premiada com a Triga de Ouro pela curadoria da Mostra Nacional Tcheca na Quadrienal de Praga, 1999, e foi curadora da exposição Figurinos Radicais, na Quadrienal de Praga de 2011.

Simona Rybákova é representante tcheca na Comissão de Performance Design e membro do Grupo de Figurino na OISTAT. De 1997 a 2008, foi a representante tcheca no Comitê Executivo da OISTAT.

cabea_laura2.jpg

LAURA CROW  é professora de Design e História do Figurino, e diretora do Programa de Design da University of Connecticut, além de figurinista atuante internacionalmente conhecida. Seus projetos de figurino foram vistos em cerca de 300 produções em diversas partes do mundo.

Dentre os diversos prêmios que recebeu, descatam-se: Drama Desk, Obie, Villager, Maharam e American Theatre Wing Award (New York Broadway e off-Broadway); Drama-Logue e BackStage West Garland Award (Los Angeles); Joseph Jefferson Awards (Chicago); Bay Area Critics Award (San Francisco); dois Zoni Awards; e The Berkshire Eagle Award (New England).

Foi selecionada cinco vezes como figurinista representante do Teatro Americano na Quadrienal de Praga, e é vice-coordenadora para as Américas do Grupo de Figurino da OISTAT.

Seus figurinos foram exibidos no Lincoln Center, na exposição Curtain Call: Celebrating A Century of Women Designing for Live Performance, que destacou 100 importantes designers mulheres dos Estados Unidos do século XX.

Laura foi eleita membro do Institute of Theatre Technology dos Estados Unidos em 2009, e foi premiada como Professora Emérita em Pesquisa em Ciências Humanas pela University of Connecticut Alumni Association em 2010. Reconhecida como Professora Emérita pela School of Fine Arts em 2011, a Professora Crow também recebeu um Lifetime Achievement Award.

Foi Pesquisadora Sênior da Fulbright nas Filipinas, em 2002, estudando o multiculturalismo em trajes de festivais, e continua a desenvolver um banco de pesquisa de materiais de fonte primária para a História do Figurino e Trajes do mundo, ao mesmo tempo em que prepara um museu virtual com itens da Coleção de Trajes e Tecidos Históricos da University of Connecticut.

Mais informações sobre esse evento…