II Jornadas TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE “Arte, Política e Pedagogia”
Convidamos pesquisadores, artistas, docentes e discentes da rede pública e particular do Ensino Superior e da Educação Básica, na área de Arte (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) e nas áreas afins (como Pedagogia, História, Filosofia, Letras e Comunicação Social entre outras), e comunidade, em geral, para participarem da II JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação no Ensino das Artes Cênicas da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -campus Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, RJ. Trata-se de evento acadêmico internacional de disseminação de pesquisa, intercâmbio artístico e aperfeiçoamento em práticas pedagógicas pertinentes que utilizem a metodologia do Teatro do Oprimido, sob o tema “Augusto Boal - Arte, Política e Pedagogia.”
A I Jornada Teatro do Oprimido e Universidade, sob o tema Teoria e Prática (fruto da curta passagem do Acervo Boal pela UNIRIO) ocorreu em junho do ano passado, com a participação de pesquisadores de treze nacionalidades diferentes e teve como objetivo principal observar e refletir sobre os estudos e aplicação, como recurso pedagógico, da metodologia criada por Augusto Boal (1931-2009) - dramaturgo, diretor teatral, professor, político e teatrólogo.
Permanecendo por dois anos na UNIRIO, o Acervo Boal foi catalogado e organizado pelo NEPAA com o apoio da FAPERJ, auxiliando diversas pesquisas – Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. Atualmente, o mesmo encontra-se na UFRJ (em consórcio com a UNIRIO) em fase de digitalização e, parte dele, já está disponível em suporte eletrônico. Esta curta permanência gerou, também, diferentes cursos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação como, o estudo da obra dramatúrgica de Augusto Boal na disciplina LED – Leitura Dramatizada; e os cursos Augusto Boal: Arte, Política e Pedagogia (2011);Do distanciamento de Bertold Brecht ao Teatro do Oprimido de Augusto Boal- ofertada para alunos do PPGAC e ao curso do Mestrado Profissional do PPGEAC, além da disciplina de técnicas paralelas Teatro do Oprimido de Augusto Boal e oficinas livres de extensão universitária.
Outro legado foi que, estudantes e pesquisadores do NEPAA criaram um Grupo de Estudos em Teatro Oprimido – o GESTO, com a missão de difundir as ideias e pensamentos boalianos sobre as funções sociais, educativas, terapêuticas, políticas e artísticas do seu método – hoje praticado em mais de setenta países. Atualmente, o GESTO reúne sete pesquisadores na pós-graduação e dez alunos de graduação.
Nesta nova edição, o evento (com carga horária de 24 horas e duração de dois dias) incluirá conferências, relatos de práticas, projetos e experiências, comunicações orais, apresentações de pôsteres, oficinas, apresentações artísticas de T.O. e de lançamento de livros, por artistas-pesquisadores convidados e por pesquisadores inscritos no evento. A programação pretende aprofundar a análise das relações entre a o Teatro do Oprimido e a Arte, a Política e a Pedagogia, as três grandes áreas onde Augusto Boal atuou.
Período de inscrições para envio de resumos de trabalhos: De 01 de agosto a 14 de setembro de 2014.
DAS INSCRIÇÕES
- INSCRIÇÕES PARTICIPANTES OUVINTES
As inscrições para participantes ouvintes estão abertas no período de 01 a 14 de setembro, professores, artistas, estudantes no campo da arte e da cultura e todos aqueles com interesse nos debates sobre Teatro do Oprimido no Brasil e no exterior.
Para se inscrever, envie as informações solicitadas para aldeiaculturalcasaviva@gmail.com.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Aqueles que tiverem pelo menos 75% de frequência no evento receberão certificado de participação
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- SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO, RELATO DE PRÁTICAS E APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Poderão submeter propostas os estudantes em nível de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores (mestres e doutores), professores, representantes de instituições públicas ou privadas, de organizações do terceiro setor, grupos que tenham interesse em difundir e compartilhar experiências com Teatro do Oprimido
2.1. PROCEDIMENTOS PARA ENVIO DE COMUNICAÇÃO, RELATOS DE PRÁTICAS E APRESENTAÇÃOES ARTÍSTICAS
a) Para artigos, na primeira página do trabalho, devem constar os seguintes itens:
- nome do artigo centralizado, em caixa alta e em negrito;
- nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, e o(s) vínculo institucional (caso possua)
- resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento 1,5 incluindo as referências bibliográficas, fonte Times New Roman 12;
- 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
b) Para relato de práticas é necessário o preenchimento do formulário anexo.
- nome completo, do trabalho, do proponente e do local/cidade onde realizou ou apresentou o trabalho.
c) Para as apresentações:
- sinopse
- ficha técnica
- fotos (ou links)
- CUSTOS DA PARTICIPAÇÃO
A participação no evento é totalmente gratuita.
Todos os custos relacionados à hospedagem, alimentação, transporte ou quaisquer outros que o autor do trabalho selecionado venha a ter devido a sua apresentação/participação no evento é de exclusiva responsabilidade do próprio autor.
A hospedagem gratuita na Casa FUNARTE Paschoal Carlos Magno é destinada para pesquisadores de fora do Estado do Rio de Janeiro, limitada a 20 vagas definidas por indicação da comissão organização do evento.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: aldeiaculturalcasaviva@gmail.com
EDITAL DE PARTICIPAÇÃO COMPLETO : http://www2.unirio.br/unirio/cla/ppgcla/ppgeac/eventos
Escola de Teatro da UNIRIO - Avenida Pasteur, 436/fundos – URCA - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Sala do NEPAA – Núcleo de Estudos da Perfomance Afro-Ameríndia - 0 xx 55 21 2542 3162 – 993397368
Organizadores (GESTO):
Licko Turle – Pesq. Pós-Doc. CAPES/FAPERJ/PPGAC/ - Zeca Ligiéro – PPGAC/UNIRIO - Coordenador do NEPAA - Flávio Sanctum – Doutorando PPGAC -Helen Sarapeck – Mestranda PPGEAC - Cachalotte Mattos – Mestrando PPGAC - Anilia Silveira – Mestranda PPGEAC - Deia Manho – Pedagogia -
Produção:
Aldeia Casa Viva
Apoio: UNIRIO, FAPERJ, NEPAA, GESTO, CTO, Escola de Teatro, ITI/UNESCO