Você está aqui: Página Inicial Notícias O Casamento à Luz de Lanternas - Opereta de Offenbach no Palcão do CLA, de 11 a 14 de Outubro

08/10/2012
Opereta “Casamento à Luz de Lanternas” estreia na UNIRIO – 11/10

A opereta “Casamento à Luz de Lanternas”, do compositor francês Jacques Offenbachnos, estreia nesta quinta-feira, 11 de outubro, na Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Produzido pelo projeto de extensão Ópera na UNIRIO, o espetáculo fica em cartaz até o dia 14 de outubro, com apresentações às 19h, na quinta e na sexta, e às 17h de sábado e domingo, na Sala Paschoal Carlos Magno, o Palcão do Centro de Letras e Artes (CLA – Av. Pasteur, 436, fundos, Urca). A entrada é franca.

A história do espetáculo se passa em uma pequena propriedade rural próxima a um vilarejo, onde o jovem fazendeiro Dodô mora com a prima Denise, jovem órfã que está sob seus cuidados a pedido do tio Martim, que vive na capital. Para não assumir seus sentimentos, secretamente correspondidos por Denise, Dodô passa a maltratá-la, causando dor e mágoa entre os dois.

Infelizes, os primos passam a se corresponder com o tio; Dodô, pedindo dinheiro, Denise, conselhos. Em suas cartas ao sobrinho, Martim diz ao rapaz que, à noite, quando os sinos da igreja anunciarem a hora do ângelus, ele encontrará um tesouro embaixo da grande árvore. À Denise, o tio aconselha ir à igreja, onde irá conhecer um bom marido.

Ao chegar ao local combinado, munido de pá e lanterna, Dodô encontra a prima adormecida, cansada de tanto esperar. Nesse momento, ele percebe ser ela o verdadeiro tesouro prometido pelo tio. Sob a luz das lanternas dos outros personagens, os jovens se declaram e combinam o casamento.

A montagem de “Casamento à Luz de Lanternas” é encenada em um só ato, na versão adaptada para o português por Renato Icarahy, que assina, ainda, a direção cênica do espetáculo. A versão inclui, ainda, o dueto dos dois guardas da opereta “Geneviève de Brabant”, também de Offenbachnos.

Uma iniciativa do projeto de extensão Ópera na UNIRIO, coordenado pela Professora Carol McDavit, do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO), o espetáculo tem regência de Branco Bernardes, à frente da Orquestra da UNIRIO, e conta com um elenco formado essencialmente por alunos dos cursos de música e de artes cênicas da Universidade.

SERVIÇO: “Casamento à Luz de Lanternas”
De 11 a 14 de outubro
Local: Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) – Av. Pasteur, 436, fundos, Urca.
Horário: quinta e sexta, às 19h; sábado e domingo, às 17h.

Coordenadora-Geral: Carol McDavit
Regente: Branco Bernardes