error while rendering plone.header
Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Livro "Se você disser que eu desafino..."

Livro "Se você disser que eu desafino..."

Livro "Se você disser que eu desafino..." Org. Silvia Sobreira Disponível nesta página para download.

capa_silvia.jpg

Acesse aqui o livro "Se você disser que eu desafino..." Org. Silvia Sobreira

Textos de Graham Welch, Karen Wise, Bruno Roberty Boechat e Silvia Sobreira

 

Apresentação

O objetivo deste livro é trazer o conhecimento gerado por pesquisas relacionadas ao ensino de canto. Seu público-alvo são os professores de música da Educação Básica, embora o assunto possa ser de interesse de outros profissionais que lidam com o ensino de canto. Apesar das afirmações e exemplos terem sido coletados de pesquisas acadêmicas, o texto está estruturado de maneira a oferecer uma linguagem clara e simples.

O canto é uma habilidade que envolve aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais. Além de ser natural no ser humano, é uma atividade realizada com bastante constância nas escolas. As pesquisas aqui mencionadas têm em comum a perspectiva desenvolvimentista, que acredita que o canto é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos os seres humanos sem distúrbios neurológicos. Além disso, é consenso que, quanto mais cedo essa prática for estimulada, melhores resultados ocorrerão.

Assume-se, neste livro, que o canto não é uma habilidade inata, mas uma capacidade que pode ser desenvolvida se os comportamentos adequados forem estimulados. Contudo, existe um limitado número de pessoas que pode apresentar deficiências neurológicas, que acarretarão em dificuldades no processamento musical. Esse tema é tratado no segundo capítulo.

Os textos foram produzidos com a intenção de responder às seguintes questões: quais são os principais problemas relacionados ao canto? Como conseguir bons resultados nas atividades de aprimoramento da voz? Como deveriam ser conduzidas as atividades que envolvem o canto? Quais as melhores atitudes dos professores para atingir os objetivos almejados? Qual é a importância do canto para adultos que foram desencorajados a cantar quando crianças?

O primeiro capítulo é a tradução de um texto produzido por Graham Welch para uma aula inaugural do Instituto de Educação (Institute of Education − IoE −, na então Universidade de Londres [Unviversity of London[1]]). O texto foi revisto e aprimorado para este livro. Apesar de pouco conhecido no Brasil, Welch é um pesquisador renomado e respeitado internacionalmente por seus estudos sobre o comportamento vocal infantil. Neste texto, ele mostra que esse tipo de desenvolvimento obedece a um processo que está relacionado ao contexto no qual o indivíduo vive, bem como ao seu desenvolvimento neuropsíquicobiológico. Ele enfatiza que a musicalidade é uma característica de todos os seres humanos, não apenas daqueles considerados “talentosos”.

Embora de pequeno porte, o segundo capítulo faz-se necessário por procurar explicitar o significado de amusia, termo recorrente neste livro. Ele traz dois exemplos de casos sobre o problema.

O terceiro capítulo trata das questões relativas ao canto na infância, buscando ampliar o conhecimento sobre diferentes tipos de dificuldades encontradas quando se lida com canto escolar, bem como fornecendo informações sobre estratégias a serem usadas.

O quarto capítulo, escrito em coautoria com Bruno Roberty Boechat, aborda a questão da extensão vocal infantil, também trazendo estratégias para ampliar a extensão vocal das crianças. Além disso, são apresentadas ideias que podem ajudá-las a terem mais confiança ao usar sua voz cantada.

O quinto capítulo foi escrito por Karen Wise, pesquisadora inglesa e professora de canto, cuja tese de doutorado compara adultos que se consideravam desafinados com pessoas portadoras de amusia, explora as intervenções feitas para ajudar adultos que, de certa forma, se auto intitulam “não cantores” Seu texto se vale de entrevistas feitas com professores que lidam com tais cantores.

Finalmente, o sexto capítulo apresenta entrevista com Graham Welch, dando oportunidade ao público brasileiro de conhecer um pouco mais a respeito desse grande educador e pesquisador.

 

AGRADECIMENTOS

Teria sido impossível a finalização deste trabalho sem a ajuda de diversos amigos e colaboradores. Deixo aqui meus agradecimentos especiais a:

– CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo auxílio em forma de bolsa de estudos pós-doutoral no exterior.

– A Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE -  www.sempre.org), pela ajuda generosa nas despesas de produção e edição.

– Professor Graham Welch, por ter me acolhido e orientado no Instituto de Educação (University College London), e por ter gentilmente cedido seu texto para publicação.

– Karen Wise, por escrever o texto apresentado no quinto capítulo e por acreditar no meu projeto.

Pesquisadores de renome internacional, eles mostraram-se receptivos a ter suas pesquisas divulgadas na língua portuguesa. Com isso, contribuíram imensamente ao conhecimento da área no Brasil.

Em ordem alfabética para evitar injustiças, agradeço a estes amigos, sem a ajuda dos quais este livro não teria existido:

-Conceição e Koji Jinno, pela revisão da tradução do primeiro capítulo.

-Cristina Loureiro, pelas lindas ilustrações apresentadas.

-Feiga Fiszon E. dos Santos, pela cuidadosa revisão do texto.

-Marcelo Sampaio, pela parceria na tradução do primeiro capítulo.

-Rami Levin e Arthur Maciel, esse incrível casal, a quem devo todos os textos conseguidos ainda para meu trabalho de mestrado e primeiro livro. Nesta nova etapa, eles me ajudaram a resolver os mais variados problemas ligados à minha saída do Brasil para realizar este estudo, além de terem contribuído com leituras, opiniões e apoio emocional.

-Rosaura Eichenberg, pela tradução do sexto capítulo.

-Silvana e Dora Marques pela ajuda no tratamento das imagens e capa

-Tatá Pires, pela editoração e pelas imagens do livro, pela amizade e apoio.

 

 

Sumário

1 – Os equívocos a respeito da Música - Graham Welch

2 – Amusia - Silvia Sobreira

3 – O canto na infância: alguns desafios - Silvia Sobreira

4 – Extensão vocal e práticas para promover sua ampliação - Bruno Roberty Boechat e Silvia Sobreira

5 – Trabalhando com adultos “não cantores”- Karen Wise

6 – Entrevista com Graham Welch


Contents

1 – The Misunderstanding of Music - Graham Welch

2 – Amusia - Silvia Sobreira

3 – Childhood Singing: Some of the Challenges - Silvia Sobreira

4 - Vocal Range and Exercises for its Expansion - Bruno Roberty Boechat and Silvia Sobreira

5 – Working with "Non-singing" Adults - Karen Wise

6 – Interview with Graham Welch

 


[1] O Instituto de Educação foi incorporado pela University College London em dezembro de 2014.

Videos Institucionais

 

video_institutcional_ivl.png

 

video_institucional_unirio.png

« Fevereiro 2025 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 1 2
Edição IVL 50 anos (pdf)

 

copy2_of_edicao_comemorativa_50_anos_2017.jpg

Manual do Aluno

manual_aluno.jpg