Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Marcelo Carneiro

Marcelo Carneiro


copy_of_MarceloCarneiro.jpg
Marcelo Carneiro é compositor e professor de composição. Mestre em composição pela UFRJ, sob a orientação do professor Doutor Rodolfo Caesar, em que pesquisou a composição sobre o suporte eletroacústico. Doutor em música pela UNIRIO, sob a orientação da professora Doutora Carole Gubernikoff e co-orientação do professor Doutor Rodolfo Caesar, pesquisando o modelo de composição audiovisual do vídeo-música.
Obras apresentadas no Brasil e no exterior (Alemanha, Itália, Chile, Coreia do Sul, Irlanda, Lituânia) a partir de seleções e prêmios. Obras em CDs da Camerata de Violões do CBM, Música Eletroacústica da UFRJ, Concurso de Composição do IBEU, Orquestra Brasileira de Guitarras.
Trabalhou com Jocy de Oliveira nas suas obras Revisitando Stravinsky (2010, com lançamento do DVD em 2011) e Berio Sem Censura (2012).
Curador dos concertos de música eletroacúsitca da XIX Bienal da Música Brasileira Contemporânea (2011). Responsável, junto com o professor Júlio Moura, pela criação do curso de Produção Musical do CBM-CEU, onde trabalhou desde 1995, tendo coordenado aquele curso e o de composição durante três anos.
Trabalhos apresentados e publicados em congressos nacionais e internacionais (SIMPOM, ANPPOM, MUSIMID, EIMAS, dentre outros).
Atualmente é professor do Instituto Villa-Lobos, Unirio, pelo Departamento de Composição e Regência.