Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Luiz Otávio Braga

Luiz Otávio Braga

copy_of_luiz2.jpg
Luiz Otávio Braga, violonista e compositor nasceu em Belém do Pará em 1953.Tem larga atividade como compositor, instrumentista e arranjador, podendo ser citados, entre outros, os trabalhos em discos e em concertos com a Camerata Carioca - liderada pelo grande Radamés Gnattali -, Joel Nascimento e Sexteto Brasileiro, Elizeth Cardoso, Chico Buarque de Hollanda, Nara Leão, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de San Antonio (Texas, USA), Orquestra de Blumenau e a Orquestra de Música Popular deCuritiba. Em 1983, com a Camerata Carioca e a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, participou da festa de premiação de Radamés Gnattali, o Prêmio Shell de Música Brasileira daquele ano.
É o responsável pelo ciclo de Oficinas de Choro Instrumental no Brasil desde 1984. É autor dos livros O Violão Brasileiro, ed. Europa, 1988 e O Violão de Sete Cordas: Teoria e Prática, Lumiar, 2002. Foi diretor artístico e arranjador do CD Ao Jacob, seus bandolins, prêmio Petrobrás de Música 2004. Entre suas composições destacam-se Rapsódia Urbana (Fagote e Violão), Micro Suíte (Flauta, Clarinete e Fagote), Variações sobre um tema de Guerra-Peixe (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Clarinete, Trompa e Fagote) e Impressões e Sonho (Flute and Guitar), publicadas pela Bruyere Music Chicago, USA. Compôs também Serenata para Violão e Cordas; Epigramas Boêmios, para piano;
Improviso, para Clarineta e Piano; Dois Epigramas para Oboé e Violão; Pequena Suíte Brasileira, para Violão; Repentes, para Viola da Gamba, Contínuo e Orquestra de Cordas; Candomblé, para Coro Misto; Concertino para Bandolim e Orquestra de Cordas; Concerto para Violão e Orquestra de Câmara; Fagotata, para quarteto de Fagotes; Lundu, para Quarteto de Flautas; Ronda Urbana, para Flauta, Clarineta, Fagote e Piano; Trio Metal (Trompete, Trompa e Trombone); Re-Ponteio, para 2 Violões; Trevo de Quatro Folhas, para Quarteto de Violas; Duo Sem Pretensão, para Violão e Marimba; Três Estudos em Forma de Choro, para Violão; Três Imagens, para Violão; Cançoes Frívolas e Diletantes (Canto, Clarineta e Piano);X Estúrdios,para Violão e outras peças populares para Violão solo.
Luiz Otávio Braga é MSc em Informática na Educação (COPPE/UFRJ) e Phd em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É professor de ensino de graduação do Instituto Villa-Lobos, do qual foi diretor no quatriênio 2005-2009 e é professor efetivo do Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.