Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente Branco Bernardes

Branco Bernardes

2000010100.14.06.jpg

Diretor Artístico e Regente da Orquestra de Câmara Paulista, Branco Bernardes cursa Doutorado em Regência de Orquestra sob orientação de Eduardo Ostergreen (Unicamp), instituição onde também obteve seu título de Mestre em Música. Foi discípulo de Maestro Eleazar de Carvalho em seus derradeiros anos. Graduou-se Bacharel em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp na classe de Ayrton Pinto.
Desde 2011 é professor da classe de regência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Unirio. Foi professor de Música de Câmara, Violino e Viola na Faculdade de Música Carlos Gomes, Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e Escolas Municipais de Música e de Iniciação Artística. Atualmente é curador do Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura.
Branco Bernardes possui vasto repertório que abrange desde obras-primas da música antiga até os mestres do século XX. Obras inéditas e primeiras audições são freqüentes em seus programas, tais como o concerto para violão e orquestra de Luiz Otávio Braga e as óperas Le Devin du Village, de Jean-Jacques Rousseau e Cavalcanti, de Ezra Pound. Idealizou o Festival de Inverno de Ilha Solteira, tendo sido seu Diretor Artístico (2001).
Em 2008, gravou CD Orquestra de Câmara Paulista ao Vivo. O CD Curumim, com obras de Camargo Guarnieri relacionadas ao universo infantil foi lançado em 2007. No ano anterior, Sarau Brazil, exclusivamente composto por músicas brasileiras em orquestrações originais.