error while rendering plone.header
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UNIRIO MUSICAL - Impressionismo francês, Albeniz e Nazareth interpretados por Nicolas de Souza Barros

UNIRIO MUSICAL - Impressionismo francês, Albeniz e Nazareth interpretados por Nicolas de Souza Barros

O professor do IVL é a atração de 19 de maio.
UNIRIO MUSICAL - Impressionismo francês, Albeniz e Nazareth interpretados por Nicolas de Souza Barros

Nicolas de Souza Barros

Dando sequência ao mês do violão, a Série Unirio Musical apresentará um concerto com o violonista Nicolas de Souza Barros. No programa, obras de Debussy, Ravel, Albeniz e Nazareth, em arranjos especiais do músico para violão de oito cordas. O concerto acontecerá às 19 horas desta terça-feira, 19 de maio, na Sala Villa-Lobos (Av. Pasterur, 436 - Fundos). ENTRADA FRANCA.

Doutor em Música (UNIRIO – 2008), Nicolas de Souza Barros é um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Estudou com Turíbio Santos (UNIRIO), Leo Soares e Michael Lewin (Academia Real de Música, Londres, Inglaterra). Já se apresentou em diversos países europeus, latinos e norte-americanos, assim como nos principais centros brasileiros. Dedica-se a partir de 2004 ao violão de oito cordas de afinação expandida, cuja primeira corda é afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão tradicional, e para o qual está criando um repertório novo composto por arranjos de obras originais para outros instrumentos. Em 2014, lançou o CD Ernesto Nazareth por Nicolas de Souza Barros – violão de oito cordas, com arranjos próprios.

Desde 1990, é professor de violão clássico e matérias conexas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), também atuando nos programas de Pós-Graduação da instituição (Mestrados Acadêmico e Profissional em Música). Dezenas de seus alunos têm tido êxito em concursos nacionais e internacionais, obtido bolsas para estudar em prestigiosas instituições estrangeiras, e vários são atualmente professores em instituições federais e estaduais brasileiras. Integra o conhecido conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CDs) e o Duo Folia (1 CD), com o violoncelista David Chew. Em 2009, gravou o CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões, para a XXVII Assembleia Geral da União Astronômica Internacional. No mesmo ano realizou 87 concertos (violão solo) na turnê do circuito SESC Sonora Brasil, a maior série de circulação de música nacional. Já trabalhou como músico convidado e arranjador em várias minisséries da TV GLOBO, destacando-se A Muralha. Em outubro de 2014, apresentou-se no prestigioso Auditório Amijai em Buenos Aires.

Desde 2001, é o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), pelo qual tem ajudado a organizar centenas de eventos, entre os quais doze concursos e três CDs coletivos. Entre 2003-2006, dirigiu a série Sábados Clássicos para o SESC do Rio de Janeiro. Encomendou e estreou dezenas de obras para violão (estreias nacionais e mundiais), tocando em seis Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves, Marcelo Rauta, e Luiz Otávio Braga, entre outros. Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violões e Orquestra – Sinfônica de Baltimore; 2004), Heitor Villa-Lobos (Valse-Choro para violão - 2007) e Luis Otávio Braga (Concerto para Violão e Orquestra - 2011). É comumente chamado para tocar com orquestras nacionais e lecionar em festivais de música no Brasil e no estrangeiro.

« Setembro 2020 »
month-9
Se Te Qu Qu Se Sa Do
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4